terça-feira, 10 de julho de 2012

Silhouette e seus acessórios - Parte 1

Oi gente, tudo bem?
Espero que estejam todas bem, eu ando meio devagar aqui no blog né!!! Estava com uma virose, as meninas gripadas, o clima de Brasília essa época é tudo de ruim, e ainda estou com a secretaria de férias.... imaginem como ando..... loucura total....

Mas hoje passei por aqui para falar para as silhueteiras que estão iniciando o uso da máquina.
Tenho recebido emails me perguntando sobre os acessórios. Muitas pessoas estão iniciando seus trabalhos com a maquina e me perguntam quais acessórios já podem comprar.
Gente, eu entendo que a empolgação é total.... sei bem como é isso, mas muita calma nesse momento, para  não nos arrependermos depois de termos comprados acessórios que não vamos usar....
Eu sempre falo nas minhas respostas que o investimento na máquina sempre depende do seu objetivo com ela!!!
Então aqui vou colocar para voces alguns comentarios sobre os acessórios da nossa tão querida maquininha.

Vamos listar aqui quais acessórios temos da marca Silhouette e vamos explorá-los um por um aqui no blog.

- Fabric interfacing/Interface tecido
usado para cortar tecidos na máquina. Colamos a interface no tecido com o ferro e colocamos na base para corte.      

- Fabric ink
tinta para aplicação em roupas

- Silhouette Rhinestones
 Aplicação de pedras em tecido, por transferência de calor para passá-las para roupas, cartões, tecidos.

- Sketch pens
Canetinhas para utilizarmos tanto com nosso arquivos de corte como também com os arquivos categorizados em desenho. As Canetas se encaixam diretamente no suporte da lâmina.

- Adhesive Cardstock
 Cartolina adesivada. cortamos nossos arquivos sem se preocupar com adesivo.

- Magnet Paper
Papel especial para impressão ímã.

- Temporary Tattoo Paper
papel próprio para impressão tatuagem. Podemos imprimir projetos na impressora jato de tinta e cortamos na silhouetteo contorno do projeto para aplicação da tatuagem temporária.   

- Etching creme
técnica de jateamento de vidro

Quando adquirimos a Silhouette seja ela SD ou a Cameo o que vem nela é o suficiente para já comecarmos nossos cortes!!!
Para quem  ainda não conhece a maquina e está decidindo pela sua compra, aqui algumas infrmações básicas:
A Silhouette CAMEO é uma ferramenta eletrônica tipo uma impressora que com uma lamina corta papel, cartolina, cardstock, vinil, tecido... Ela é portátil e bivolt. Ela é para uso pessoal e deve ser conectada ao PC ou MAC com um cabo USB. Sua Base e área para corte tem o tamanho de uma folha de Scrap, 30,5x30,5cm.
Com o uso do Software Studio podemos comprar arquivos, fazer seus proprios projetos.
Além de cortarmos nosso projetos como  Layouts, Álbuns, Cartões, Convites, Caixas, Home Decor, Projetos 3D, Projetos de desenhos, podemos também cortar o contorno de uma imagem jpg utilizando o Print and Cut.
A sua instalação é super simples basta conectar o cabo USB Maquina-PC e o cabo de energia Maquina - tomada e começar a desvendar suas diversas possibilidades!!!
Vamos lá!!!

E o que acompanha a linha Silhouette?
Primeiramente o que vem incluso na compra:

- Maquina Silhouette CAMEO
- Software Silhouette Studio para Windowns XP/Vista/7 ou Mac OS X (*)
-  Cabo de energia, cabo USB
- 01 lâmina de corte
- 01 base plástica de 31cm para recorte de papéis
- Guia de instruções
- 51 arquivos free (**)

(*) O software que vem na maquina esta com a versão anterior a última já lançada pela marca, que é a versão 2.5.0. Por isso não precisa instalar a versão do CD, pode ir direto no site e baixar a ultima versão.

(**) Se instalarmos o software pelo CD faremos o download dos arquivos free que vem de brinde, porem estaremos com uma verão já defasada. Então mesmo que voce baixe a versão atualizada pelo site voce pode fazer o download dos arquivos free.  Veja aqui como baixar arquivos free


Vamos agora aos acessórios, primeiramente vamos falar da Lâmina e da Base de corte.

Lâmina de Corte

 A Lamina da Cameo tem algumas vantagens sobre a lamina da SD
Na Silhouette SD temos tres cabeças (amarela, azul e rosa) que devem ser trocadas de acordo com o tipo de papel/midia. No caso de desgaste da lamina podemos trocar apenas o refil não precisando comprar novamente a parte preta e as cabeças coloridas.
Esse tipo é chamada de Lâmina de Tampa.



Na Silhouette Cameo a Lamina agora é de Catraca a Lamina fica dentro da parte preta não sendo possível a troca apenas da lamina como na SD. Porém temos 10 niveis de corte, isso melhorou e muito a qualidade dos cortes em papeis com gramaturas mais altas não precisando mais fazer corte duplo na SD nos papeis mais grossos.
o ajuste na numeração da lamina é fácil, basta encaixar a tampa cinza (que tem tambem pregada na maquina perto do suporte de encaixe) de modo que a seta da parte cinza coincida com a linha vermelha da lâmina. Para ir para o numero desejado rode a tampa da catraca. A escolha da numeração é de acordo com o tipo de mídia que vc esta trabalhando e ela é sugerida no software quando voce manda  cortar.



Nesse post tem explicações sobre Configurações de Corte.

 
Vejam que tem 3 tipos mais usados de papel:

Papel de impressão (leve e medio): papeis finos, tipo os que usamos na impressora
Papel padronizado (Leve e medio): geralmente o papel de scrap uma face
Papel cartão (médio e pesado): papel de gramatura mais grossa, cardstock, papel de scrap dupla face.

Os numeros menores expoõ menos a lâmina e são usados para cortar papeis mais finos.
Consequentemente os nuemros mais altos expoe mais a lamina fazendo cortes em papeis mais grossos.
 Já para os outros materiais (vinil, tecido, transparencias, transfer, folha magnética, folha de tatuagem, tecido, etc... as configurações são sugeridos pelo software.

Vale ressaltar que podemos intercambiar o uso das laminas entre as Silhouette SD e Cameo. Ou seja, eu posso usar a lamina da SD na Cameo e vice-versa.

Uma dica para aumentar o tempo util da lamina é separar uma para cada tipo de mídia que voce usa. Por exemplo, tenho uma lamina para tecido, que exige demais do fio, e outra para papel. Do mesmo jeito que separamos nossas tesouras de acordo com o tipo e midia.


Problemas com a lâmina

tem muita gente que no inicio do uso da maquina reclamou muito que a lamina não funcionava bem depois de alguns cortes!!! Eu andei pesquisando muito sobre isso nos ultomos mesmes e até mandei email para o suporte da Silhouette America. 
Eu particularmente não tive porblemas com a minha, mas usá-la de maneira correta conta muito para sua durabilidade. Não use numeros baixos para papeis grossos, assim voce vai forçá-la.
Então vou postar aqui 3 sugestões de soluções:

1 - Limpar a lâmina. Muita gente fala que pequenos pedaços de papel fica preso dentro da lâmina, assim o corte pode ser mau feito. Para limpar use uma agulha de costura ou alfinete para limpar quaisquer pedaços de papel em torno da lâmina.
Mas gente muito cuidado para não estragar a lamina. Eu confesso que nunca precisei fazer isso. Mas a limpeza pode melhorar a qualidade de corte sim. Mas cuidado!


2 - Algumas revendas de maquina tiveram alguns lotes de lamionas com defeito. Se você já tentou limpar sua lâmina e ainda assim ela continua nao cortando direito, voce pode estar com uma lamina com defeito. entre em contato com a loja que vendeu a maquina e veja se eles mandam uma lamina nova.

