quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Configurações de Corte Silhouette





Oi Meninas, tudo bem?
Desde que eu me entendo por máquina, rs,rs.... vejo uma questão rodando na internet e nos fóruns: a questão da Pressão x Velocidade x Papel
 
Com relação a essa configuração o que eu tenho falado é que é muito relativo. Infelizmente não tenho outra resposta, gostaria de ter, gostaria que fosse uma tabelinha cartesiana, mas ainda não podemos chegar nessa tão sonhada tabela de papel x pressão x velocidade. E porque?? Muitas me questionam.  É poque são fatores muito variáveis….como o gramatura do papel, tipo do papel e o detalhamento de arquivo.
Mas temos o software que nos ajuda: quando escolhemos o tipo de papel o software faz uma sugestão de pressão e velocidade. No inicio façam com a sugestão, na maioria das vezes dá certo. Mas cuidado: temos que escolher o papel certinho!!! Um bom papel também é primordial para um bom corte.
As vezes usamos a lamina errada, no caso da silhouette SC  ou erramos no numero da catraca, no caso da Cameo, e como a pressão não foi boa o corte não fica bom!!!
As vezes temos que discordar um pouco do programa, raras as vezes heinmnm, mas é que nem sempre a gramatura do papel está correta e percebo que dependendo do papel ser de scrap ou não o corte não fica tão perfeito. