quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Dicas Silhouette


Gente, tenho recebido muitos emails com perguntas sobre a Silhouette, então por que não postar as perguntas por aqui?? As vezes a pergunta ou dúvida de uma pessoa é a sua também... assim vou fazer aqui uma espécie de perguntas frequentes. Vamos lá para as primeiras:
 
1 - Eu queria saber se eu escrever qualquer coisa ela corta???
 
Sim ela corta. Agora dependendo da minuncia e detalhes do arquivo o corte fica melhor ou pior. quando vc encaminhar para corte tem umas configurações, dependendo do papel o sistema avisa que precisa mudar a cor da cabeça da lamina (amarelo, azul e rosa). Eu ainda vou muito na tentativa e erro... algumas configurações eu já sei que fica boa. vou providenciar um pap com as telas para vc ok?? com relaçao a letras, as mais gordinhas sempre ficam melhor, e quanto maior o desenho mais o corte fica perfeito.... é mais ou menos essa a relação para quase todos os arquivos.

2 - E o mat?  dura bastante??
Bom, sou suspeita, mas uso MUITO o meu tapetinho. ele dura muito sim, principalmente se vc fizer manutenções periodicas.... o que é isso? quando o papel já não esta aderindo muito eu uso cola reposicionalve, spray... aquelas colas que vc spreia e o papel adere melhor mas não cola......tipo a cola do post-it mas não pode ficar usando muito a cola uma por cima da outra sem limpar.... então qdo tem sujeira demais eu lavo o mat.... isso mesmo lavar com agua e sabão!!!! com cuidado, é claro... vc verá que a cola não sai definitivamente, mas para que eu não corra o risco do papel deslizar na hora do corte eu "spreio" uma colinha e deixo secar uns minutinhos antes de usar. 
3 - Eu cortei color plus 180gr com a lâmina que o programa pediu mas não cortou tudo. Como fazer?
Talvez não tenha cortado porque vc usou a lamina errada, ou então a pressão não foi boa!!! Vc vai aprender que as vezes temos que discordar um pouco do programa, raras vezes, mas é que eu percebo que nem sempre a gramatura do papel está correta e percebo que qdo não é papel de scrap o corte não fica tão perfeito. o papel é primordial para um bom corte.
mas também a pressão e a velocidade também influi. É dificil fazermos uma tabela com as configurações, mas com o tempo voce vai pegando.

4 - A cola que você usa no map é própria da máquina? 

gente aqui está a cola que uso:
Spray Mount - cola e descola sem rasgar - da 3M

5 - Como reaproveitar a base de corte
 
Eu sempre limpo minha base antes de reaplicar o spray. Se voce foram colocando muitas camadas de cola ela vai acumulando mais sujeira. Então se voces puderem lavem a base com água e sabão bem devagar para não amassar a base. voce verão que mesmo lavando a base literalmente ela ainda fica com uma aderencia…. mas agora ela estara lisinha e aí sim voces podem aplicar nova camada da cola spray. ok?
Com uma boa manutenção voces terão a base por muito tempo em bom estado.
bjs
 
6 - Como reaproveitar papeis e retalhos 


7 - Qual o nome do programa em que pode salvar o documento em PDF?

CutePDFWriter, ok?
 

8- Como fazer o print and cut em gráfica?

Voce vai preprar sua arte com a linhas de corte pelo Software Studio, ok? Irá colocar as marcas de registro para o print and cut.
Na hora de salvar o arquivo a maquina só te dá a opção com extensão Studio. Então você terá que ter o programa CutePDFWriter e pelo Studio ir em imprimir. Abrirá uma caixa de diálogo em que vc poderá escolher a impressora, nessa hora escolha o CutePDFWriter, para mandar imprimir. Assim você conseguirá salvar o arquivo com extensão em PDF e encaminhar para a gráfica.
As marcas de registro devem estar totalmente impressas na folha.  Quando vc estiver com o papel impresso colocará na base de corte e usará o mesmo arquivo studio para realizar o corte.
9 - gosstaria de saber como faço para cortat um arquivo que vem em partes, 
ex: casinha de passarinho, como cortar cada parte separada.
O arquivo deve estar com as partes agrupadas. Selecione o arquivo e com o botão direito do mouse clique em Desagrupar. Assim as partes estarão soltas para edição/corte individual.


10 - Como recuperar os arquivos comprados pela loja on line.

Se voce ja usou as tres chances de baixar os arquivos da loja on line, vc pode mandar email para suporte da silhouette America e pedir para eles abrirem mais um para voce. Nesses 4 anos de maquina tive problemas de computador mais de tres vezes e eles abriam para mim sempre que precisei. Assim no novo computador vc poderá baixar todos os arquivos de uma só vez.
Caso queira ter seus arquivos em outra midia (pen drive, CD, HD externo) salve os arquivos em uma pasta do seu computador e depois faça a cópia. Nesse caso vc abrirá arquivo um a um e pelo menu arquivo - salvar como... fará a cópia dos mesmos.

11 - Quantas licenças temos caso compre a licença paga?

A versão paga disponibiliza licença para tres computadores. Caso tenha que trocar de computador, voce deve desinstalar a versão para ir instalar em outro. Então vc baixa a ultima versão pelo site da Silhouette America e depois pelo menu ajuda pede para ir para a versão designer e digita novamente o código de segurança que voce recebeu quando realizou a compra.
12 – como fazer a dobradura em cartões pela Silhouette?

Temos duas maneiras de fazer isso:
1) desenhe o quadrado nas dimensões do convite aberto e trace uma reta no meio do convite e peça nas configurações de linha o estilo tracejado. Você pode pedir alinhamento as meio e ao centro.
2) os dois quadrados devem ter uma pequena intersecção entre eles para a ferramenta fundir funcionar. Estar somente um ao lado do outro não funciona mesmo! Arraste um quadrado "por cima" do outro gerando uma linha sobreposta a outra, dando um pequeno espaço, ok?

13 – A Regina deixou um comentário sobre as linhas de corte

Quando vc abre uma imagem jpg ela tem apenas a imagem e não tem as linhas de corte, você pode verificar isso pela ferramenta da Tesourinha. Se vc tem duvida se tem linhas de corte aperte nessa tesoutinha (barra superior) e verá se as linhas vermelhas aparecem ou não.
Para inserção de linhas de corte na imagem tem que inserir pela ferramenta rastreio.

 14 - Quais lojas vendem a maquina Silhouette?


Brasília: Papel Arteiro - www.papelarteiro.com.br
Curitiba: www.papeldepapel.com.br
São Paulo: www.scrapsampa.com.br
Belo Horizonte: www.silhouettebrasil.com.br
Londrina: www.papeldepapel.com.br
Serilon - www.serilon.com.br

15 - Como fazer assinatura do Software pago - Studio para Designer

Quanto a assinatura do software para designer vá no site da silhouette america

Escolha o produto Electronic license key no valor de U$49.99

Adicione ao carrinho e faça checkout, o site pedirá seu cartão de credito (tem que ser internacional)
após a compra o site te emitirá um código.
acesse o Software Studio é vá no menu ajuda - Atualizar para o software de Designer, digite o email senha e o código que vc comprou e pronto a atualização inicia, ela é rapidinha e voce já terá as ferramentas da nova versão.
As atualizações de versão ocorrem normalmente (gratuitamente) caso voce queira fazer a atualização!

16 - COMO FAÇO PARA COLAR O DESENHO PARA SAIR VARIOS NA MESMA VEZ ?

Oi Gente, essa dúvida da Margot, é de muitas também então vai para a nossa listinha de perguntas frequentes, ok?
Vamos lá:
Temos duas maneiras de fazer o que ela pede:
1 - usando o Ctrl C + Crlt V: selecionamos o desenho (clicando nele com o mouse), copiamos e colamos, dessa maneira podemos posicionar/arrumar o desenho aonde quisermos, podendo fazer um aproveitamento maior do espaço da página.
2 - a outra maneira é indo na ferramenta "Replicar"e lá no finalzinho clicar na opção "Preencher página". Assim o desenho será preenchido na área da pagina. Muitas vezes podemos ainda arrastar o desenho para posicioná-lo melhor, mas a ferramenta é uma mão na roda mesmo!!



17 - Pergunta da Maria Fernanda sobre lamina



Date: Thu, 3 Jan 2013 23:27:03 +0000

oi minha querida me chamo maria fernanda tenho uma sil que comprei em dezembro e so usei ela 3 vezes e agora ela nao quer cortar ela marca o desenho mas parece que a lamina nao afunda no papel de scrap por favor me ajuda pois nao sei mais o que fazer....obrigada

Oi Maria Fernanda,
obrigada pela visita no blog!!! Apareça sempre.
Então a profundidade que a lamina chega no papel vai depender do seu comando nas configurações de corte. Para papeis mais finos a numeração da lamina é mais baixa, e para papeis mais grossos a numeração vai aumentando. Essa midia/papel voce escolhe na hora que manda a maquina cortar. Caso vc esteja usando um papel mais grosso com a lamina na numeração baixa realmente não vai cortar, aí pensamos que esta com defeito. Então veja bem a sugestão da velocidade e espessura de acordo com a midia escolhida. Vale lembrar que voce deve trocar manualmente a numeração da lamina ok?
Uma dica bem legal é usarmos o botão de teste, (localizado nas Configurações de Corte) ele nos dá um indicativo de que as configurações de corte estão adequadas.
Outra coisa é se certificar de que as linhas de corte estão configuradas para corte, isso pode ser visto na tesourinha que fica na barra superior em cima e a direita. Para que a maquina corte tem que esta na função corte, ok?


18 - O software da silhouette é compatível com o Windows 8?

 O Eliseu quem me perguntou isso, e achei super apropriado, para quem usa o software e está sempre antenado com as novas atualizações.
Segundo informações do suporte da Silhouette America o studio é sim compatível com o windows 8.


19 - Fundo Branco da figura/imagem

Oi gente, essa dúvida é da Paula, mas com certeza de muitas outras pessoas, então vamos lá:
 Uso a verão free do Silhouette Studio, mas vira e mexe tenho problemas. Um exemplo é o da foto que estou te mandando: monto uma arte e quando abro de novo imagens que não tinham fundo apresentam partes de fundo branco. E aí tenho que refazer tudo As vezes monto alguma arte e depois não consigo salvar e por aí vai....Será que com o Studio pago isso para de acontecer? Tenho vontade de comprar, mas fico com medo de me arrepender e continuar tendo os mesmos problemas.

