quinta-feira, 6 de setembro de 2012

10 coisas que voce precisa saber sobre o corte na Silhouette

 
Oi gente tudo bem?
Tenho recebido email de inciantes no uso da silhouette, o que me deixa muito feliz em saber que a nossa maquininha está bem difundida! Uns meses atrás éramos tão poucas e agora temos mais gente com quem trocar muitas idéias, e nos inspirar...isso é muito legal!!!
E elas tem me pedindo para que eu fizesse posts para as iniciantes.
Então vamos lá hoje vou colocar algumas dicas sobre o corte!!
Uma pequena lista de itens que devemos verificar para evitar os erros mais comuns no corte!

 1. Certifique-se de que a Silhouette está sobre uma superfície plana e devemos ter espaço livre atrás da máquina, para que o tapete circule livremente na frente e atrás da maquina.

2. Ao carregar a base de corte (tapete), veja que o visor LCD deve estar escolhido/definido para carregar esteira de corte, e não para carregar mídia (que é usado mais para o vinil, ou  outros acessórios que não requerem a base).

 3. Certifique-se de que as margens esquerda e direita da base de corte (tapete) estão sob os rolos/roletes brancos.
 
 4. Certifique-se de que a alavanca de liberação azul acima do rolo direito está bloqueado, isso se dá quando ele está na posição vertical. Esse bloqueio impede que a base deslize, prejudicando o corte.
5. Verifique que seu arquivo deve ter as linhas de corte, geralmente essa linha é vermelha.
Podemos verificar essas linhas de corte pela na janela do estilo do corte (o ícone de tesoura horizontal na barra de ferramentas superior direito). Na maioria das vezes a espessura das linhas de corte deve estar ajustada para zero (espessura da linha pode ser ajustado na janela de Estilo de linha).
  6. Selecione as configurações de corte apropriados para qual papel ou mídia voce esta utilizando.
Pelo menu Configurações de Corte voce escolhe qual tipo de papel esta usando e aí o Software dará a sugestão de velocidade, pressão e lamina. Essa sugestão pode ser alterada levando em consideração o estado da sua lamina. Podemos também fazer um corte de teste na amostra do papel para testar suas configurações.
 
 
 
7. Após a sugestão da numeração da lamina dada pelo software, verifique se o número marcado na lamina está correspondente. Esse ajsute é feito manualmente pelo botão cinza que vem junto com a lamina ou pelo mesmo botão cinza que está pregado a frente do carregador.
 
 
A configuração da profundidade mostrada nas configurações do software é apenas para informação, como falei é uma sugestão. Ajustar no software não quer dizer que altera a profundidade na própria lâmina.

 8. Verifique se a lâmina está inserida no suporte, com o lado branco para baixo e travada.

 9. Certifique-se de que o tapete está colocado na maquina corretamente antes de emitir o comando Cortar. A seta preta na pate superior da base deve estar alinhada na linha preta onde se dará o corte.
 10. A Silhouette Cameo pode utilizar os acessórios da Silhouette SD, como a base no tamaho A4 e a lamina de catraca, apesar desses acessórios da Silhouette SD estarem saindo do mercado, sendo mais dificil a sua compra, quem ainda tem acessórios da SD pode perfeitamente utilizá-las na Cameo.
 
 
No proximo post falo mais um pouquinho sobre isso!!
 
Aqui falo mais um pouco sobre a lamina e a base de corte!
Aqui mais dicas sobre Configurações de Corte
 
 Espero que tenham gostado das dicas!!
Até breve!
 