3. E a ulttima solução é que a lâmina pode estar realmente desgastada. Dependendo do nosso numero de cortes e de projetos a lamina desgasta mais rápido. É dificil prevermos o tempo util de uma lamina pois depende muito da nossa produção. Caso voce faça muiotos projetos tenha sepre uma ou duas laminas de reserva.


Base de Corte

Gente, essa base de corte já deu muito o que falar né. Primeiro acho ela de qualidade bem inferior do que a base da SD, que é bem mais encorpada. Depois como é muito fina tem mais chances de quebrar se não tomarmos cuidado o seu manuseio.
Mas eu uso bastante "meu tapetinho" e ele dura muito sim, principalmente se fizermos limpezas e manutenções periodicas....
Quando começamos a usar a base ela esta nova, sem marca nenhuma e bem pegajosa né!!!
Mas gente, isso dura pouco e logo ela não estará com cola suficiente para segurar o papel. 
Para tirar essa pegajosidade demasiada eu faço corte em cartolinas, aproveitei para cortatr vários arquivos de testese novos projetos, ou "bato" um pano para tirar mais a cola.
nos primeiros cortes é normal a base ficar riscada, sempre riscará, e para evitar rasgar a base, no caso de cortes iguais em grande quantidade eu ja sugeri no Fórum que mudem a posição dos desenhos na base para evitar um mesmo corte várias vezes no mesmo lugar.
E a manutenção da base é super importante para sua durabilidade!

Faço sempre uma limpeza para tirar a poeira e os restinhos de papeis e quando o papel já não esta aderindo muito eu uso cola reposicionavel spray, aquelas colas que vc "spreia" e o papel adere melhor mas não cola definitivamente.
Eu lavo minha base sempre que necessário, lavo com água e sabão. Esfrego o sabão neutro (nada de abrasivos) com uma bucha de cozinha, tome cuidado para não quebrar a base. Penduro e deixo secar, não passo pano, pois a sujeirinha, fiapos que sempre ficam nos panos volta a sujar a base. Depois de lavada e seca a base estará lisinha. Notem que a cola não sai completamente, nunca sairá, mas essa cola não é mais suficiente para segurar o papel na hora do corte, então para que o papel não deslize na hora do corte eu "spreio" uma colinha e deixo secar uns minutinhos antes de usar. Eu uso o Spray da 3M. Cola Reposicionável que cola e descola sem rasgar.


Pocisionamento da Base

Agora gente tem mais uma coisinha sobre a base, ela tem que estar posicionada dentro dos roletes brancos.
Veja que no lado direito da maquina, em frente a barra de rolo, tem uma alavanca azul. Essa alavanca tem que estar posicionada para baixo fazendo contato com as bordas do tapete e fazenco com que ele fique preso. Se a alavanca estiver para cima o tapete não estara preso e dançará na hora do corte.
Esses rolos podem ser posicionados de acordo com o tamanho do tapete que voce estara usando. Portanto caso tenha tapetes da Silhouette SD, tamanho A4, pode usá-lo também na Cameo, basta para isso espaçar adequadamente os roletes brancos para segurar as bordas da placa de corte ou de outras mídas, como o vinil.

Pocisionamento dos roletes para base tamanho 30,5cm x 30,5cm


Posicionamento dos roletes para base tamanho A4 ou vinil tamanho pequeno


Podemos ajustar os roletes, levantando a alavanca e deslizando os mesmos para o local indicado, de acordo com o tamanho da base. 

 Gente, esse post já está muito grande, por enquanto aproveitem as dicas e caso tenham dúvida perguntem aqui pelos comentários.
Logo venho com as outras dicas dos acessórios. ok??
Até breve!
Grice

47 comentários:

  1. Obrigadão!
    Tenho a silhouette antigona e pouco uso. Irei aproveitar suas dicas para fazer um treinamento.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Grice,


    Perfeita a sua explicação. Você não têm noção de quão valiosas foram suas informações. Obrigada de todo coração por compartilhar seu conhecimento. Pessoas como você merecem todo nosso agradecimento.