         Resp: Oi Paula, estranho isso, as imagens já não estavam com fundo? Somente as imagens extensão PNG não tem fundo, as JPG tem fundo, como a tela do studio é branca não percebemos. Nunca aconteceu do Studio colocar um fundo, nem na versão free nem na paga. Essa questão do fundo não tem a ver com a versão e sim com a figura mesmo. Quando trabalhamos uma arte e salvamos o software não tem como mudar. Pelo que pude avaliar somente pela figura que vc mandou é que o fundo branco foi mexido, talvez passado a borracha, mas nao foi retirado por completo. Voce deve rastrear a figura para tirar esse fundo e trabalhar melhor sua arte.

      20 -  Eu não tenho mais o cd de instalação da silhuette cameo, como faço pra instalar ela de novo?

      voce pode baixar a ultima versão do software Studio no site da Silhouette America, é gratuito
      http://www.silhouetteamerica.com/software/silhouette-studio
      sobre o Silhouette Studio Designer Edition, voce usará sua licença e inalará novamente. 
      Depois que vc instalar a versão, virá a versão free, ok? De dentro do Softwrae Studio acesse sua Conta (email e senha) e terá acesso a sua chave para a versão paga.
      Anote esse código e pelo Menu Ajuda (barra superior) clique em atualizar para o Silhouette Studio Designer Edition, digite seu email e senha e o código na janela que abrirá a direita do software.
      automaticamente a versão será atualizada ok?



      Por enquanto é isso... bjkas

      327 comentários:

      1. aadoreiiiiiiiiiiii... Comprei minha recente silhouette. Qual o nome dessa cola? É própria para a silhouette?

        Bjks,
        Ale.

        ResponderExcluir
      2. Alesandra,
        a cola não é própria para a maquina não. Ela é uma cola da 3M. De noite coloco aqui o nome certinho ok?
        bjks

        ResponderExcluir
      3. Alessandra,
        aqui esta a cola que uso no mat.
        Spray Mount - cola e descloa sem rasgar - da 3M.

        ResponderExcluir
      4. Oi Grice!
        Recebi minha silhouette cameo hoje. Neste momento to me informando e olhando tudo, mas não sei qual a voltagem dela, não liguei na luz. A voltagem da minha região é 220v, ela é bivolt??? Me desculpe a ignorânica, mas prefiro fazer uma pergunta idiota a queimar minha máquina.
        Também preciso de auxilio, nunca tive uma máquina dessas e tenho muitas dúvidas, vou ficar direto conectado no teu blog pois ele tira muitas dúvidas, mas mesmo assim vou ficar te chateando pedindo ajuda, ok? Não me leve a mau.
        Bjão, Lilian.

        ResponderExcluir
      5. Lilian,
        Geralmente ela é bivolt, mas pelo amor de deus checa isso antes, a minha e as das meninas que eu dei aula era bivolt. Na fonte esta escrITO ASSI:
        model: TL04-2400125D
        INPUT: 100-240V - 50/60 HZ
        OUTPUT:: 24V = 0-125mA
        pode aproveitar as dicas do blog e qualquer dúvida pode escrever, ok?
        bjos

        ResponderExcluir
      6. Boa tarde Grice, eu instalei o meu programa da silhouette ontem, mas como estava sem internet, coloquei pra registrar depois... só q agora eu não acho em lugar nenhum.... como faço para poder registrar a minha cameo?

        Beijos
        Ana Rosa

        ResponderExcluir
      7. Oi Grice!
        Que vergonha, mas ainda não usaei minha cameo. Sou leiga no assunto e tenho medo de estragar, hehehehe. Queria saber sobre as versões, tenho que sempre baixar pra manter atualizado, é isso?

        ResponderExcluir
      8. Oi Grice!
        Estou doida para comprar uma Silhouette Cameo para fazer toppers para festas, convites... mas tenho um pouco de medo de investir e não conseguir vender, ou não saber usa-la direito... vc tem vídeos em portugues ensinando o básico sobre ela???
        Obrigada,
        Rita

        ResponderExcluir
      9. Oi Rita,
        obrigada pela visita. Sim, o blog tem várias dicas e videos ensinando a mexer na maquina.
        bjos
        Grice

        ResponderExcluir
      10. Oi Ana Rosa, para registrar sua Cameo vc deve ir no site da Silhouette America em https://www.silhouetteamerica.com/register.aspx
        bjos

        ResponderExcluir
      11. Lilia, vc deve deixar suas configurações preparadas para sempre obter as novas versões!!!
        veja http://scrapembrasilia.blogspot.com.br/2011/11/video-menu-preferencias-no-software-da.html
        bjos

        ResponderExcluir
      12. Grice, pelo amor de Deus! Preciso de ajuda,rs. Estou preparando tudo para a festa da minha filha e quero usar minha cameo, enfim!! Estou acompanhando alguns blogs. Hoje estava tentando fazer um topper para cupcake, porém minha figura e, jpeg quando abro no studio ela não marca o contorno da figura e sim como se a figura fosse um quadrado. Como faço?? Por favor me ajuda, estou correndo contra o tempo!

        ResponderExcluir
      13. Oi Grice. Td bem? Estou aqui admirando e tentando ler tudo o que posso para entender essa máquina que me parece formidável.
        Ainda não tenho nenhuma máquina de corte, e confesso que já estive olhando um monte e não consigo chegar a um veredicto sobre qual devo investir.
        Trabalho com cupcakes e doces e, artesanatos em MDF e gostaria de utilizar uma dessas máquinas para cortar papéis personalizados,tags, wappers, adesivos para por em tags, pirulitos,etc. Por ex. uma foto impressa do tema da festa com texto ou nome do aniversariante. Seria possível fazer isso com a máquina? Não faço a mínima idéia de como seja esse trabalho. Percebi que a máquina faz apenas o corte então do quemais vou precisar para ela cortar a arte personalizada?? Tem algum programa específico, ou no corel draw eu crio e envio a ela?? Estou querendo comprar, mas tenho medo de não saber exatamente o que ela pode me oferecer e por falta de conhecimento ficar em desvantagem.
        ??????? Em meio a tantas dúvidas psotei um monte de interrogações te pedindo uma ajuda. Aqui em minha Cidade poucos tem conhecimento e poucos querem passar o que sabem.
        Muito obrigada pela oportunidade.
        artedaaurea@gmail.com
        Bjs

        ResponderExcluir
      14. Olá! Amei a minha silhouette e já fiz muitas coisas rsrs. Estou apaixonada. Gostaria de saber se a base de corte A3 posso usar na Silhouette cameo. bjos e parabéns pelos lindos trabalhos.

        ResponderExcluir
      15. Olá...
        Gostaria de saber se tem alguma ferramenta para centralizar. preciso imprimir frente e verso e fico me matando para juntar as partes.

        ResponderExcluir
      16. Vc poderia me informar se a Silhouette Cameo faz impressão no vinil, ou ela só faz o corte? Faço personalizados pra festa e ainda não comprei a máquina pois queria tirar essa dúvida. Pois no site oficial, não obtive resposta! Vc pode me auxiliar? Muito Obrigada!

        ResponderExcluir
      17. Oi Nathanaeli, obrigada pela visita.
        A maquina Cameo não imprime, ela corta (lamina) ou desenha (com as canetinhas). Caso vc queira imprimir deve deverá fazer o print and cut, ok?
        bjos

        ResponderExcluir
      18. Olá querida estou alucinada por esta máquina, me tira uma dúvida. Quando você que fazer por exemplo um desenho colorido, você usa as canetas ou o software? Obrigada seus trabalhos são belíssimos. bjsssss

        ResponderExcluir
      19. Oi Regina,
        Obrigada pela visita no blog. Volte Sempre
        Vc esta falando dos arquivos com imagem e corte? Utilizamos o Print and cut, imprimimso na impressora comum e depois colocamos o papel impresso na base e cortamos.
        As caneta usamos no lugar da lamina e ela desenha o cortorno do arquivo, como se fosse o corte!
        Espero ter ajudado!
        bjos
        Grice

        ResponderExcluir
      20. Oi Grace, tudo bom?
        A minha cameo às vezes diz que a página já está cortada sem estar.
        já reiniciei o programa e ela cortou normalmente, noutras vezes continua dizendo que o corte foi realizado sem cortar. O que devo fazer?
        outra pergunta, quando coloco as imagens a serem cortadas na pág A4 e clico em mostrar marcas de registro, a área vermelha onde a imagem deve ser enquadrada deixa muita sobra de papel nas laterais. como faço para não desperdiçar tanto papel? Por que em algumas vezes a máquina detecta as marcas de registro e quando vai cortar corta errado? desculpe-me por tantas perguntas mas sou nova na cameo e ainda estou apanhando com ela.
        beijos Deyse

        ResponderExcluir
      21. Oi Grice, acabei de adquirir minha silhouette e já estou apaixonada. Tentei cortar um papel color plus, era um projeto mais complexo(aquele q vem na biblioteca tipo uma renda) e não consegui. A base de corte ficou dançando e depois só aparecia uns risco feito pela lâmina. Me orienta por favor como devo fazer. Outra coisa, consigo copiar para a silhouette arquivos em corel? Qual da durabilidade da lâmina? São tantas perguntas que tenho que postar aos poucos. Agradeço sua atenção.

        ResponderExcluir
      22. Oi Joãozinho e Maria Artes,
        tudo bem? Obrigada pela visita no blog. Volte sempre. Me manda um email (silhouettebrasilia@hotmail.com) para poder te atender melhor!
        Se a base de corte ficou dançando é porque ela não esta encaixada nas roldanas brancas. A durabilidade da lamina depende muito do seu uso. Aguardo seu email. bjos
        Grice

        ResponderExcluir
      23. Oi Grice, boa noite, estou tentando exportar uma figura do corel p/ silhouette mas quando exporto em "jpg" as cores mudam, gostaria de saber se tem como manter as mesmas cores do corel???
        Obrigado e parabéns pelo blog!

        ResponderExcluir
      24. Oi Grice, boa noite, estou tentando exportar uma figura do corel p/ silhouette mas quando exporto em "jpg" as cores mudam, gostaria de saber se tem como manter as mesmas cores do corel???
        Obrigado e parabéns pelo blog!

        ResponderExcluir
      25. SOCORROOOOO, Grice preciso dos seus poderes, rsrsrsrsr...toda vez que coloco a canetinha na Sil, ela risca um traço enorme até chegar aonde presico que escreva, o que que eu faço, HELP!!!!

        ResponderExcluir
      26. Oi Greice.
        Vi sua reportagem na revista e me interessei pela maquina. Gostaria de saber onde posso comprar, se recomenda algum site, pq moro em Natal e aqui não há representantes.
        beijos fico aguardando as dicas!

        ResponderExcluir
      27. Oi Mateus, infelizmente não poderei te ajudar muito, uso o corel muito pouco e não sei te dizer sobre essa exportação que vc falou. Achei estranho vc salvar em JPG e as cores mudarem... vou perguntar a uma amiga que mexe no corel e qq coisa te aviso, ok?
        Obrigada pela visita, volte sempre!
        abs
        Grice

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Matheus, experimente exportar do Corel, como PNG. As cores ficam mais fieis. Abraços

          Excluir
        2. Oi Luiz Alberto,
          super obrigada pela dica. Valeu!!!
          Vc é expertc em Corel? no seu perfil não tem contato. Voce não tem interesse de nos mandar umas dicas de corel para publicarmos aqui no blog? Entra em contaro comigo ok? (silhouettebrasilia@hotmail.com)
          abs

          Excluir
      28. Oi Fran
        obrigada pela visita, te mandei email sobre o assunto, ok?? bjs
        Grice

        ResponderExcluir
      29. Oi Nivia, te mandei mensagem, vc recebeu??? conseguiu resolver o problema? Qualquercoisa estou a disposição.
        abs
        Grice

        ResponderExcluir
      30. Olá Greice,parabéns pelo lindo trabalho!!!
        Adoro fazer coisinhas de scrap mas aind anao tenho muita tecnica. Agora ganhei uma Silhouette e estou aprendendo muito em seu blog. Virei sua fã.
        Minha irma e minha cunhada estao gravidas e gostaria de eu mesma fazer o Diário de Gravidez e o album do bebe, mas não tenho a mínima idéia de como fazer o miole, tipo, quais informações colocar....Você consegue me ajuda indicando onde posso conseguir isso pronto?
        Agradeço pela ajuda.
        bjs Carla

        ResponderExcluir
      31. Olá.... nossa, parabéns adprei seu trabalho, eu ganhei uma silhouette, e estou quebrando a cabeça para conseguir fazer minhas coisinhas...
        Se vc puder me ajudar, gostaria de te perguntar, qndo eu rastreio a imagem q é so linha, ela fica com 2 linhas...como faço para deixar so uma? obrigada! desde já agradeço...
        bjkas...e parabéns...

        ResponderExcluir
      32. Olá ... gostaria de saber valor e como posso comprar uma máquina?

        ResponderExcluir
      33. Oi Carla Dutra, obrigada pela visita!! Volte sempre.
        Eu tenho o miolo do Diario de gravidez prontinho se voce tiver interesse me manda um email que te passo as informações, ok?
        silhouettebrasilia@hotmail.com
        bjos
        Grice

        ResponderExcluir
      34. Oi Grice, tudo bem? Tenho uma dúvida: cortei um convite no papel couché e ele saiu da base cheio de cola, grudando em tudo. Não pude usar. É isso mesmo? Não é possível usar o papel couché?
        Beijos,
        Luciana.

        ResponderExcluir
      35. Olá, gostaria de saber se é possível eu imprimir meu trabalho (com as marcas de registro) em outro computador e chegando em casa eu mandar cortar o mesmo pela Silhouette (ps: teria o software instalado nos 2 computadores)
        Obrigada!

        ResponderExcluir
      36. Amiga, desculpe-me pela ignorância, mas preciso saber se a Cricut e a SILHOUETTE MACHINE são a mesma coisa??? Obrigada!

        ResponderExcluir
      37. Quero muito aprender técnicas de scrapbooks. Preciso saber se Cricut e a SILHOUETTE MACHINE é a mesma "coisa". Para quem faz por hobby, qual é melhor?

        ResponderExcluir
      38. Oi Luciana,
        tudo bem? com relação a sua dúvida: sua base deve estar com muita cola, mas com o uso essa pagajosidade vai melhorando. Quanto ao seu papel estar com cola passe uma borracha branca para tirar a cola, mas borracha branca para não manchar, ok? Pode usar seu papel couché sem problemas. Veja sobre manutenção de base aqui no blog e qualquer dúvida estou a disposição!
        bjos
        Grice

        ResponderExcluir
      39. Oi Daniela tudo bem?
        Obrigada pela visita no blog!
        Olha só, vc pode sim imprimir seu arquivo e mandar cortar depois. Atente sempre para as marcas de registro que deve estar (as 3) impressas na folha, e para as configurações da impressora no tamanho do papel. Outra coisa, o arquivo que vc fez em um computador deve ser igualzinho ao que vc utilizará no outro. Depois de impresso vc não pode mais mexer nas posições dos desenhos e linhas de corte ok?
        Depois vem contar pra gente e deu tudo certo, com certeza via dar, ok?
        bjos
        Grice

        ResponderExcluir
      40. Oi Jully, tudo bem?
        Obrigada pela visita no blog!!!
        Voce não deixou nenhum contato, mas espero que me faça mais visitas para ver essa resposta!!!
        Olha só a Silhouette e a Cricut são maquinas de corte que muita gente que faz scrapbook tem e usa nos seus projetos. Porém são duas maquinas bem diferentes. A Cricut tem base de corte, lamina e precisa de cartuchos com arquivos para realizar cortes, não precisa do computador, mas precisa dos cartuchos que são caros. Já a Silhouette também uma maquina que usa base de corte e lamina, precisa de computador para rodar o software que vc desenha ou baixa arquivos prontos! Cada arquivo na loja on line da marca custa U$$ 0.99. Tem vários blogs e sites que disponibilizam arquivos grátis para cortar na maquina. O Software Studio que vem com a maquina é em portugues e não é dificil de operar. Eu sempre tive a silhouette, ela é leve, portátil e com acessórios mais baratos que a Cricut. Considero a Silhouete melhor!!! Mas aconselho a voce pesquisar bastante sobre as duas antes de decidir. Se quiser mais informações me manda um email ok? Terei o maior prazer em te clarear as dúvidas!!! Tenho certeza que c irá gostar de ter uma Silhouette!!
        bjos
        Grice
        silhouettebrasilia@hotmail.com

        ResponderExcluir
      41. Oi! Greci..tudo bem?
        Gostaria de saber como aumentar as fonte na minha Silhouette?

        Obrigado..bjkss

        Jurema Alcântara

        ResponderExcluir
      42. Oi Jurema, tudo bem?
        Voce quer aumentar o tamanho? Pode usar o mouse e arrastar pelo cantinho do arquivo ou usar o menu dimensionar, informando a altura e largura da letra, ok?
        Espero ter ajudado!
        abs
        Grice

        ResponderExcluir
      43. Olá Grice, recebi minha silhouette hoje e com certeza suas dicas vão me ajudar muito!!!
        aminha primeira pergunta é, ql é a maior gramatura para corte na silhouette.
        Obrigada pelas suas dicas preciosíssimas!!!! bjokas

        ResponderExcluir
      44. Oi Erbênia, tudo bem?
        Obrigada pela visita no blog. volte sempre. Fico feliz que as dicas ajudam as usuárias da maquina.
        Quanto a gramatura para corte na maquina, com certeza até 280g voce consegue cortar bem. Caso esteja usando algo mais grosso, peça corte duplo.
        Espero ter ajudado!!
        abs
        Grice

        ResponderExcluir
      45. Olá Grice,

        Estou muito interessada em adquirir uma Silhouette Cameo, mas sou iniciante no Scrapbooking...e moro em Goiânia, se eu fazer os cursos sobre como funciona a máquina mod. I e II já trabalhar com ela?

        ResponderExcluir
      46. Anônimo disse...
        Olá Grice,

        Estou muito interessada em adquirir uma Silhouette Cameo, mas sou iniciante no Scrapbooking...e moro em Goiânia, se eu fazer os cursos sobre como funciona a máquina mod. I e II já trabalhar com ela?

        terça-feira, agosto 14, 2012 7:52:00 PM


        Olá, Voce não deixou contato, vc é a jackeline? Se sim já mandei email.
        Com as informações dos módulos I e II com certeza voce ja começa a trabalhar na maquina. Tenho demanda de aula em Goiania e estou organizando uma turma lá, me manda email para eu te passar as informações. ok?
        abs
        Grice

        ResponderExcluir
      47. Olá Grice, tudo bem?

        Sigo sempre seu blog... adoooooooooro... rs

        Você dá aulas particulares? Vi que tem na Papel Arteiro, mas nunca consegui participar. Tenho a SD e tenho algumas dúvidas específicas. Queria muuuuuuuuito uma aulinha com você. Meu e-mail ale2mile6@gmail.com.

        Obrigada,
        Alessandra

        ResponderExcluir
      48. Adoro as coisinhas que você faz, fica tudo muito charmoso rs, mas gostaria de saber como você fez o convite no formato de castelo da Barbie, uma amiga ta precisando muito desse tema pra festa da filha. Um beijo espero sua resposta no e-mail: andressamds@live.com

        ResponderExcluir
      49. Boa tarde!!
        Parabéns mto bacana o bloge!!
        Vocês poderiam dizer onde se compra o kit Rhinestone? Estou em São Paulo>
        Mto Obrigado!!