 

67 comentários:

  1. Ei Grace, quanto tempo não passo por aqui para deixar um recadinho né? Tudo bem com você?! Adorei o post viu?! obrigada por compartilhar!!!
    Ah, estou super feliz porque consegui fazer uma moldura de foto tão bonitinha para um caderno de recados. Simples, mas adorei o resultado já que fiz sozinha pela famosa técnica de "erro-acerto" heheheh. beijo grande e bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Grice
    Já faz alguns dias que queria passar aqui pra gente conversar, mas não tinha tempo para escrever com calma. Acho que a gente já conversou antes, mas nesta vida corrida, abandonei a internet, meus passeios pelo mundo dos blogs e fóruns. Assim, fazia muito tempo que não vinha no seu blog. Não me lembro se já teve a Cricut, mas sei que já conversamos sobre die cuts, não sei se no Scrapbykit ou no Die Cuts e Cia.
    Bom, mas apesar de ser cricuteira de coração, acabei me rendendo à Cameo, principalmente porque tenho me dedicado a investir na execução de festas, então sentimos necessidade de outra DCM. Até porque acho que o print and cut vai ser muito útil. Como eu sabia que vc escrevia muito bem, elegi seu blog para aprender sobre a Cameo. Menina, e preciso lhe dizer que vc é demais. Este seu último post é perfeito!! Preciso confessar que estou com ela desde julho e ainda não fiz nenhum corte. Sinceramente, achei que fosse mais fácil! Não sei se criei algum "bloqueio psicológico" mas sempre invento uma desculpa e acho mais fácil cortar na Cricut. E olha que nem me considerava tão leiga, mas estou me sentindo "a iniciante que nunca viu uma DCM". É impressão minha ou a Cameo é mais difícil que a Cricut? Bom, acho que só vou saber testando e aprendendo! E com certeza seu blog será minha fonte de consulta. É incrível o que vc disponibiliza aqui! Muito obrigada por sua gentileza! É um encanto! E assim que conseguir botar minha Cameo pra funcionar sem parar eu volto pra te contar.
    Um grande beijo
    Flávia

    ResponderExcluir
  3. Olá Grice
    Já faz alguns dias que queria passar aqui pra gente conversar, mas não tinha tempo para escrever com calma. Acho que a gente já conversou antes, mas nesta vida corrida, abandonei a internet, meus passeios pelo mundo dos blogs e fóruns. Assim, fazia muito tempo que não vinha no seu blog. Não me lembro se já teve a Cricut, mas sei que já conversamos sobre die cuts, não sei se no Scrapbykit ou no Die Cuts e Cia.
    Bom, mas apesar de ser cricuteira de coração, acabei me rendendo à Cameo, principalmente porque tenho me dedicado a investir na execução de festas, então sentimos necessidade de outra DCM. Até porque acho que o print and cut vai ser muito útil. Como eu sabia que vc escrevia muito bem, elegi seu blog para aprender sobre a Cameo. Menina, e preciso lhe dizer que vc é demais. Este seu último post é perfeito!! Preciso confessar que estou com ela desde julho e ainda não fiz nenhum corte. Sinceramente, achei que fosse mais fácil! Não sei se criei algum "bloqueio psicológico" mas sempre invento uma desculpa e acho mais fácil cortar na Cricut. E olha que nem me considerava tão leiga, mas estou me sentindo "a iniciante que nunca viu uma DCM". É impressão minha ou a Cameo é mais difícil que a Cricut? Bom, acho que só vou saber testando e aprendendo! E com certeza seu blog será minha fonte de consulta. É incrível o que vc disponibiliza aqui! Muito obrigada por sua gentileza! É um encanto! E assim que conseguir botar minha Cameo pra funcionar sem parar eu volto pra te contar.
    Um grande beijo
    Flávia

    ResponderExcluir
  4. Oi Claudia Valéria,
    obrigada pela visita! que bom que esta usando bem sua maquininha!
    E que bom que vc gostou do post. o objetivo do blog é fazer com que as silhueteiras usem bem suas maquinas.
    beijo também e volte sempre!!! Adorei a visita e o recadinho@ ;-))
    Grice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Cláudia. Amei seu blog. Comprei uma silhouete Curio e ainda não consegui fazer nada nela. Trabalho com sublimação de camisas e afins e vou precisar mais prá recortar o tecido OBM. Não consegui fazer nada ainda, amiga. E pesquisando fui verificar que ela não vem com a base de corte tamanho A4, só vem com uma menor. Espero que a ajuda de vocês consiga pelo menos sair do lugar. Beijo grande e obrigada pro compartilhar s eu saber.