    Bjk.

    Sonia

    ResponderExcluir
  3. Ótimo!!apesar de já estar usando a maquininha, eu li tudinho omo se fosse a primeira vez. Obrigada e beijocas.

    ResponderExcluir
  4. Onde encontro a lâmina de corte para comprar, a minha gastou esta parte preta aonde encaixa as tampinha coloridas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Acesse o link do mundo silhouette que tem uma loja virtual que vende a lâmina

      Excluir
  5. Oi Grice,
    Conheci o seu blog agora, através do Guia do Scrapbooking e tô amando. Recém adquiri a silhouette cameo e me surgiram algumas dúvidas que já começaram a ser solucionadas com o seu post. Mas queria te fazer duas perguntinhas:
    1. Para usar o vinil na Cameo eu posso comprar um vinil comum, desses que se compra em lojas de artesanato?
    2. O tecido pode ser usado com termo colante comum também ou tem que ser comprado especificamente o que é vendido pela Silhouette Brasil?
    Obrigada por sua generosidade e por compartilhar todo o seu conhecimento com a Cameo. Sucesso pra você. Beijos. Paula Moura

    ResponderExcluir
  6. Grice,
    Obrigado...Comprei a máquina agora e estou dando os primeiros passos.
    E com suas informações tenho conseguido fazer algumas coisas...mas!!! vou chegar lá...rsrs...Bjkss

    ResponderExcluir
  7. Oi Paula, obrigada pelo comentario. Te mandei email te respondendo ok? Qualquer dúvida posta comentario ou me manda email, ok?
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grice,

      Estou amando seu blog!!! Parabéns!!!

      Tenho a mesma dúvida da Paula, me ajude também, por favor!!!!

      Beijos

      Excluir
    2. Eu queria a mesma resposta da Paula. sule.artes@hotmail.com

      Excluir
  8. Oi Sonia,
    Obrigada pela visita!!!
    Adoro compartilhar sobre Silhouette.
    bjos

    ResponderExcluir
  9. Flor, acabei de comprar minha Silhouette, e estou perdidinha, seus post estão me ajudando muitoooooo
    só tenho duvida sobre o corte em volta da arte que eu faço.....e eu clico no link do forum mas não abre...pode passar o link por gentileza?
    Muito Obrigadaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola preciso produzir tatuagem temporárias com brasoes dos times da semi final da copa brasil
      alann@dialogourbano.com.br
      aguardo seu contato

      Excluir
  10. Olá Grice, primeiramente obrigada por compartilhar seus conhecimentos da máquina conosco.Acabo de comprar minha Silhouette e tenho uma dúvida: tenho muitas imagens em SVG e quando altero a extensão para PNG e colo a imagem dá uma mensagem de erro dizendo que a imagem está em baixa resolução e que o corte será prejudicado e que tenho que diminuir a imagem para que seja cortada corretamente. O problema é que isto está acontecendo depois que atualizei a última versão e todos os meus arquivos são em SVG pois possuo também a Cricut.Vc já viu este erro? Super obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Olá Grice, primeiramente obrigada por compartilhar seus conhecimentos da máquina conosco.Acabo de comprar minha Silhouette e tenho uma dúvida: tenho muitas imagens em SVG e quando altero a extensão para PNG e colo a imagem dá uma mensagem de erro dizendo que a imagem está em baixa resolução e que o corte será prejudicado e que tenho que diminuir a imagem para que seja cortada corretamente. O problema é que isto está acontecendo depois que atualizei a última versão e todos os meus arquivos são em SVG pois possuo também a Cricut.Vc já viu este erro? Super obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Oi Milena,
    vc precisa fazer o rsatreio da imagem, veja aqui nesse post,
    http://scrapembrasilia.blogspot.com.br/2011/06/dicas-silhouette_20.html
    e qualquer dúvida estou a disposição.
    bjos
    Grice