        ResponderExcluir
      50. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

        ResponderExcluir
      51. Comprei minha máquina tem um mês e pouco....na papel arteiro aqui em BSB, estou apanhando um pouco..quase fui para a terceira base de corte...uma amiga me deu a dica da cola, fiz o teste hj e foi perfeito...tenho várias dúvidas e tbm gostaria muito de fazer um curso... não tenho muito tempo para ler o q postam em foruns, mas percebi a necessidade e resolvi tirar um tempo no final da noite para isso... preciso urgente aprender a cortar meus rótulos nessa máquina.... se precisar de gente pra montar turma pode contar comigo! Decalaff

        ResponderExcluir
      52. OLÁ MINHA QUERIDA BOA NOITE...MUITO LINDO O SEU BLOG ...NÃO CONSEGUIR ACHAR O ICONE PRA TE SEGUIR.
        BOM PRECISO MUITO DA SUA AJUDA.
        PELO MAOR DE DEUS EU TO DESESPERADA.
        COMPREI UMA MAQUINA SILHOUETTE CAMEO.
        E AMEI.
        JA CORTEI ALGUMAS COISAS, TMB FIZ ALGUNS MODELOS DE CAIXINHAS.
        AGORA TO COM UMA BAITA PROBLEMA...A BASE DE CORTE DA MINHA MÁQUINA FICA DANÇANDO NA SILHOUETTE...PELO AMOR DE DEUS ME AJUDE...JA ESTRAGUEI MUITO MATERIAL...JÁ CHOREI, JA ME DESESPEREI, POIS NÃO SEI MAIS O QUE FAZER...ME AUXILIA POR FAVOR...EU JA MEXI NAS CONFIGURAÇÕES...NÃO SEI MAIS O QUE FAZER...AGUARDO UMA RESPOSTA SUA...BJSSSSSSSSSS, FRAN

        ResponderExcluir
      53. Olá !!! Tenho duas Silhouette : Cameo e SD. Já fiz muitos trabalhos mas sempre surge uma dúvida neh? Mas hoje passei por aqui apenas para lhe dar os PARABÉNS pelo blog. Sensacional !!! Sei que vai me ajudar muito. Sucesso !!! Beijokasss ( Rosegfits)

        ResponderExcluir
      54. Bom dia, Grice...
        Adoro seu blog, me ajuda muito...
        Mas estou com uma dúvida... eu consigo personalizar uma caixa que comprei na loja da Silhouette com papeis de kits digitais??
        Obrigada
        Bjo
        Ana Cristina

        ResponderExcluir
      55. Oi Ana Cristina,
        obrigada pela vsista, volte sempre!!
        voce pode sim usar seus papeis de kits digitais no Studio, nesse caso voce vai usá-los como padrão de preenchimento e realizar o print and cut. veja na barra ateral do blog os marcadores de padrão de preenchimento que eu acho que pode te ajudar!
        e qualquer dúvida estou a disposiçao.
        abs
        Grice

        ResponderExcluir
      56. Olá Grice! Parabéns pelo blog. Tenho uma Cameo e estou com o seguinte problema: - Quando abro uma imagem JPG inicalmente aparece a imagem e segundos depois a imagem some ficando apenas um retângulo e não consigo rastrear. Pode me ajudar?
        Obrigada.

        ResponderExcluir
      57. COMO FAÇO PARA COLAR O DESENHO PARA SAIR VARIOS NA MESMA VEZ ?

        ResponderExcluir
      58. Oi Margot, tudo bem?
        Obrigada pela visita no blog.
        Postei a resposta para sua dúvida no post, ok?
        Espero ter ajudado. Qauqleir coisa estou a disposição.
        att
        Grice

        ResponderExcluir
      59. Olá!!! Preciso de ajuda na Cameo!
        Estou tentando cortar uma imagem que fiz no photoshop, só o contorno, mas não consigo definir a linha de corte na imagem.. alguém poderia me ajudar??

        ResponderExcluir
      60. Olá boa tarde!!

        Preciso muito de uma ajuda! Estou tentando recortar imagem que fiz no photoshop, na Cameo, mas não estou conseguindo definir linha de corte, pois só aparece quadrada.. alguém poderia me ajudar?

        Obrigada!

        Bjos!

        ResponderExcluir
      61. A Silhoutte aceita cortar Papel Vegetal , E.V.A. ? Como posso dimencionar se a folha ou material é muito denso, duro ou Grosso ou fino demais para a Maquina ? O Papel enrosca ? Se enroscar o que fazer ? Se for grosso ele puxa ou não puxa.Quantas folhas de sulfite, por exemplo, a maquina corta. Que area livre devo ter proximo ao computador para trabalhar com a maquina, pois ela engole a folha ( matertial ) joga pra traz e traz pra frente ? Ou não ? Da pra mandar o manual em Portugues ?

        ResponderExcluir
      62. Aproveitando, Obrigado pelas dicas,Grice mas , homem pode participar dos comentarios ?
        Se der , preciso do manual em Portugues. Qual a relação que tem as regulagens das Agulhas, tipo de material, a rigidez, ou altura em relação à base. Em havendo a má regulagem do tipo de corte, o que pode ocorrer com a maquina ou a base.Ela corta acetato ? QUal o desenho menor e perfeito que ela faz , ou corta ? Que tipo de limpeza e lubrificação a maquina tem que ter ? Quais os defeitos de uso que a gente pode perceber e evitar ?

        ResponderExcluir
      63. Oi Grice, tudo bem???
        Ta sumida..... muito trabalho?
        Estou precisando deu uma diquinha sua.....
        Eu vou ao Rio na semana que vem e estou sendo precionada pela familia a levar a minha silhouette... eu tenho a mala dela, mas sera que consigo levar ela como bagagem de mão? Tenho medo de nao passar.... e da lamina tb... sei que os outros acessorios tenho que levar na mala mesmo.... Tenho que travar a maquina????
        Por favor me mande uma dica....
        Obrigada

        Bjim Cristy (Itatiba-SP)
        www.cristyartes.elo7.com.br
        http://www.flickr.com/photos/cristyartes/
        http://picasaweb.google.com/cristyartes
        http://www.facebook.com/ateliercristy.regoii

        ResponderExcluir
      64. Ola boa noite, voceque ja tem mais experiencia na silhouette, gostaria de saber como devo calcular a poecentagem em cima d o produto para uma eventual conserto da maquina ou troca de lamina e que tipo de papel vc usou na caixa de chocolate do dia do amigo. Desde já agradeço, eillians

        ResponderExcluir
      65. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

        ResponderExcluir
      66. Oi Samira,
        desculpa a demora em postar a resposta.
        voce deve abrir a imagem ou DXF ou Jpg e fazer as linhas de cortes pelo menu Rastrear.
        Me manda email para a gente conversar melhor, ok?
        silhouettebrasilia@hotmail.com
        te aguardo1
        bjos
        Grice

        ResponderExcluir
      67. Ola Grice ,comprei minha CAMEO em julho e estou com muitas duvidas se puder me ajudar agradeço muito!
        posso cortar papel com glitter ,como importo minhas imagens do meu pc para na silhouette studio designer, posso salvar as imagens da silhouette em um HD externo , comprei um kit para tecido da silhouette e veio papel como uso estes papeis para cortar o tecido,
        Desde ja agradeço,juliana.
        meu email:julianacpereira@ig.com.br.

        ResponderExcluir
      68. Oi Grice, prazer tudo bem? Comprei minha silhouete recentemente, não faz nem duas semanas e estou amando, mas realemtne eu preciso de sua AJUDA.
        Estou desesperada, pois hoje ao colcoar minha máquina para trabalhar, percebi, que ela começa a cortar e para, não corta mais ...
        Se eu aperto enter, ela ejeta a base de corte e corta sozinha sem ter nada na impressora.
        NUNCA aconteceu nada desse tipo comigo, qdo eu colcoava ela para imprimir, ela imprimia direto e cortava até o fim, nunca parou ...
        Já desinstalei i programa e reinstalei e nada ....
        Vc teria como meu ajudar pelo amor de DEUS? Como é época de Natal não tem ninguém no atendimento da silhouete Brasil para tirar a minha dúvida.
        Meu e-mail é o giselle.de.andrade@hotmail.com
        Súper obrigada,
        Beijos enorme e carinhoso,
        Feliz Natal
        Obs: Espero que saiba como me ajudar ...

        ResponderExcluir
      69. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

        ResponderExcluir
      70. Oi "blogtemático"
        tudo bem? Obrigada pela visita. Vc não deixou nenhum contato para que eu te respondesse.... Mas vamos lá: a maioria dos arquivos da loja on line são editáveis. Mas nesse caso de ter algo escrito voce não consegue alterar não.... faz assim: me manda o nome do arquivo que vc quer editar e o nome que vc quer escrever e te dou mais dicas ok? Me manda para silhouettebrasilia@hotmail.com
        Te aguardo!!!
        abs
        Grice

        ResponderExcluir
      71. Oi! Mandei as informações para o seu e-mail. Vou postar aqui tbm rsrsr. Meu nome é ALexsandra. Obrigada por sua gentileza em nós atender. Tô amando o seu blog. O nome do arquivo é butterfly birthday candy box. Quero colocar Parabéns LARA. Muito Obrigada! Beijos!!!!

        ResponderExcluir
      72. Oi! To amando o seu blog tem me ajudado muitooo. O nome do arquivo é butterfly birthday candy box quero mudar para Parabéns LARA. Muito Obrigada! Beijos!!! ALexsandra

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi Alexsandra,
          Obrigada pela visita, volte sempre!
          Vou dar uma olhada nesse arquivo e te aviso, ok?
          bjos
          Grice

          Excluir
        2. Grice, acho que já falaram para você que você não existe...nem tenho como te agradecer a "ajudona" que me deu. Obrigada! Grande Beijo!

          Excluir
        3. De anda, estou a disposição. Voce recebeu a segunda arte que te mandei??? Me confirma, ok, senão mando novamente.
          bjos

          Excluir
      73. Nossa!!! que bom que te achei!!! me ajude por favor, quero escrever um texto na tag que vem na silhoette studio, mas quando faço tudo bonitinho, escrevo por exemplo 'festa da Luana', quando mando imprimir, só sai a tag com a cor preenchida, o texto não, o que faço de errado, por favor me ahude!!!