      Excluir
  5. Flávia,
    Obrigada pela visita e pelo comentário. Fiquei emocionada. Adoro quando as leitoras falam que usam o blog para aprimorar o uso da maquina, desde que eu criei o blog, e comecei a falar mais da Cameo fico muito feliz quando recebo um retorno assim. com certeza já nos falamos, mas vou te mandar um email para conversarmos melhor, rs,rs.... Mas voce vai adorar a Cameo, ela e simples sim , logo voce pega o jeito.
    e ponha a mao na massa e fuce o software Studio, ele é show de bola. Eu mexi muito pouco na Cricut nos nossos encontros de scrap aqui em Brasília, mas confesso que a silhouette foi paixão a primeira vista....Fiz do blog um canal de comunicação entre as pessoas que tem ou desejam ter a cameo!!! acho que tenho conseguido... rs,rs.... e fico muito feliz com isso!!!! Apareça sempre e muuuuiito obrigada pelo seu carinho. Vamos nos falando por email, ok bjos
    Grice

    ResponderExcluir
  6. Como sempre, prestativa e clara na explicação. Parabéns Grice!

    ResponderExcluir
  7. Olá Grice,
    Comprei minha Silhouette CAMEO essa semana e chega na próxima terça. Comprei em um site americano e meu irmão que mora lá está vindo pra cá passar uns dias e vai me trazer... estou super anciosa!!!
    Até final de semana passado estava na dúvida se comprava ou não, pois só tinha achado posts americanos sobre a maquina, até q encontrei seu blog... afff, me apaixonei por tudo q vc disse e ai tive a certeza de q deveria comprar msm!!!
    Estou montando uma empresa (empreendedor individual) de convites, lembrancinhas e decoração. já trabalho com coisas do tipo, pois meu marido tem uma empresa de comunicação visual, ai juntei o útil ao agradável.
    Tive bebê a pouco tempo, então quero me dedicar a ela e ao trabalho sem precisar sair de casa, pelo menos pro enquanto!!!
    Gostaria de saber oq você me indicaria de impressora para imagens e figuras em papel.
    Fico no aguardo de retorno e mais uma vez, parabens pelo belissimo trabalho que você desenvolve e pelo blog, q é show!!!
    beijos Bruna.
    Curitiba-PR

    ResponderExcluir
  8. comprei uma e suas dicas vão ser muito importante para mim.
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Desusadovinho 23,
      que bom que comprou uma maquina, bem vinda ao clube!!! Que bom que as dicas ajudam! fico feliz e agradeço a visita.
      bjos
      Grice

      Excluir
  9. Oi Grice,

    Comprei a silhouette e estou aprendendo a trabalhar com ela há menos de 1 semana.
    Estou MUITO encantada e perdida ao mesmo tempo.
    Já engoli váaaarias páginas do seu blog e aprendi bastante.
    Só que ontem, para minha surpresa, ao começar a cortar umas formas básicas para um quadro que farei, percebi que estava saindo tudo errado.
    Os cortes estão iniciando na altura da setinha da base de corte e com isso perdi mais de 10 folhas nas tentativas de ajuste.
    Não sei o que posso ter alterado na configuração, pois nos primeiros testes, estava saindo tudo dentro do espaço delimitado para corte.
    Vc tem idéia do que pode ser isso?
    Usei até aquela sua dica de usar retalhos e deixar a base 90% visível, mas o corte sempre ficava fora do espaço 12” x 12”...
    Espero que possa me ajudar.
    Obrigada por compartilhar tantas informações preciosas....
    Grande abraço
    Thaís

