domingo, 6 de abril de 2014

Versão 3 do Silhouette Studio, o que mudou?

Oi gente tudo bem?
Hoje vamos conversar sobre Nova Versão do Silhouette Studio, nova com letra maiúscula mesmo, pois nunca antes vimos mudanças de software com tantas alterações.
Eu ainda estou descobrindo as mudanças por intermédio da nota de release da Silhouette America, e visualizando as novas ferramentas e recursos.
Além da Nota de Release tenho visto que muitas alterações foram idênticas as ferramentas do Software da Graphtec então algumas coisas estou vendo pelo manual se esta igual mesmo!
Mas percebo que poucas são as mudanças profundas e o que me deixa mais observativa é  a idéia é sofisticar mais o software e então aquelas ferramentas fáceis que eu sempre disse que era fácil de mexer, estão se tornando mais sofisticadas e com mais técnicas para desvendarmos.
Eu particularmente não gostei de algumas coisas, como por exemplo poder arrastar um padrão de preenchimento, papel digital, para dentro da biblioteca, mas a Silhouette America informou que já detectaram alguns "probleminhas" de versão e que já estão dando novas soluções. Tomara que essa função volte para o Studio Designer. 
Mais o que importa é que vamos nos adaptar sim as novas mudanças!
Vamos lá?
Aos poucos vou colocando aqui para vocês as novas configurações.

O layout em geral não mudou muito em relação aos Painéis, Botões e Menus.
Só tivemos algumas inserções como a mãozinha para navegarmos na página de mídia com o mouse, botão de Sombra, e Aninhamento.
Tivemos também alterações na Configuração de Corte e no Enviar para Silhouette.




Primeira grande mudança foi interface com o usuário e página inicial do usuário vem assim:



 Se escolhermos a "fatia da pizza" Design vamos para as Configurações de Página.
Uma coisa bem legal daqui é que agora a seleção  do tamanho de página, por exemplo A3, pode ser definida a partir dessa lista.  Mas senti falta da base de corte 12"x24". Eles vão ter que dar opção de usar usar essa base, pois só uso ela e faço print and cut na folha A3.
As demais funções permanecem as mesmas.



Se escolhermos a "fatia da pizza" Loja vamos para a loja on line onde continua nos disponibilizando milhares de arquivos dos mais diversos temas e categoria.
As opções de assinaturas  aumentaram né, isso não foi mudança de versão não, já ocorreu a pelo menos um mês, eu é que não tinha feito post sobre isso. 
O legal é que temos mais opções de assinaturas entre aquelas 4 opções de antes, agora temos assinatura trimestral, semestral, com preços variados, eu já falei aqui no blog,vale a pena entender como funciona as assinaturas, só que agora temos muitas outras opções.


Se escolhermos a "fatia da pizza" Abrir podemos já escolher um arquivo da pasta do comprador para  trabalharmos.
Essa ferramenta não teve alterações vale as mesmas regras de extensão de arquivo que podemos abrir no studio, assim como continuamos a salvar os arquivos nas mesmas extensões de antes.
Veja mais sobre Importar x Abrir 



Se escolhermos a "fatia da pizza" Biblioteca vamos acessá-la com as mesmas funções de antes.

Essa tela inicial apenas mudou o jeito de acessarmos esses 4 menus essenciais para começarmos nossos trabalhos. 
Ou começamos um arquivo do zero, Design, ou vamos abrir um arquivo já salvo na Biblioteca, ou na pasta do nosso computador, Abrir,  ou vamos começar comprando um arquivo na Loja on line! Simples assim.

Mas gente assim de cara o que mais mudou?

Na verdade não vi a mudança como ganho de mais funcionabilidades,  e sim mudança de interface, cores e layouts, ganhamos alguns poucos recursos e perdemos outros, como também alguns tiveram apenas mudanças visuais:

1 - Não temos mais a Tesourinha que definia os estilo de corte (No Cut , Cut, Cut Edge, Perfurar Perfurar ou Edge) agora teremos que escolher a camada! Gente isso merece um post a parte né!!!

2 - Possibilidade de arrastar um padrão de preenchimento para a biblioteca na versão Designer, mas isso já perdemos em uma outra ocasião de alteração de versão e voltaram com a opção, então acho que essa a gente não vai perder, eles vão ajustar.

3 - Capacidade de compartilhar seus arquivos com outros usuários que não tiverem a mesma versão que vc criou o arquivo. Ou seja, se vc criou seu arquivo na versão 3 ele não vai abrir em uma versão anterior. Gente isso acontecia lá em 2010, de arquivos criados em versões diferentes, eles corrigiram e não ocorreu mais esse fato, pelo menos não mais comigo. Nessa versão é fato de que não conseguiremos abrir arquivos versão 3 para quem não atualizou o software, por isso tomem muito cuidado com isso quando forem optar pela atualização ou não da versão.