        ResponderExcluir
      74. Graças a Deus que te achei mulher!!!!! me ajude por favor, estou tentando escrever em uma tag que está no silhoette studio, quando coloco as cores escrevo por exemplo: Festa da Luana, dentro da tag, quando mando imprimir, só sai as cores e o texto não, o que acontece? Por favor me ajude!! bjos

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi Selma, que bom que vc me achou, assim podemos trocar figurinhas, rs....
          bom .... o que deve estar acontecendo é que a espessura da linha não esta sendo lida pela impressora. Selecione a parte que vc quer que seja impressa e vá em no Menu "Estilo de Linha" e aumente a espessura, pode ser para 0.25 ou 0.50 e peça para imprimir novamente. Outra coisa que vc deve observar é na ferramenta da Tesourinha - Estilo de Corte se as linhas estão configuradas para corte. Mas lembre de tirar essa configuração depois que for impresso e for para o corte!
          Veja se a espessura da linha resolve seu problema e volta aqui para me contar!!! ok?
          Espero ter ajudado.
          abs
          Grice

          Excluir
      75. olá,
        a
        comprei minha cameo e chegou em dezembro, de lá pra cá já comprei 2 laminas, não sei mais o que fazer. No inicio ela corta perfeito, ai depois de uns dois dias de trabalho a lamina nao corta mais, e olha que eu tenho verificado as configuraçoes todas, numero da lamina correto para o papel, ja nao sei o que fazer, pq eu vou falir desse jeito tendo que repor lamina de semana em semana. O que será que ta errado? a lamina depois de alguns trabalhos só risca o papel, sendo que nao mexi na configuraçao, tudo ok nas numeraçoes, me ajude!

        ResponderExcluir
      76. Oi Grice comprei uma silhouett mas não consigo fazer o registro, ja fui no site q vc orientou mas ñ consigo achar passo a passo d como registrar. bjs preciso d sua ajuda

        ResponderExcluir
      77. Oi Grice,
        comprei minha cameo a pouco tempo, e ainda estou apanhando muito dela..... Tenho uma duvida que parece besteira, mas realmente não sei como mudar de polegadas para centimetros.... Vc pode me ajudar?
        Obrigada

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi Fran, que besteira que nada, ajustar a medida para cm é supeerrrr importante... é pelo Menu - Arquivo - Preferencia, veja aqui nesse post, ok?
          http://scrapembrasilia.blogspot.com.br/search/label/Ajuste%20na%20Medida
          Obrigada pela visita e volte sempre
          Grice

          Excluir
      78. Oi Grice, tudo bem? Será que vc poderia me ajudar? Quando rastreio meus templates na silhouette, eles ficam com 2 linhas de corte. Já tentei todas as configurações de rastreamento, já tentei desagrupar, já vi vários vídeos, usei inkscape, etc... enfim nada funciona. Faço meus moldes no Corel Draw e salvo com extensão PNG. Você teria alguma dica ou tutorial sobre isso? Obrigada

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi ifova,
          você rastreia imagem??? pois dependendo da quaidade da imagem o rastreio não fica bom de primeiro e temos que usar a edição de pontos e ir excluindo ou apagando os pontos. É um verdadeiro trabalho de paciencia até que nosso desenho fique perfeito.
          Agora se voce esta fazendo o arquivo no corel veja que deve ser alguma configuração na hora do salvamento ou quando exporta para PNG e aí cria duas linhas, de qualquer maneira uma das soluções é voce editar os pontos!!!
          Espero ter ajudado. Se quiser me mandar o arquivo para eu dar uma olhada, o email é: silhouettebrasilia@hotmail.com
          bjos
          Grice

          Excluir
      79. Oie Grice! Vou comprar uma Silhouette Cameo amanha e estou engolindo seu blog ....estou achando um pouquinho difícil mexer nela rsrsrs.......mas vou me aventurar.....
        Então ....achei por $1200,00 na loja Serilon Shop, mas como vou comprar pela net fico um pouco insegura , pois nao conheço a loja....vc conhece? recomenda ou não?

        Grata

        Fico no aguardo se puder me ajudar...

        Bjinhu


        Alessandra Regina

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi Alessandra, obrigada pela visita!
          Não se assuste, no começinho pode até parecer difícil,mas não é, viu!!! Leia, fuce, treine e logo estará tirando de letra! Te mandei um email ok?
          bjos
          Grice

          Excluir
        2. Oie Grice!!!! Muitíssimo obrigada pela sua atenção...fiquei contente com seu email...estarei sempre (todo dia) por aqui srsrsrrs....obrigada pelas dicas...são muito valiosas
          Que bom que tem blogueiras como vc, Érica Catarina, Elaine Gasparetto e muitas outras que dão dicas super úteis para nós....
          Contamos com vcs!

          Bjus

          Excluir
        3. oi, comprei na serilonshhop no dia 18 de junho de 2013, estou no interior do Pará rs... ela chegou perfeita...só eu que ando com algumas duvidas de uso...

          Excluir
      80. sim,faço o rastreamento na sil, e sempre aparecem as malditas linhas! Salvei em extensão svg tb aparecem as 2 linhas. Vou fazer a edição de pontos, dá um trabalho danado.É um molde de caixa, ou seja, é basicamente linhas retas, como não encontrei pra comprar o template ou baixar, desenhei no Corel. Fico imaginando uma imagem mais complexa ter q fazer ponto por ponto, hehehe. O Studio Designer é melhor para esas coisas, ou é a mesma coisa que o studio básico?
        Grice, vc é uma pessoa muitooooo gentil e atenciosa, gosto muito do seu blog e sempre q tenho dúvidas olho aqui. Parabéns pelo seu blog e pela pessoa que vc é. Difícil encontrar pessoas assim como vc na internet :-). Obrigada pela atenção. beijos

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi Ifova,
          dependendo da qualidade da imagem, do jeito em que ela foi desenhada teremos mais ou menos dificuldade no rastreio. Essas duas linhas deve ser por causa das camadas da imagem. Aí realmente fazer a edição de pontos dá muito trabalho mesmo, mas temos que ter paciência, no final o resultado fica bom.
          Eu gosto bastante da versão paga, com relação a edição de pontos não tem diferença nenhuma. Mas as outras ferramentas são tudo de bom..
          Me manda essa imagem para eu dar uma olhada!
          bjos e obrigada pela visita!!!!

          Excluir
        2. Oi Grice, mandei para seu email o arquivo. Mais uma vez, muito obrigada. Bjos

          Excluir
      81. Meninas, que blog é esse!! Graças a Deus que vc existe mulher! Obrigada pelas dicas maravilhosas!!

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi Fran, obrigada pela visita!!!
          Eu adoro postar no blog minhas andanças pelo mundo silhouette e trocar ideias e experiencias com vcs.
          Estou a disposição!
          abs

          Excluir
        2. O mais gostoso do blog é a troca de experiências e o fato de vc responder a todos os emails!! Agradeço em nome de todos pelas dicas e instruções e bondade em repassar seu conhecimento!! Que Deus a abençõe!! Beijão e mais uma vez obrigada!!

          Excluir
      82. Oi Grice!

        Seu blog é fantástico! Parabéns! Aprendo muito com suas dicas. (:
        Aproveitando, gostaria que vc me tirasse uma dúvida, por gentileza:
        A folha adesivada dupla face, da Sil, pode ser aplicada em tecido (para aplicarmos o flocado)?
        Desde já, muitíssimo obrigada!!!

        ResponderExcluir
      83. Oi Elaine,
        Obrigada pela visita. Fico feliz que as dicas ajudam!!!!
        Eu já usei a folha adesivada dupla face para o uso do glitter, não dá para usar no tecido por causa da lavagem, sai tudo!!! Não sei se os novos produtos lançados na CHA 2013 a folha adesivada poderá ser aplicada em tecido. Teremos que esperar um pouquinho até chegar o produto no Brasil. ok?
        bjos

        ResponderExcluir
      84. Obrigada pela atenção, Grice!
        Estou aqui triste, por não poder participar da Feira de Scrap aí de Brasília. Vi que você vai estar lá todos os dias. Snif!
        O que eu poderia usar então em tecido, para ter esse efeito purpurina? rsrsrsrsrsrs
        Beijos!

        ResponderExcluir
      85. Já fiz o pedido da minha e ainda não chegou. Estou anciosa para mexer em tudo e transformar tudo em festa. rs
        adorei seu blog e quero fazer o curso, cruza os dedos ai para mim ,que a minha princesinha silhouette chega antes do curso.
        como eu nunca fiz nada , acredito que terei sempre perguntas.Ainda mais sendo mineira. Mas com muita vontade de aprender.
        conto com sua ajuda.
        abraços e obrigada por compartilhar o blog
        Denise Tiburcio- deusadovinho(é osignificado do meu nome.rsr)

        ResponderExcluir
      86. Boa tarde Grice! parabéns pelo blog que show!!!! recentemente comprei uma silhouette cameo, somente para corte em vinil, pois uso somente para fazer artes em motos e capacetes, minha duvida é que na hora que vou cortar o vinil aparece na telinha da maquina o seguinte "ready" e logo abaixo aparece "E unload", gostaria de saber se isso é normal, ou é algum defeito! POIS TENHO 3 MESES DE GARANTIA SOMENTE, VALEU GRICE!!!

        ResponderExcluir
      87. Boa tarde grice! parabéns pelo blog show!! recentemente comprei uma silhouette cameo, somente para uso em vinil, pois faço artes em motos e capacetes. Estou com uma dúvida e gostaria de saber se pode me ajudar, qdo vou cortar vinil em minha silhouette aparace na tela "ready" e logo abaixo "E unload" vc sabe se isso é normal ou é algum defeito, pois tenho 3 meses de garantia somente!!! desde ja agradeçO!!!

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi Igor, te respondi por email ok? Me confirma se vc recebeu!
          abs
          Grice

          Excluir
      88. Oi Igor, obrigada pela visita.
        Com o vinyl não é necessário usar a base de corte, e então na hora de colocar a midia/vinyl na maquina deve escolher puxar somente a midia e não o tapete (Load Cutting Mat), após puxar a midia, a tela disponibiliza o unload que apertamos para tirar a midia. Então essas mensagens são normais, ok?
        Espero ter ajudado e qualquer dúvida estou a disposição.
        abs

        ResponderExcluir
      89. Oi linda comprei minha silhouette para facilitar meu trabalho mas ate agora só tiver prejuizos, preciso cortar papel filipaper ou colorset, que velocidade e espessura eu coloco e qual o ajuste de lamina,pois coloquei na (velocidade3,espessura28,lamina7) ela até cortou mais enrugou o papel e alguma partes ele só riscou n. cortou e td mt estranho ja fiz varias regulagens e nd deu certo. Por favor me ajude.

        ResponderExcluir
      90. Oi linda comprei minha silhouette para facilitar meu trabalho mas ate agora só tiver prejuizos, preciso cortar papel filipaper ou colorset, que velocidade e espessura eu coloco e qual o ajuste de lamina,pois coloquei na (velocidade3,espessura28,lamina7) ela até cortou mais enrugou o papel e alguma partes ele só riscou n. cortou e td mt estranho ja fiz varias regulagens e nd deu certo. Por favor me ajude.