    ResponderExcluir
  10. Oi Grice,

    Comprei a silhouette e estou aprendendo a trabalhar com ela há menos de 1 semana.
    Estou MUITO encantada e perdida ao mesmo tempo.
    Já engoli váaaarias páginas do seu blog e aprendi bastante.
    Só que ontem, para minha surpresa, ao começar a cortar umas formas básicas para um quadro que farei, percebi que estava saindo tudo errado.
    Os cortes estão iniciando na altura da setinha da base de corte e com isso perdi mais de 10 folhas nas tentativas de ajuste.
    Não sei o que posso ter alterado na configuração, pois nos primeiros testes, estava saindo tudo dentro do espaço delimitado para corte.
    Vc tem idéia do que pode ser isso?
    Usei até aquela sua dica de usar retalhos e deixar a base 90% visível, mas o corte sempre ficava fora do espaço 12” x 12”...
    Espero que possa me ajudar.
    Obrigada por compartilhar tantas informações preciosas....
    Grande abraço
    Thaís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais,
      Obrigada pela visita!!
      Acredito que o probelma que vc relatou esta no posicionamento da base na hora que que as roldanas brancas a puxam. Voce esta optando pela opção de carregar a base d e corte no display da maquina. é a primeira opção.
      Na hora de carregar a base escolha a opção upload cut mat e não upload midia.
      Use as setinhas para escolher a primeira opção de carregar base de corte e clique em enter. A base será posicionada de modo que a lamina começcrá a cortar dentro do espaço correto.
      Desculpa a demora, e espero ter ajudado!!
      qualquer coisa estou a disposição.
      abs
      Grice

      Excluir
  11. Olá estou restes a comprar uma e gostaria de saber se esta lamina de corte perde o fio, de quanto em quanto tempo devo comprar outra, ou fazer manutenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Graciela, obrigada pela visita!
      A lamina de corte perde sim o fio a medida que vamos usando. Sua vida útil depende muito da quantidade que vc corta e da gramatura do papel que vc usa.
      Quanto maior a gramatura, mas ela pede a afiação.
      No caso de vc usar muito a maquina vai exigir uma reposição de lamina com mais freqüência.
      Espero ter ajudado!
      abs
      Grice

      Excluir
  12. Olá gostaria de saber se esta lamina de corte dura bastante ou deve ser trocada constantemente!

    ResponderExcluir
  13. Olá...acabei de comprar uma mini photer Silhouette a de 20 cm, pois estarei iniciando nessa área, e não sei se entendi direito, mas os materiais de reposição para este tipo estão saindo do mercado?

    ResponderExcluir
  14. Olá!! Tudo bem?
    Sou encantada pela silhouette mesmo antes de adquiri-lá.
    Gostaria de saber de você quais as ferramentas básicas que preciso comprar para começar a manuseá-la.
    Obrigada!
    Livia <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livia,
      Obrigada pela visita.
      Tenho certeza que voce gostará da maquina.
      Na compra de uma maquina, já vem na caixa uma lamina e base de corte, software e 51 arquivos free, que já são suficientes para voce começar sua diversão!!! Depois voce vai conhecendo os demais acessórios dela.
      Espero ter ajudado!
      abs

      Excluir
  15. Olá! Será que podem informar quanto tempo dura uma agulha de corte ? Sei que vai depender muito da utilização que é dada mas pela vossa experiencia o que dizem ?
    Obrigada
    Mónica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monica, tudo bem?
      Sua pergunta é super difícil de ser respondida. Como você mesma falou depende muito do uso e que tipo de mídia vc mais corta!
      Mas posso afirmar que um uso normal sem cortes excessivos, somente ara projetos seus e cortando mais papel a lâmina pode durar em média de 6 a 8 meses. Além de que se voce usá-la com as configurações certinhas que o software sugere, com certeza voce prolonga o uso da lamina.
      Espero ter ajudado!!!!
      Qualquer coisa estou a disposição.
      Obrigada pela visita!
      abs