    ResponderExcluir
  13. Oi.... anônimo, rs... vc não deixou nenhum nome e nem contato também!!! Espero que me faça uma outra visita!!! ;-))
    olha só, nunca vi esse erro, vc jpa tentou alterar para DXF e ver se dará certo?
    vc usa a versão free?? Pela versão para designer voce abre direto os arquivos extensão SVG, talvez valha a pena vc ter essa versão e vive tendo promoçõe no preço dela.
    Me manda um email me contanto como vc faz essa conversão e vejo se posso te ajudar, ok?
    Te aguardo!
    silhouettebrasilia@hotmail.com
    abs
    Grice

    ResponderExcluir
  14. Olá. Onde é possível adquirir uma lâmina para a Cameo? Não encontrei em nenhuma loja virtual (nacional) e estou aguardando a aprox 2 meses. Acho um desrespeito com o consumidor que vendam a maquina mas não tenham lâminas para reposição.

    ResponderExcluir
  15. Oi Ale, tudo bem?
    obrigada pela visita, volte sempre.
    Vc tem toda razão quanto a falta de estoque nos representantes nacionais, mas também tem o lado de que a importação esta cada vez mais demorada, ainda mais com as greves aqui do Brasil, infelizmente a culpa também é nossa!!!! rs,rs...
    Mas olha eu tenho uma lamina nova que ainda não usei se vc etiver mesmo precisando posso te vender. me manda email ok? silhouettebrasilia@hotmail.com
    abs
    Grice

    ResponderExcluir
  16. Oi Grice!

    Vi em alguns sites que eles possuem um suporte com lâmina específica para tecido. Isso é verdade?

    É uma lâmina igual a que vem com a Silhouette Cameo mas o suporte dela é azul.

    Sabe algo sobre isso?

    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Oi Lidiane, tudo bem?
    Obrigada pela visita.
    sim a Silhouette America lançou uma lamina com o corpinho azul justamente para utilizarmos em tecido e não misturarmos com a lamina de papel. Elas são idênticas, iguais apenas com a cor para diferenciar mesmo...Não é que ela é especifica para tecido, é apenas para diferenciarmos uma Lâmina para papel e outra para tecido, igual como fazemos com as tesouras, ok????
    Espero ter ajudado!
    Beijos!
    Grice

    ResponderExcluir
  18. A lamina de corte qual a durabilidade dela e mais ou menos quanto tempo???
    obrigada Luciana

    ResponderExcluir
  19. Ola ! gostaria muito de saber qual a durabilidade da lamina da silhouette ? muito obrigada a esposa de fabio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana,
      a durabilidade depende muito do uso, do tipo de papel que vc usa... os papeis de gramatura mais lata, puxam mais da lamina que logo cegam.... quanto mais vc corta e tipos diferentes de mídias mais a lamina vai perdendo o fio.... portanto a durabilidade da lamina e muito relativa. depende do uso mesmo. eu que tenho feito projetos de festas, troco de lamina a cada três meses!!!!
      Obrigada pela visita e se ainda tiver dúvidas ou precisar de alguma coisa estou a disposição.
      bjos
      Grice

      Excluir
  20. Boa Grice faço bordados em pedraria mas agora todos estão querendo em hotfix mas os
    moldes são caros para fazer se comprar uma silhouette eu vou conseguir fazer agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  21. Boa Grice faço bordados em pedraria mas agora todos estão querendo em hotfix mas os
    moldes são caros para fazer se comprar uma silhouette eu vou conseguir fazer agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  22. Oi Angela,
    o Software Designer Studio da Silhouette vem com a ferramenta em que voce transforma qualquer arquivo/desenho em modelo de aplicação em que usamos as pedras. a maquina corta justamente o molde para vc aplicar. Acredito que se vc tiver a maquina terá como fazer seus próprios moldes.
    Se ainda tiver alguma dúvida pode me escrever que gente conversa melhor. ok????
    Obrigada pela visita.
    bjos
    Grice