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi tudo bem?
          Obrigada pela visita.
          Quanto a sua pergunta, o que deve esta acontecendo é que vc não está usando configurações adequadas ao papel. com atualizações de versão as vezes perdemos a configuração que já estamos acostumadas a usar, nesse post abaixo explico sobre isso.
          http://www.scrapembrasilia.blogspot.com.br/2012/08/novas-configuracoes-de-corte.html
          e
          http://www.scrapembrasilia.blogspot.com.br/2012/02/configuracoes-de-corte-silhouette.html
          Agora essas configurações de velocidade e lamina depende muito do arquivo, o qual detalhado ele é como também a gramatura do papel, infelizmente não há um padrão especifico.
          Vc escreveu que quer cortar papel filipaper, geralmente esse papel tem gramatura 90, 120 ou 180 gr então na verdade voce usará a lamina no máximo no número 3 ou 4.
          Se o desenho tiver muito detalhe vc abaixa a velocidade para que a lamina não rasgue as partes mais juntas e detalahdas, ok?
          Agora essa configuração que o software sugere depende muito do estado da lamina, quanto mais nova e afiada vc pode seguir a sugestão de configuração de corte que o software sugere, agora se voce esta com a lamina mais gasta, vc deve sim ir aumentando o numero da lamina para que o corte saia perfeito.
          Espero ter ajudado e qualquer coisa estou a disposição.
          abs

          Excluir
      91. Bom dia Grice,
        Primeiramente, parabéns pelo belíssimo trabalho e pelas dias que vc disponibiliza a todas as pessoas.
        Preciso urgente de uma ajuda, fiz os convites para o chá de fraldas do meu filho.
        Mas ao salvar em PDF tudo que foi escrito não aparece, somente os desenhos.
        Me ajudaaaaaaaaaaaaa!!
        Agradeço de coração.
        BJS

        ResponderExcluir
      92. Bom dia Grice,
        Primeiramente, parabéns pelo belíssimo trabalho e pelas dias que vc disponibiliza a todas as pessoas.
        Preciso urgente de uma ajuda, fiz os convites para o chá de fraldas do meu filho.
        Mas ao salvar em PDF tudo que foi escrito não aparece, somente os desenhos.
        Me ajudaaaaaaaaaaaaa!!
        Agradeço de coração.
        BJS

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi Kel,
          tudo bem?
          Obrigada pela visita e volte sempre!!!
          Acesse o menu Estilo de linha e aumente a espessura, não deixe em zero, ok? pode aumentar um pouco e com certeza sairá no PDF.
          Espero ter ajudado!
          bjos
          Grice

          Excluir
      93. Olá Grice tudo bem?!
        voltei no seu cantinho, aliás é um dos que mais visito já alguns dias rsrsrs...mas olha fiquei com uma dúvida sobre papel para recortar. Tenho papéis de Scrap com Glitter e gostaria de saber se posso recortar tbm, já que tenho medo de estragar a lâmina, a base e os papéis rs...preciso fazer umas tags para lembrancinha de aniversário, daí queria usar o papel, mas estou com medo de estragar...a gramatura é 220 e já vem com glitter. Como proceder?? Desde já agradeço imensamente!! bjo bjo
        http://fuloarteira.blogspot.com.br/

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi Fulô Arteira,
          Obrigada pela visita, apareça sempre!!!
          Você pode sim cortar papel com glitter. Claro que ele vai exigir mais da lamina ok? quanto maior a gramatura, mas vai exigir da lamina. Sugiro usar uma lamina para tecido, outra lamina para papel comum de scrap, e outra lamina para esses papeis mais grosso com detalhes, glitter, emboss, ok? Assim vc preserva mais a sua lamina.
          Esse com glitter voce pode escolher Cartolina texturizada nas configurações de corte.
          Espero ter ajudado e qualquer dúvida estou a disposição.
          abs
          Grice

          Excluir
      94. Estou vendendo minha impressora, usada apenas uma vez para testes. Super nova com todos os acessórios e um lindo bloco de 48 folhas para scrapbook. :)

        Abraços a todos e sucesso em seus negócios

        :)

        ResponderExcluir
      95. Oi Gricie, tudo bem?
        Estou adorando seu blog!
        Comprei a silhouete agora, já tinha uma cricut, mas achei a sil mais prática, porém logo de cara já tive um probleminha.Minhas duas lâminas não saem do lugar, já pedi até para o meu marido tentar girar e nada. Você sabe o que está acontecendo? Tem algum truque para ela girar?
        Obrigada,
        Mônica

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi Mônica,
          sinceramente não sei o que pode estar acontecendo. Voce encaixa a parte branca da lamina na caixinha cinza? O tracinho vermelho tem que estar alinhada com a seta existente na catraquinha cinza (vem uma com a lamina e tem uma "colada"na maquina) e voce deve girar no sentido horário. No inicio é um pouquinho duro mesmo, mas com carinho vc consegue. rs,rs...
          Tenta assim e vem me contar se deu certo ok?
          Espero ter ajudado e qualquer dúvida estou a disposição.
          abs
          Grice

          Excluir
        2. Oi Gricie,

          Já fiz isso e nada, nenhuma das duas gira.Acho que vou comprar outra para ver se funciona. De qualquer maneira muito obrigada.
          Beijos
          Mônica

          Excluir
      96. Olá Grice,comprei minha silhouette a poucos dias e tenho algumas dúvidas.em uma compra que fiz direto no site,comprei um modelo de caixinha box que vem com um corte de coelho na frente.Gostaria de saber se depois consigo tirar esse coelho para cortar somente a caixa.

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi Roberta,
          Sim, voce consegue editar e/ou desagrupar o arquivo e tirar esse coelho.Selecione o algumas maneiras:
          1 - selecione o arquivo e desagrupe, delete o que não quiser.
          2 - Use a borracha e passe por cima do que quer apagar.
          3 - Utilize a edição de pontos e exclua os pontos da "figura"que deseja deletar.
          Espero ter ajudado.
          bjos
          Grice

          Excluir
      97. qual o site que eu compro esta cola???
        tem uma certa quantidade que eu passo ela ou não?

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi, eu compro a cola na Casa das Artes. Mas em qualquer loja de artesanato tem essa cola em outras marcas também.
          abs
          Grice

          Excluir
        2. Olá!
          Não entendi muito bem as cores das lâminas, só encontrei a preta e a azul que é para tecidos. Poderia me explicar melhor? Grata.

          Excluir
        3. Olá!
          Não entendi muito bem as cores das lâminas. Só encontrei a preta e a azul que é para cortar tecidos. poderia me explicar melhor? Grata

          Excluir
      98. Boa tarde, tenho que fazer uma caixa no tamanho 37.5*40 cm aproximadamente, mas a sil não corta esse tamanho. Será q pode me ajudar? Como posso fazer?

        Att

        Re

        ResponderExcluir
      99. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

        ResponderExcluir
      100. Oi Grice tudo bem? Vou pedir socorro de novo. Não quis perguntar pelo face. Estou fazendo uma caixa e na frente dela eu quero colocar as letras iniciais, ou seja, ficariam letras vazadas. Escolho a fonte tipo bold, qdo mando cortar as letras na caixa fica um buraco só com a forma externa das letras e não o recorte com forma total, mas no mat a letra sai. A forma que sai no mat, seria a forma que eu gostaria que saisse na caixa Tem algum processo pra fazer isso, ou a sil não faz isso? Não quero colar a letras e sim fazer o recorte na própria caixa.Será que expliquei direito?Se vc puder me dá um help?bjos e obrigada

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi ifova
          você terá que fazer uma borda dentro do espaço da tampa da caixa e fundir as letras. Depois vai tirar a linha que faz a borda externa, assim terá o efeito que deseja.
          Deu para entender??? rs,rs... meio complicado explicar escrevendo....
          qualquer coisa me escreve pelo email que a gente conversa melhor!!! ok????
          Espero ter ajudado!!!!
          bjos
          Grice

          Excluir
        2. Oi Grice, tudo bom? Deu pra entender mais ou menos, hehehe. Vou tentar fazer isso que vc falou, se não conseguir mando o help pelo email. Feliz Páscoa (atrasado). bjs e mais uma vez obrigada pela paciência!

          Excluir
      101. Oi Grice,trabalho com sublimação e gostaria de fazer minhas camisetas com strass...achei o eu video no youtube e cheguei ate aqui...e gostei muito do seu blog.Quero lhe perguntar se tem como eu imprimir numa impressora comum, pois eu não tenho a impressora de corte...ou tem como eu salvar o arquivo e leva pra ser cortado em um ploter de corte.

        ResponderExcluir
      102. Olá Grice, preciso de ajuda essa folha imprimível prateada da Silhouette aceita impressão de impressoras jato de tinta e laser? Fiquei na duvida porque fala que ela é imprimível mas não explica bem no site que tipo de impressão ela aceita.

        ResponderExcluir
      103. Se eu quiser um adesivo de maça, folha de papel adesivo gloss... A máquina imprime e corta a figura?

        ResponderExcluir
      104. Olá
        Gostaria de saber se a máquina imprime e recorda desenhos... ou se apenas faz recortes
        Exemplo: se eu quiser fazer maças recortadas, tenho que coloar uma folha JÁ impressa para a silhouete fazer o recorte ou a Sihlouete imprime e recorta a maça?

        obrigada, Arieni

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi Arieni,
          Obrigada pela visita. Apareça sempre!
          A Silhouette Corta (usando a lamina) e desenha (usando as canetas). Mas tem também a função Imprimir e Cortar (Print and Cut), onde voce usa as marcas de registro e envia seu desenho para a impressora imprimir e depois com as configurações de cortes definidas, voce coloca o papel impresso na sua base e a silhouette corta onde tiver as linhas de corte.
          Não é que a silhouette imprime, mas com ela podemos fazer o corte o desenho e a impressão.
          Aqui no blog tem posts mais detalhados sobre esses assuntos, mas se ainda tiver dúvidas estou a disposição!!
          abs
          Grice

          Excluir
      105. Oi Grice tudo bem? Estou com um problema, quando quero cortar alguma coisa que tem vários pedacinhos minusculos, como curvas de coroa, ou carruagem q é o meu caso, a máquina não consegue cortar perfeitamente, daí quando vou tirar o trabalho da placa é um problema, as vezes nem tem como aproveitar .... helpp meee.... já mudei a velocidade, o num da lamina, a placa....nao sei o que fazer.... obrigada...