      Excluir
  16. Ola, estou querendo adquirir essa maquina, e gostaria de saber,se os papeis,adesivos ou algum outro acessorio acompanha ela,pra podermos ja dar inicio aos trabalhos. Ou se ja compro tudo q vou precisar no site,pois moro no interior de goias,e demoraria uns dias para chegar na minha cidade. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, tudo bem?
      quando vc compra a maquina vem na caixa: 1 base de corte, 1 lamina, CD de instruções, CD de instalação do software (mas vc pode baixar direto no software), vc ganha 51 arquivos na hora da instalação do Software, e um cartão de 10 dólares para que vc já possa comprar arquivos.
      Isso já é o suficiente para vc já começar a cortar os seus papeis.
      Os demais acessórios vc vai comprando a parte, meu conselho é vc ir conhecendo esse acessórios para depois decidir a compra, assim vc sabendo como usá-lo e o que pode fazer com ele, vc gasta melhor seu $$$$$.
      Aqui no blog eu mostro muito os projetos com todos os acessórios da marca. Aproveite!!!
      Qualquer coisa estou a disposição e apreça sempre!!!
      abs
      Grice

      Excluir
  17. Oi Grice,

    Comprei a silhouette cameo esta semana, li o manual e assisti alguns tutoriais.Gostei muito do seu blog, e pretendo seguir.

    No momento estou com problemas.Quero começar trabalhando com vinil.Tentei em primeiro lugar usar o mesmo sem a base de corte, seguindo as configurações da lâmina, recomendadas pelo programa, bem não cortou nada.

    Então coloquei um pedaço na base de corte, com o vinil para cima( a parte colorida), a branca colada na base de corte, entretanto, não consegui de forma nenhuma mover os mancais brancos para ajustar a folha, assim ela não ficou bem presa, e o vinil rasgou em algumas partes.
    Quando fui tirar o vinil da base de corte, também não soltou como eu esperava, e algumas partes brancas ficaram presas na base de corte.O que devo fazer?
    Preciso mover os mancais,e não sei como, não consigo girar e como limpar a base de corte? Conto com a sua ajuda.Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fátima, obrigada pela visita!!
      vamos por partes, para que eu possa te ajudar. ;-)))
      o vinil é usado mesmo sem a base de corte, a lamina tem que estar no numero 1, com espessura 9, nessa configuração cortamos apenas o vinil, sem a parte branca que segura o vinil, e assim fica fácil de transferir o projeto. Caso a lamina esteja gasta aumente um pouco a numeração, mas não aumente a espessura no software.
      quanto aos mancais brancos, no inicio eles são duros mesmo, tem que colocar um jeitinho com força. depois eles ficam super fáceis de mexer. mas é importante que o vinil fique bem preso, senão o vinil dança e o corte não ficará bom.
      a parte branca que fica atras do vinil não são cortadas, se vc usar a configuração certinha, ficará certinho.
      Para tirar restinhos de papel da base, use uma espátula, ou então cartão de Crédito velho, ok?
      Eu limpo a minha base de corte, lavando com água e sabão e depois de secar ao vento, coloco o spray cola e descola sem rasgar da 3M.
      Ok?
      Espero ter ajudado e qualquer coisa estou a disposição.
      Obrigada pela visita e apareça sempre!!!
      abs
      Grice

      Excluir
  18. Oi Fátima, obrigada pela visita!!
    vamos por partes, para que eu possa te ajudar. ;-)))
    o vinil é usado mesmo sem a base de corte, a lamina tem que estar no numero 1, com espessura 9, nessa configuração cortamos apenas o vinil, sem a parte branca que segura o vinil, e assim fica fácil de transferir o projeto. Caso a lamina esteja gasta aumente um pouco a numeração, mas não aumente a espessura no software.
    quanto aos mancais brancos, no inicio eles são duros mesmo, tem que colocar um jeitinho com força. depois eles ficam super fáceis de mexer. mas é importante que o vinil fique bem preso, senão o vinil dança e o corte não ficará bom.
    a parte branca que fica atras do vinil não são cortadas, se vc usar a configuração certinha, ficará certinho.
    Para tirar restinhos de papel da base, use uma espátula, ou então cartão de Crédito velho, ok?
    Eu limpo a minha base de corte, lavando com água e sabão e depois de secar ao vento, coloco o spray cola e descola sem rasgar da 3M.
    Ok?
    Espero ter ajudado e qualquer coisa estou a disposição.
    Obrigada pela visita e apareça sempre!!!
    abs
    Grice

    ResponderExcluir
  19. Muito obrigada Grice, estou conseguindo agora.Com certeza vou continuar seguindo o seu blog.
    abs.