    ResponderExcluir
  23. Ola Grice!
    Toda imagem que coloco no silhouette studio aparece aquele triangula amarelo falando da baixa resolucao. O que posso fazer?
    Agradeço desde já,
    Flavia

    ResponderExcluir
  24. Oiiiiiiii Grice,

    Você já fez o teste da troca de lâminas? Minha lâmina da SD já está gasta, posso então, em vez de comprar outra SD, comprar a lâmina da Cameo? Ela se encaixa, mas você sabe se obedece os comandos normalmente? :)

    Seria ótimo, já que a difereneça de preço é de mais de R$ 120,00... :(
    Bjs
    Amo seu blog! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Prikylla, tudo bem?
      Obrigada pela visita.
      Vamos lá, voce pode usar sim lamina da Cameo na SD e vice-versa, elas encaixam direitinho em ambas as maquinas. Quando voce enviar para silhouette para o corte, voce deve informar qual lamina esta usando. Nas configurações de corte, na hora de mandar cortar voce pode fazer essa escolha, ok?
      Espero ter ajudado!
      Mas qualquer coisa me escreve ou deixa recadinho, ok??
      bjos
      Grice

      Excluir
  25. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Gostaria de saber sobre o software. Ele funciona como se fosse um Corel Draw? Dá para a gente fazer a arte ou tem que comprar?
    Obrigada.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Luiza,
      Tudo bem? Obrigada pela visita!!
      O software da Silhouette, o Studio, não é tão completo como o Corel, que tem mais ferramentas para desenho, mas tem ferramentas suficientes para voce trabalhar sua arte, iniciada do zero, ou importada em DXF. Os arquivos de corte também podem ser comprados pela loja on line da Silhouette America. Podem ser feitas no Corel, salvas em DXf e abertas no Studio para corte na Silhouette.
      Espero ter te ajudado, mas qualquer coisa me escreve ou deixa recadinho, ok??
      bjos
      Grice

      Excluir
  27. Grice, boa noite.
    Estou querendo saber se a Silhouette corta acetato.
    E, se, tem como e, se, vc já fez relevo com a silhouette.

    beijos
    Neide

    ResponderExcluir
  28. Oi Neide,
    tudo bem? Obrigada pela visita!
    A silhouette não corta acetato grosso, corta no maximo uma folha de transparencia numa gramatura mais alta.
    Quanto a relevo, eu uso a bigshot para meus corte. A Silhouette não trabalha muito bem quando o assunto é relevo!!!
    Espero ter te ajudado, mas qualquer coisa me escreve ou deixa recadinho, ok??
    bjos
    Grice

    ResponderExcluir
  29. Oi Grice, li suas dicas sobre o corte da lamina. a minha cegou em 15 cortas de caixinhas, eu achei o desgastes muito rápido. é assim mesmo. vc fala de só trocar o refil. como eu acho este refil e como faço a troca? aguardo sua resposta, Abraços Ana

    ResponderExcluir
  30. Olá! Adorei seu blog,estou pesquisando para comprar uma Silhouette para ramo de festa infantil, e vc me ajudou muito. Minha pergunta e quase a mesma a anterior da Natalia, pq pretendo cortar caixinhas tb... o que vc orienta sobre a lâmina...tb vi umas maquinas de corte por facas será que são mais indicadas? Aguardo sua opinião!

    ResponderExcluir
  31. Olá! Adorei seu blog,estou pesquisando para comprar uma Silhouette para ramo de festa infantil, e vc me ajudou muito. Minha pergunta e quase a mesma a anterior da Natalia, pq pretendo cortar caixinhas tb... o que vc orienta sobre a lâmina...tb vi umas maquinas de corte por facas será que são mais indicadas? Aguardo sua opinião!