        ResponderExcluir
      106. Olá Grice, tudo bem? Estou com um problema, toda vez que preciso cortar algum desenho com detalhes pequenos, não dá certo, ou o papel levanta naquela região, ou não corta, daí quando vou tirar o trabalho da placa é um problema, na maioria das vezes perco o trabalho, já troquei o num da lamina, a vel de corte, a placa e nada adianta... help meeee pleaseee...rsrs...obrigada,
        Milena.

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi Milena,
          Obrigaa pela visita, apareça sempre!
          Cortar desenhos pequenos e com detalhes requer paciência mesmo,uma boa lamina e uma base limpa.... voce deve colocar em uma velocidade mais baixa e baixar a espessura. Leve em consideração o tipo e gramatura do papel, siga as sugestões do software, mas pode baixar as configurações de velocidade e espessura.
          A base de corte deve estar limpa sem pedacinhos de papel e com uma cola que sustente o papel.
          Qualquer coisa me escreve ok?
          abs
          Grice

          Excluir
        2. Obrigada Grice, esse negócio de gramatura do papel é um problema né, as vezes eu compro papéis pela internet e vou usá-los um tempo depois e já não me lembro qual a gramatura, já que eles vem embalados em um plástico qualquer...vou tentar uma lâmina nova, talvez seja isso, pois minha placa tá novinha.... mesmo assim muito obrigada...
          Abs,
          Milena.

          Excluir
      107. Oi, eu me chamo Lílian, tenho uma silhouette cameo e moro no Gama e queria saber sobre a lamina de corte de tecido. Eu mandei meu marido comprar pra mim e ele comprou duas de corte de tecido, aquela azulzinha. Mas eu precisava da preta, para papel. Tem problema se eu usar ela pra papel? Ela cortara igual e tera a mesma durabilidade? Ficarei muito grata com essas informações.

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi Lílian,
          Obrigaa pela visita, apareça sempre!
          Então, a lamina azul e preta são iguais. Tem o mesmo uso e finalidade, só tem a diferenciaçao da cor por causa do uso para papel e para tecido. Assim como nas tesouras fazemos essa separação quando é papel e tecido, fazemos também para a lamina. Voce pode usar a lamina azul para papel, sem problemas, e usa a sua preta para tecido. ou se voce corta apenas papel pode usar qualquer uma das duas. ok?
          Consegui tirar sua dúvida? Qualquer coisa escreve novamente, ok?
          abs
          Grice

          Excluir
        2. Muito obrigada, então ou usar bastante.

          Excluir
      108. Olá querida, boa noite. Primeiramente gostaria de parabenizar pelo seu blog, adorei!!
        Comprei minha silhouette a pouco tempo e quase não sei mexer nela, comprei pelo programa da silhouette as letras em 3d para fazer para as festas com o nome da criança, porém não consigo acertar as letras no mesmo tamanho, vc daria algum curso sobre este assunto? Comprei todas as letras e não consigo fazer.Posso mandar por e-mail as fotos das letras na qual quero fazer, veja se vc pode me ajudar.

        Aguardo
        Bjus

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi Karllyne, te encaminhei email, vc recebeu???
          Como voce não respondeu, estou na duvida, Me dá um retorno, ok?
          abs
          Grice

          Excluir
        2. Ola, tbem queria essa informacao, pq vou fazer um nome tbem....bjsss

          Excluir
      109. Ola Grice boa noite ve se vc pode me ajudar comprei uma silhouette cameo so que o rolete travou do lado esquerdo ja coloquei aquela trava azul para baixo e so libera o lado direito o esquerdo esta travado o que fazer desde de já meu muito obrigada.

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi Paulo, achei que ja tivesse respondido, mas não apareceu aqui nos comentários. Desculpa, vamos lá: o rolete branco do laod esquerdo não precisa ser mexido, apenas o do lado direito que alternamos quando vamos usar midia ou base de corte no tamanho A4 e não no tamanho 12"x12". a trava só libera mesmo o lado direito, ok?
          Espero ter ajudado!
          Obrigada pela visita e volte sempre!
          abs
          Grice

          Excluir
      110. Grice, eu consigo cortar papel flocado de glitter na silhouette??? Não estou conseguindo, qual modo eu devo deixar??
        Obrigada,

        Milena.

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi Milena, dá para cortar sim, use as configurações da mídia Papel estampado cintilante, gramatua 285 ou acima.
          Velocidade: 5
          Espessura:30
          Lamina: 5 (se a lamina estiver nova, pouco uso, senão pode aumentar um ou dois pontos)
          Espero ter ajudado.
          Obrigada pela visita e volte sempre!!
          abs
          Grice

          Excluir
      111. Boa tarde Grice!

        Comprei minha silhouette e tenho usado bastante. Uso muito pra cortar os arquivos que imprimo em gráfica. Coloco as marcas de registro e depois corto.
        Tem 1 semana q a silhouette está dando erro pra ler as marcas de registro, aí coloco manualmente. Ela diz q leu corretamente mas corta torto, fora das margens. Como faço pra ajustar??

        Obrigadaaaa!

        ResponderExcluir
      112. Olá, bom dia!!
        Adquiri a silhouette ha menos de 1 mês. Agora ela apresentou um barulho diferente do normal. O barulho é como se estivesse pesada, trabalhando forçado. Será que pode ser problema técnico ou só de configuração?? Socorro!!!

        ResponderExcluir
      113. Bom dia!
        Adquiri a silhouette ha menos de um mês e agora ela apresentou um barulho diferente do normal. O barulho é como se estivesse pesada e trabalhando forçado. O que pode ser??

        ResponderExcluir
      114. Precisando de uma ajuda de vcs urgente. Bom já usei as três chances de baixar os meus arquivos pq não conseguia salvar. Agora aprendi como faz porém não consigo baixar novamente. Então li que tenho que mandar um email p suporte da sil america, mas tenho que mandar em inglês?? Obrigatoriamente?

        Bjs e espero retorno imediato ^^

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi Nanda,
          geralmente quando esgotamos as chances de fazer a recuperação da biblioteca, escrevemos para o suporte americano e eles disponibilizam, o email deve estar em inglês sim. ok?
          qualquer coisa estou a disposição.
          Obrigada pela visita!
          abs
          Grice

          Excluir
      115. Grice, não sei o que está acontecendo, pois quando mando minha impressora imprimir com a marca de impressão, ela fica toda doida, e imprime a marca de impressão várias vezes, no meio do papel. Você sabe o que faço? E o pior é que tenho uma entrega pra fazer que está super atrasada por causa de uma dengue que tive.

        ResponderExcluir
      116. Oi Lilian, pergunta difícil heinmnmn, ;-))))
        acho que deve ser configuração da sua impressora. já tentou verificar a configuração de papel e de impressão?
        qualquer coisa me manda email para a gente trocar mais ideias, ok?
        silhouettebrasilia@hotmail.com
        obrigada pela visita!
        abs
        Grice

        ResponderExcluir
      117. Oi, a minha sil, está enroscando na hora de cortar.... amassa o papel, rasga, está danificando a imagem, o que pode ser?

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi Chocolate com Chantilly,
          pode ser a configuração do corte. Observe as sugestões de velocidade, espessura, e Lâmina quando escolhe o tipo de midia que esta usando, papel, gramatura... essas coisas!!
          Se for necessários e ainda tiver dúvidas me escreve mais detalhamente por email ok?
          Estou a disposição.
          abs
          Grice

          Excluir
      118. Adorei o seu blog, Parabéns !
        Eu comprei a minha silhuette em Março e até hoje não estou conseguindo registrá-la, está dando um erro ( Não possível conectar erro 301), como devo proceder, vc pode me ajudar?

        ResponderExcluir
      119. Oi Grice comprei uma silhouette a pouco tempo e queria saber porque quando tento cortar coisas pequenas, tipo um morcego, o corte acaba nao saindo perfeito, ela meio que amassa as pontinhas e perco os cortes. Espero que possa me ajudar. Obrigada desde ja.

        ResponderExcluir
      120. Oi Grice minha silhouette não esta cortando perfeito alguns modelos que possuam pontas pequenas, tipo um morcego, gostaria de saber como faço para sair perfeito? obrigada desde ja. Sim e onde encontro a cola spray para a base?

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi Tarcila,
          Para cortes pequenos e com detalhes, uma boa base e lamina faz toda a diferença.
          Mas as configurações de corte também. Experimente baixar a velocidade e a espessura e veja que melhora no corte, ok?
          Obrigada pela visita e apareça sempre.
          abs
          Grice

          Excluir
      121. Oi Grice! Obrigada pelas ótimas dicas! Onde você compra o spray da 3 M em Brasília?

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi Simone,
          eu compro na Casa das Artes na 102Norte, no Armarinho Piuí no Taguacenter.
          abs
          Grice

          Excluir
      122. Ola td bem...me tira uma duvida....como eu corto uma arte ja impressa em grafica na sil? assim, fiz uma cx bala e imprimi na grafica e iria cortar a mao, mas como ja tenho a SIL, como cortar nela?a arte foi feita por uma amiga q me enviou por email...tem como cortar????bjs...seu blog eh otimoooo

        ResponderExcluir
      123. Ola td bem.....me tire uma duvida, faco personalizados, uma amiga q me envia as artes e eu imprimo aki e corto...cortava na mao, mas agora comprei minha SIL..tem como eu cortar essas artes q imprimo????como se faz?bjss...seu blog eh otimnoooo

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi Cris,
          pode sim se o arquivo da arte estiver em DXF, vetorizado, ou se eles estiver em JPG para o caso de corte apenasa borda.
          Para tanto voce deve abrir no Studio a are que sua amiga mandou para poeser verificar as linhas de corte e mandar para o corte!
          Espero ter ajudado e qualquer coisa estou a disposição, me escreve ok? (silhouettebrasilia@hotmail.com)
          abs
          Grice

          Excluir
      124. Olá tudo bem... tira uma duvida minha, tirei uma foto de um papel e gostaria de saber se posso imprimir pela sil, com o tamanho de um papel para scrapbook? Já salvei a arte na biblioteca e tudo, será que dá certo? Ainda não fiz esse processo na minha sil! bjos...amando as dicas!