    ResponderExcluir
  20. Grice, estou adorando suas dicas.

    Gostaria que me tirasse uma dúvida, acabei de comprar a silhouete e não estou conseguindo cortar os desenhos. Peço para fazer o teste, dá certa, mas quando peço para cortar, não corta nada.

    Obrigada

    Naiara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Naiara. Vc Conseguiu solucionar o seu problema? A minha silhouette estava funcionando normalmente, mas de repente começou a apresentar este mesmo problema. Se você puder me ajudar...

      Excluir
    2. Olá, Naiara. Você conseguiu solucionar o seu problema? A minha silhouette estava funcionando normalmente, mas de repente começou a apresentar este mesmo problema. Quando envio para teste, corta certinho. Mas quando envio o trabalho todo, só marca, sem cortar direito. Se puder me ajudar...

      Obrigada,

      Taízi.

      Excluir
    3. Olá, Naiara. Vc Conseguiu solucionar o seu problema? A minha silhouette estava funcionando normalmente, mas de repente começou a apresentar este mesmo problema. Se você puder me ajudar...

      Excluir
  21. Grice, dentro do que pude ver dentro do blog, adorei as dicas. Mas como não tenho convite não posso, Venho pedir socorro ganhei uma sil do marido, e ele acha que não gostei pois não consigo fazer a mocinha cortar ela apenas risca. Se puder ajudar desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  22. PARABÉNS ! SEU BLOG É PERFEITO ! MINHA SILHUETTE PORTRAIT CHEGOU ONTEM, FIZ TUDO CERTINHO, MAS NA HORA DE CORTA ELA CORTA MAIS EM CIMA DA IMAGEM ... O QUE PODE SER ?

    ResponderExcluir
  23. Ola minha maquina chegou mais comprei a menor nao sei mexer direito nela mais ja vi alguns Videos e seu blog esta me ajudando muitooo,muito obrigada.
    So tem um problema minha maquina esta cortando errado nao sei o que fazer poderia me ajudar??? obrigada

    ResponderExcluir
  24. ola eu acabei de ganhar minha maquina portatil mais ela esta cortando errado poderia me ajudar por favor??? adoro o seu blog me ajuda muito pois nao sei mexer direito nela e estou aprendendo com vc. muito obrigada

    ResponderExcluir
  25. não consigo destravar a lâmina? pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  26. Olá! Estou com problemas na minha máquina. Recebi ela semana passada e percebi ontem que ela não esta cortando direito. O certe esta rasgando a folha e esta ficando defeitos. Pensei que fosse a lamina de corte, mas vc falou que ela pode durar até 6 meses. Sera que a minha já está com defeito? Tentei de tudo e não consigo descobrir o que é. Por favor me ajude.

    ResponderExcluir
  27. me ajuda!!! A minha base de corte é nova ta tudo certinho quanto aos roletes, trava e etc mas ela continua cortando tudo errado, desalinhado...a base dança quase que não dá pra perceber... o que eu faço??? (desesperada)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia tudo bem?
      verifique se os roletas brancos que puxam a base está travado.
      Com eles travados e a base bem encaixada, com as margens encostando nos roletes a base não dança.
      A não ser que vc tenha usando outros tipos de base com gramatura maior que tenham afrouxado os roletas e aí com uma base mais fina eles não vão conseguir segurar mesmo.
      Espero ter ajudado, qualquer coisa entra em contato por email.
      Obrigada pela visita!!!
      abs
      Grice

      Excluir
    2. olA,SOU BRUNA TENHO UMA PORTRAIT E HJ ELA ESTA TRAVANDO MUITO NOS ROLETES, NAO FAZ O PAPEL ANDAR, OQ PODE SER? OQ DEVO FAZER?