    ResponderExcluir
  32. Preciso urgente de uma lamina pra hj.. alguem me ajuda

    ResponderExcluir
  33. Olá, boa noite estou pretendendo adquirir uma mini plotter silhouette portrait , quais os tipos de papel que devo usar e para imprimir em tecido quais os acessórios que devo ter?Meu e-mail é rosilene_oliveira@oi.com.br. Grata Rosilene.

    ResponderExcluir
  34. Olá , boa noite.Estou pretendendo adquirir uma mini plotter silhouette portrait e gostaria de saber quais os papeis utilizados e para fazer impressão em tecido quais os acessórios. Grata .

    ResponderExcluir
  35. Estou querendo adquirir a Mini Plotter Silhouette Portrait e gostaria de saber quais os tipos de papel que devo usar e quais os acessórios que eu irei precisar para imprimir em tecido. Grata.

    ResponderExcluir
  36. Oi Grice. Suas dicas tem sido preciosas. Obrigada, você é fantástica! Comprei minha cameo há 8 meses e ainda tenho muito o que aprender. Não sou profissional, comprei minha silhouette por amor á minha filha, digamos assim. Ano passado fiz a festinha dela e tomei gosto... esse ano ao buscar uma forma de cortar imagens me deparei com a silhouette. Foi amor à primeira vista!!! De lá pra cá, fiz\ a festinha dela esse ano, inclusive arriscando as letras em 3D e forminhas de doces personalizadas... amei e outros também! Alguns pedidos surgiram depois disso... agora estou aprendendo o corew para atender melhor alguns projetos... o universo do scrap é maravilhoso... nunca pensei em trabalhar profissionalmente com isso, pois sou psicóloga. mas aos poucos esse universo vai entrando na alma... Bem, mas ainda não testei tudo o que é possível com essa maquininha maravilhosa. Agora quero tentar o vinil. já tenho o material, mas pintou a dúvida: Posso usar a lâmina de corte em papel, que é a única que tenho, para cortar o vinil sem prejudicar o corte dela no papel? Há um mês comprei uma lâmina para repor, caso precisasse. Se for o caso, coloco essa mais antiga para cortar vinil (posso usar a mesma no corte de tecido-que ainda não experimentei tb?) e a nova para o papel. O que vc acha melhor? Um grande abraço em seu coração!

    ResponderExcluir
  37. Boa noite Gracy,
    Necessito de ajuda? peguei seu endereço pela serilon.
    A lâmina de corte estava funcionando perfeitamente, após fazer um ajuste de corte, ao colocar novamente ela marca mas não corta. Eu fiz uso da máquina com testes em aulas e para montagem do meu mostruário para meu site. Já fiz este tipo de ajuste antes e isso não aconteceu. Desde já te agradeço.
    meu email pinho362@gmail.com


    ResponderExcluir
  38. Boa noite Gracy,
    Necessito de ajuda? peguei seu endereço pela serilon.
    A lâmina de corte estava funcionando perfeitamente, após fazer um ajuste de corte, ao colocar novamente ela marca mas não corta. Eu fiz uso da máquina com testes em aulas e para montagem do meu mostruário para meu site. Desde já te agradeço.

    ResponderExcluir
  39. Onde encontro aqui em Brasília o dvd ou cd que ensina como usar a silhouette?E posso utilizar papel canson,vergê e outros do tipo na Silhouette,qual lamina usar?Quando retiro o trabalho da base de corte ele fica enrolado é assim mesmo?Como faço para reaproveitar as sobras de papéis?Sou Tide Nogueira.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!! Ficarei muito feliz.
Obrigado por sua mensagem.
Farei o possível para responder em até 48 horas.
Pode demorar um pouco porem não deixarei esperando por mais de 72 horas.
Se precisar de ajuda mais imediata, você pode ligar.
Obrigada e volte sempre para ver sua resposta.
Grice