Oi gente tudo bem?
Tenho recebido email de dúvidas sobre a versão 3 do Silhouette Studio.
Sei que é natural ficarmos "ansiosos" por não estarmos acostumados com a nova versão, mas prometo que vou responder todos os emails, não estou dando conta de responder tudo no mesmo dia.
Gostaria de deixar voces mais tranquilos. ;-))) e falar para vocês que as mudanças não foram tão radicais assim, que o conceito da maioria das ferramentas como: Deslocar, Alinhar, Replicar, Modificar, Rastrear, etc... continuam do mesmo jeito.
Sei que a versão ainda apresenta alguns bugs, errinhos, mas nada que nos impeça de trabalhar.
Apenas o menu das configurações de Corte é que teve mais diferença, mais ainda assim o conceito não mudou tanto.
Então vou colocando aos poucos aqui no blog posts abordando as ferramentas em que mais recebo dúvida ok?
Estou devendo ainda o post do aninhamento, mas ele é super facinho e nem vejo que seja tão importante assim, pois ainda continuo preferindo arrumar meus projetos manualmente para aproveitar mais a área de corte, mas vou sim fazer o post.
No post passado falei sobre a ferramenta da tesourinha, das configurações e corte e tenho percebido que podemos manter o corte na opção Standard, mantendo as configurações da tesourinha.
Hoje vamos falar das canetinhas!!
De como usar as configurações de corte usando as canetinhas.
Na versão anterior, tínhamos que selecionar as linhas que iriam ser desenhadas primeiro, não é isso? E colocar a canetinha no lugar da lamina.
Depois trocávamos as linhas que iam ser cortadas, e colocávamos a lamina no lugar. Ou seja, avisamos para a maquina o que ela ia desenhar primeiro e o que ela cortaria posteriormente.
Pois bem, agora podemos fazer essa configuração usando as cores de linhas. Na verdade não precisamos ficar selecionando o que era desenho e o que era corte.
Vamos ver??
Aqui o Projeto!
Nesse projeto, em comemoração aos meus 12 nos de casada que completamos esse mês de abril, fiz um cartão e usei as canetinhas em dois momentos.
No primeiro momento escrevi 12 anos dentro do circulo, desloquei o circulo e usei linha pontilhada e usei duas cores de canetinhas.
Então configurei a linha para a cor verde e cor azul.
Primeiro pedi para a Silhouette desenhar o circulo, que esta marcado de verde.
Nas Configurações de Corte, escolhi a forma "Advanced" e reparem que esta marcado apenas o quadradinho verde. (barra lateral direita)
Escolhi a Caneta de Desenho logo após o tipo de material
Ao enviar para a Silhouette ela desenhará apenas a linha que esta marcada de verde!
Assim que a maquina parar esse primeiro desenho, não tiro a base da maquina, (não pode tirar) e volto as configurações de corte.
Dessa vez vou marcar o quadradinho da linha azul, escolher novamente a canetinha e enviar para a Silhouette.
Ela desenhará agora a linha pontilhada e a palavra 12 anos. Nessa hora troquei a cor da canetinha.
Agora que acabei de utilizar as canetinhas, continuo não tirando a base do lugar pois agora vou cortar a forma do cartão.
Troquei a canetinha pela lamina e em Configurações de corte selecionei o quadrado com a cor vermelha. Nessa hora ficará habilitado apenas as linhas que serão cortadas. O que já foi desenhado fica desabilitado.
Terminei a base do cartão.
Agora estou na decoração da frente do cartão.
Com duas letras e um coração fiz um monograma, o PAP sobre isso estará em breve no blog Mundo Silhouette, e utilizei a Ferramenta de Desenho, disponível apenas no Silhouette Studio Designer Edition, a versão paga do software.
Nesse monograma usei a ferramenta deslocar e na linha interna apliquei as configurações da Ferramenta de Desenho.
As linhas vermelhas vão ser cortadas e as linhas internas pretas serão desenhadas e a parte interna delas esta com o tipo de preenchimento grelha, com algumas configurações avançadas.
Na hora do desenho e do corte, usamos a mesma ideia explicada acima.
As linha pretas foram selecionas e configuradas para uso da caneta no lugar da lamina.
(Obs a parte: se você esta usado um retalho de papel e apesar da base estar com cola suficiente e ainda assim voce tem medo do papel sair do lugar, use fita crepe nas pontas, assim voce se assegura que nada dará errado no seu tralho.)
Após o desenho e sem tirar a base do lugar, alteramos a configuração para cortar as linhas que são vermelhas.
Cortei cada parte do projeto.
- Usei papel branco Filipaper Casca de Ovo - 180gr para a base do cartão e usei a canetinha Ouro e Cobre com gliter (cooper and gold)
- Papel de Scrap estampado para a frente do cortão com o monograma "furado"
- Papel branco Filipaper Casca de Ovo - 180gr para as letras usando as canetinhas Ouro e Cobre com gliter para fazer a decoração.
Depois colei tudo com fita banana para dar um efeito ao meu cartão.
Bom gente, o uso da canetinha - Sketch Pen da Silhouette não tem dificuldade, com o conceito de trabalhar por cor de linha (Line Color) fica super fácil. É so pensar no conceito da tesourinha do que é configurado para Corte e sem Corte, e estabelecer isso pela cor da linha!!
Tenho certeza que vocês vão tirar de letra mais essa configuração!!!
Obrigada pela vista e até a próxima.
tchau, tchau, beijos....
Grice
Em princípio quero parabenizar o casal por 12 anos de união e agora agradecê-la por disponibilizar mais este. O cartão ficou lindo; sempre estou aprendendo com você. Obrigado Grice
ResponderExcluirObrigada pelas dicas.
ResponderExcluirSonia e Leny, obrigada pela visita e carinho!
ResponderExcluirFico feliz quando as dicas do blog ajudam!!!!
apareçam sempre!
bojos
Grice