      Excluir
  28. AMINHA IMPRESSORA Ñ RESPONDE FICA COM STATUS OCULPADO,JÁ FIZ TANTAS COISAS E ELA Ñ DÁ SINAL, O QUE FAÇO? ALGUEM CONHECE UM SUPORTE? HELP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anna tudo Bem?
      Vc fala da impressora ou da Silhouette? De qualquer maneira as duas se comunicam pela porta USB, verifique se a porta usada que liga computador a impressora ou silhouette esta funcionando.
      Mas verifique se o problema não é na porta USB do computador. Teste a maquina em outra porta USB.
      A maquina Silhouette não tem necessidade de fazer manutenção.
      Espero ter ajudado e qualquer coisa estou a disposição.
      abs
      Grice

      Excluir
  29. Olá! Sou nova com a Silhouette e pra variar estou com problemas rsrsrs! Fiz um teste e pedi para q ela cortasse umas forminhas de doces, usei o cardstock com a lamina 3, porém não cortou direito, algumas partes apenas marcou (tipo um vinco) outras cortou e noutras nem cortou!!!! =O Tentei a lamina 4, cortou bem, porém marcou demais o tapete e estou com medo de rasga-lo, Noutra tentativa, o corte se sobrepos num pedaço, o que está acontecendo? Saberia me ajudar?

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde....comprei a silhouette recentemente e estava tudo ok...mas a 3 dias os cortes não estão corretos com o do gabarito...estamos perdendo muito papel e impresso a laser....por favor poderia nos dar uma dica do que poderia ser isso pois compramos na serilon e até agora não nos passaram nenhuma posição....para poder atender os clientes estamos cortando na mão...para evitar mais perdas de material ....a calibragem esta com os 20cm de A-B 1-2....Por favor qualquer ajuda é bem vinda...Obrigado Marcelo.....pode nos passar por email tambem ndecalsadesivos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Olá. Por favor me ajude. Faço tudo na Silhouette mas não consigo cortar vinil sem q enrrugue td na hora do corte. Se uso a lâmina 1 ela só arranha a superfície do vinil e não corta. Se uso a 2 ela rasga tudo. Nas configurações de corte, coloco vinil da silhouette.
    Não sei mais o que fazer, vc tem alguma idéia?

    ResponderExcluir
  32. Olá, sou nova com a silhouette a vi e fiquei encantada com os trabalhos que faz, estou fazendo alguns testes, tem momentos que me perco mas, tô seguindo. Para ter segurança sempre estou vendo vídeos sobre as demonstrações de uso, estou confiante com muito estudo e prática chego lá, que bom que tem vocês para nos informar. Obrigada. Abraços.

    ResponderExcluir
  33. Olá, também namorei uma silhouette por um longo período. Agora que comprei estou sofrendo um pouco, pois não estou sabendo configurar a lâmina direito e já perdi duas.
    Costumo utilizar o recurso de impressão e depois corte no papel glossy adesivo ou não.
    Será que é o papel que tem estragado a lâmina?
    Eu não a utilizo profissionalmente, apenas para recortes de festas familiares, portanto o problema não é por excesso de uso.
    Você poderia me ajudar com as especificação do número da lâmina para cada gramatura de papel?
    Desde já agradeço.
    Um forte abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
  34. Boa noite. Minha filha adquiriu a Cameo e segundo ela a agulha está travada, a catraca não sai do zero. Tem algum segredo. Obrigado e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  35. oi Grice...sou novata com a maravilhosa maquininha...na verdade ela nem chegou ainda...ehehehe...gostaria de uma ajudinha...que papel que eh usado para imprimir os arquivos que depois sera cortados pela silhouette? fica perfeito, parece feito na grafica....grata, Luciane

    ResponderExcluir
  36. grata duvida sanada deus abencoe por ajudar noizii principiantes

    ResponderExcluir
  37. grata duvida sanada deus abencoe por ajudar noizii principiantes

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde. Minha Silhuette está cortando mais do lado direito do que do outro. O que é isso?