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Olá tudo bem?
          Obrigada pela visita no blog!!!
          Voce tirou a foto e transformou esse papel em papel digital, abra o arquivo na Silhouette e dimensione no tamanho que desejar. Lembrando que para imprimir no tamanho 12"terá que ter uma impressora A3.
          Após abrir o arquivo do papel digital, vá em arquivo - Imprimir.
          Espero ter ajudado!
          abs

          Excluir
      125. Olá Grice, boa noite! Primeiramente quero parabenizar você pelas dicas aqui colocadas.
        Estou com um problema com o softwere studio, o que vem junto com a máquina, no caso o free.
        Sou designer e comprei essa máquina para fazer embalagens personalizadas, faço a diagramação no corel e exporto como png, porém quando abro no studio a imagem não aparece, em vez disso, fica uma marca branca em cima, quando redimenciono a imagem ela aparece rapido e some. Oque pode ser? É alguma configuração do programa?
        Ficarei muito agradecido pela ajuda.
        Agradeço desde de já.

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi Philipe, tudo bem?
          Obrigada pela visita no blog.
          Desculpa a demora, estava com alguns afazeres e por isso não consegui manter a atualização diária!
          Olha só, eu náo posso ajudar muito no corel, mas pela sua descrição acho que o problema é na exportação do arquivo no Corel. Tente salvar em DXF ou SVG, assim ele manter as linhas de corte.
          Espero ter ajudado.
          abs
          Grice

          Excluir
      126. Ola Grice...estou precisando de uma ajuda...sera que poderia me dar um help? kkk..
        Entao...tenho umas tags pra fazer frente e verso, mas na frente uma escrita e a tras outra...mesmo tamanho...só que imprimo dos dois lados masssss...nao bate .. o que eu faço? bjus e obrigada

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi, tudo bem? Obrigada pela visita no blog
          Nesse tipo de impressão frente e verso, vc precisa centralizar tanto a parte da frente quanto a parte de trás na página e refletir a parte de trás.
          Precisa verificar também a orientação e posicionamento da pagina na impressora. Cada uma tem uma configuração específica. ok?
          Espero ter ajudado.
          abs
          Grice

          Excluir
      127. Olá, td bem? Estou com dificuldade para cortar papel vegetal. Já coloquei diversas configurações e sempre enrosca e rasga alguma parte. Que lâmina, velocidade e espessura vc costuma usar neste tipo de papel. Ele tem 50 g/m e quero fazer corte escalopado nas bordas.
        Agradeço imensamente,
        Juliana

        ResponderExcluir
      128. Olá, td bem? Que configurações devo usar para cortar papel vegetal de 70g/m? Tentei diersas combinações e sempre enrosca e rasga.
        Agradeço desde ja!
        Bjs
        Ju

        ResponderExcluir
      129. Grice,
        seu blog foi um achado!!! Estou tentando me informar mais pra decidir se compro ou não uma silhouette.Como não pretendo fazer trabalhos grandes, pensei em adquirir a portátil. A diferença entre as duas é apenas quanto a extensão dos trabalhos ou também de funções? Obrigada.
        sycarmem@yahoo.com.br

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi Shirley,
          tudo bem? obrigada pela visita no blog.
          Olha só a diferença das duas é apenas no tamanho da largura do corte!
          A Portrait corta folhas na lagura do A4 e a Cameo na largura da folha de Scrap, 12"ou 30,5 cm.
          O software e as ferramenas e acessórios são os mesmo para as duas máquinas, ok?
          Espero ter ajudado e qualquer coisa estou a disposição.
          Boa sorte na sua escolha!
          bjos
          Grice

          Excluir
      130. Oi gostaria de saber qual a melhor impressora para utilizar em papel fotografico, pois a que tenho se eu passar o dedo na impressão ela mancha. Obd desde já.

        ResponderExcluir
      131. ola, quais as configurações do EVA.
        EU POSSO USAR QUALQUER PAPEL COUCHE....QUAIS AS CONFIGURAÇÕES

        ResponderExcluir
      132. Tbm gostaria de saber como corto o papel puro glitter
        Obrigada

        ResponderExcluir
      133. Tbm gostaria de saber como corto o papel puro glitter
        Obrigada

        ResponderExcluir
      134. Oi Grice! A Paz de Jesus esteja contigo!
        Que bom, encontrei teu blog! Está muito legal. Para vc lembrar de mim posso dizer que a seguia no Craftbook, que parece ter sido desativado (peninha ). Eu ainda estou fazendo cartõezinhos para ajudar as missões e vou passar sempre por aqui porque suas dicas são preciosas!Obrigado e parabéns. Que Deus continue abençoando tua criatividade.

        ResponderExcluir
      135. Olá!!!! Amei a sua dica para reaproveitar a base de corte, não sabia e já estava meio desanimada pensando que ia ter que ficar refem da base, em comprá-la td hora. Muito obrigada!!!!

        ResponderExcluir
      136. Olá!!! Muito bom o seu blog... Amei a dica para reaproveitar a base de corte, a nova que comprei já está perdendo a aderência e achei q ia ficar refém da base, em ter q comprá-la td hora. Se eu tivesse pensado em buscar antes. nem tinha comprado, mas enfim, que bom que achei seu blog. Que Deus continue sempre renovando seus conhecimentos e te abençoando.

        ResponderExcluir
      137. Olá gostaria muito de saber se a silhouette corta e.v.a. Aguardo na ansiedade de fazer muitas coisas...

        ResponderExcluir
      138. Olá, gostaria de saber se a silhouette corta e.v.a???? Estou anciosa para começar usá-la.

        ResponderExcluir
      139. Olá Grice, estou apanhando com três imagens da internet para a festinha do CLUB PENGUIN, você pode me ajudar?? bjo Sandra

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi Sandra,
          Claro que ajudo, qual é a sua dificuldade???
          Me manda o arquivo para eu dar uma olhada!
          obrigada pela visita
          abs
          Grice

          Excluir
      140. oi Grice, Estou na duvida de qual silhouette devo adquirir, mandei um email pra ti.
        raquel

        ResponderExcluir
      141. Olá Grice, lhe enviei um e-mail, estou pra adquirir uma silhouette, e gostaria de saber qual seria melhor, pois não vou usar profissionalmente e tem uma diferença de preço. Gostaria de usar tbem pra projeto de aplique em tecidos, fico no aguardo de seu contato
        abs

        ResponderExcluir
      142. Olá Grice tudo bem?
        meu programa é o básico que vem com a máquina, e não consigo escrever letras e imprir só cortar, tem como fazer isso? obrigada
        Margarete

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi Margarete,
          Tudo bem?
          O print and cut funciona em qualquer umas das maquinas (Portrait e Cameo) e no software básico que vem na maquina.
          voce deve observar que o que vc escreve e não quer que corte precisa tirar o estilo de corte, pela ferramenta da tesourinha. assim voce decide o que imprime e o que corta.
          qualquer coisa me escreve por email que a gente conversa.
          silhouettenbrasilia@hotmail.com
          abs
          Grice

          Excluir
      143. Olá Grice,

        Tenho uma Silhouette SD e acabei de comprar uma Silhouette Cameo. Gostaria de saber se consigo usar a duas no mesmo computador, mesmo que não seja ao mesmo tempo.
        Obrigada,

        Marcela

        ResponderExcluir
      144. Olá Grice,

        Tenho uma Silhouette SD e acabei de comprar uma Silhouette Cameo. Gostaria de saber se consigo usar a duas no mesmo computador, mesmo que não seja ao mesmo tempo.
        Obrigada,

        Marcela

        ResponderExcluir
      145. Boa noite Grice! parabéns pelo seu blog!! Comprei uma silhouette cameo fazem tres dias e trabalhei pocuco com ela, hoje pela tarde ela resolveu não cortar mais, aparece na tela da maquina o seguinte "ready" e logo abaixo aparece "E unload", gostaria de saber se isso é algum tipo de erro ou se já estragou, já desliguei a maquina e reiniciei o computador várias vezes e continua do mesmo jeito!!
        Estou desesperada, pq tenho encomenda para entregar e não consigo solucionar este problema, quando encontrei teu blog vi a minha luz no fim do túnel!!
        Desde já agradeço!!

        ResponderExcluir
      146. Olá, Grice!
        Tudo bem?
        Tenho uma Silhouette SD e acabei de comprar uma Cameo. Gostaria de saber se consigo utilizar as duas no mesmo computador usando o mesmo software, mesmo que não seja ao mesmo tempo.
        Obrigada,
        Marcela

        ResponderExcluir
      147. Oi Grice! tudo bem? eu estou pensando em comprar a Silhouette (estou apaixonada pelo scrapbooking) e com algumas dúvidas.. não no que ela faz e como.. e sim no que eu preciso, como por exemplo qual o computador ou notebook que é recomendado e se vou precisar de uma impressora também. Muito obrigada e parabéns pelo seu blog!

        ResponderExcluir
      148. Oi Grice! tudo bem? eu estou apaixonada pelo scrapbooking e resolvi comprar uma silhouette, só que eu eu tenho algumas dúvidas no que mais eu vou ter que comprar.. qual o computador ou notebook que é recomendado? e precisa de uma impressora também? muito obrigada e parabéns pelo seu blog!

        ResponderExcluir
      149. Grice, tudo bem? eu gostaria de saber qual o investimento que tenho que fazer para comprar tudo que precisa para fazer tags, forminhas, ou seja, decoração de festas.. incluindo a silhouette, notebook.. impressora.. enfim.. uma estimativa. muito obrigada!

        ResponderExcluir
      150. Estou fazendo um projeto no tamanho 12x12. Todos os cortes estão dentro da área de corte (linha vermelha), no entanto a máquina não tem cortado tudo. O que pode ser?! Já configurei a página e a base de corte para o tamanho certo.....

        ResponderExcluir

      Deixe seu comentário!! Ficarei muito feliz.
      Obrigado por sua mensagem.
      Farei o possível para responder em até 48 horas.
      Pode demorar um pouco porem não deixarei esperando por mais de 72 horas.
      Se precisar de ajuda mais imediata, você pode ligar.
      Obrigada e volte sempre para ver sua resposta.
      Grice