4 - Não temos mais como escolher a fonte do texto passando pelas setas do teclado.
Quando escrevíamos um texto escolhíamos a fonte pelas setas do teclado ou digitando a fonte que gostaríamos, saltando imediatamente para a fonte escolhida, isso agora não é possível, o que fica mais chatinho ter que rolar as opões com o mouse.

5 - Lembram que tínhamos umas 8 cores para personalizar nossa tela? Agora temos somente 3 opções entre o azul e o cinza, eu adora colocar minha tela vermelha!!! O local para personalizarmos as cores continua no mesmo lugar,  mas ganhamos mais um acesso ao Menu Preferências.


O Menu preferência não vem mais em uma janela pop-up e sim na barra lateral a direta como são os outros menus. Para queremos altear por exemplo a unidade de medida que estamos trabalhando devemos clicar o menu Geral para realizar as alterações.



6 - Tivemos a inserção de duas ferramentas de desenho a mão livre, bem legais!! 

 

7 - Voltamos a poder importar arquivos na extensão PDF, temos que ver agora se será possível realizar o rastreio mesmo com PDF de boa qualidade.

8 - Foi inserido o texto vertical mas o vertical dele é apenas uma rotação de 90 graus. Não vi sentido nesse menu. Quando eu quero texto vertical eu desagrupo e faço o posicionamento manual.

9 - Corte por Cor! Isso precisa de mais estudos, na verdade é como se fosse o estilo de linha, onde escolhemos o que será cortado ou não. Como também quando precisamos cortar várias partes da figura (punchart) e usamos a cor de preenchimento para identificar em quais cores de papel iremos cortar as partes. Entendo que essa função seria para ajudar mas continuamos tendo que fazer manualmente a separação da camada por cor!!! Mas vamos estudar mais o assunto!!

10 -Temos a opção de Exportar a Bilblioteca, salvar em uma pasta do computador seus arquivos na forma que estão organizados atualmente.
 
Bom gente, o post já esta enorme!!! não dá para falar de tudo ao mesmo tempo!!!
Vamos aos poucos falando dos outros menus!!!
Espero que as informações dessas primeiras impressões ajudem vocês a conhecer mais o software. 
Lembrando que a maior alteração é o salvamento dos arquivos!!!! Caso vc migre para o V3 e salve arquivos, você não poderá abrir numa versão anterior!!!

Bom aproveitem as dicas e se quiserem também compartilhar alguma informação, o blog esta de portas abertas!!!
E não deixem de colocar aqui nos comentários o que você achou de todas essas mudanças!!!
Até a próxima!!
XOXO
Grice

4 comentários:

  1. Oi Grice
    Bom saber que escreveu sobre ele. Ainda não atualizei e vou ler seu post quando atualizar. Mas pelo que andei lendo, tenho que dizer que realmente me passa a impressão que ficou mais difícil mesmo, mais profissional, o que acaba distanciando o software e a máquina daquelas pessoas que tem mais dificuldade ou até menos tempo pra se dedicar. Eu mesma ainda estava aprendendo muita coisa e agora já vi umas mudanças que vou ter que estudar mais, de novo...rsrsrs!!
    Bjo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Grice. Baixei ontem a nova versão e a princípio QUASE CHOREI!!! Pensei comigo: O QUE VOU FAZER AGORA? COMO CORTO MEUS PROJETOS???" Mas depois respirei fundo, fui lendo, olhando, fazendo alguns testes e, pelo menos cortar e vincar, já estou conseguindo. Esperamos que nessa nova versão possamos fazer muitas coisas lindas, não é? Bjss... adorei suas dicas.

    ResponderExcluir
  3. olá dona Grice ...
    aqui no meu tem sim essa ferramenta: base de corte 12"x24 ...
    eu estava com a seguinte versão: silhouette-studio_v2.9.45
    depis atualizei para a seguinte:silhouette-studio_v3.0.343
    e agora estou a utilizar a seguinte: silhouette-studio_v3.0.531
    infelizmente nestas duas ultimas eles não voltaram com a ferramente de calibragem ...

    beijos ...

    ResponderExcluir
  4. Olá Grace!

    Estou precisando da sua ajuda em relação ao botão SOMBRA,tenho o Studio Edition e não consegui até agora achar uma explicação na internet que ensinasse como usar.Se puder responder,agradeço de coração!Bjinhos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!! Ficarei muito feliz.
Obrigado por sua mensagem.
Farei o possível para responder em até 48 horas.
Pode demorar um pouco porem não deixarei esperando por mais de 72 horas.
Se precisar de ajuda mais imediata, você pode ligar.
Obrigada e volte sempre para ver sua resposta.
Grice