    ResponderExcluir
  39. Olá.
    Adquiri um projeto na internet de um convite, mas ele não corta direito.
    Tem como eu saber se esse projeto está com defeito?
    Existe alguma função para isso na silhouette?

    Aguardo anciosa.
    Obrigada desde já.
    Camila.

    ResponderExcluir
  40. Boa noite.
    Gostaria de saber se existe em Brasília alguma loja para manutenção da silhouette cameo.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  41. Boa noite.

    Sabe me informar se existe alguma assistência técnica aqui em Brasília para a silhouette cameo? Os roletes da minha silhouette não estão girando.

    Obrigada ;)

    ResponderExcluir
  42. Olá, estou tendo problema na minha silhouette, principalmente quando corpo vinil o corte à medida q vai descendo vai saindo do lugar desejado, totalmente desalinhado, ja fiz a calibração mas nao teve efeito, se alguem poder me ajudar eu agradeço muito.

    ResponderExcluir
  43. Boa Noite Grice,
    Já trabalho ha um tempinho com minha silhouette, mas hj ela começou a me dar trabalho. Me parece que aquela esteira preta afrouxa, faz um barulho estranho desalinhando todo o papel, e assim já perdí diversas folhas. O corte vem muito pra direita, quase rasgando a base de corte.
    A Lâmina, está no número correto(3 para cartolina lisa), nas setinha do visor deixei em Load Cutting mat, os roletes sobre a base de corte, ou seja, até onde sei a configuração correta.
    Até pensei em levá-la a uma assistência, mas até onde eu sei, a mais próxima do Rio de Janeiro é em Belo Horizonte! Estou quase desistindo dela!
    Será que vc pode me ajuda?
    Muito obrigada desde já
    Marília Conti

    ResponderExcluir
  44. Olá, quero comprar uma silhouette, qual vc me indica? A cameo ou. Curio ?

    ResponderExcluir
  45. Tenho duas silhouette a aproximadamente dois anos e elas vem apresentando alguns defeitos, existe algum lugar que conserte/faça manutenção nos equipamentos?

    ResponderExcluir
  46. oi sou o Adilson e trabalho com silhoutte ja faz tempo hj, fiz uma atualização e fica dando um erro "a placa de corte selecionada é muito larga para ser usada com o dispositivo silhouette especificado. Selecione uma placa de corte compativel e tente outr vez"
    Como ajusto isso????

    ResponderExcluir
  47. oi, eu queria fazer aquelas cartelas hora da gravata, onde ela recorta, mas o adesivo fica recortado na cartela para ser destacado, tem como fazer isso na silhoete

    ResponderExcluir
  48. Boa Noite Grice, estou querendo comprar a silhouette, mas vou ser bem sincera não sei nada sobre e gostaria de saber se é difícil trabalhar com ela e qual a melhor para eu começar, não domino o computador ainda tem jeito kkk.

    ResponderExcluir
  49. Adorei as dicas! Estava usando a lâmina do jeito errado. Agora sim sei que tem que mudar manualmente. Obrigada!

    ResponderExcluir
  50. Olá faço artesanato a algum tempo. E resolvi comprar uma silhouette . Estou enlouquecendo pois não consigo cortar nada ela somente faz um leve risco. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!! Ficarei muito feliz.
Obrigado por sua mensagem.
Farei o possível para responder em até 48 horas.
Pode demorar um pouco porem não deixarei esperando por mais de 72 horas.
Se precisar de ajuda mais imediata, você pode ligar.
Obrigada e volte sempre para ver sua resposta.
Grice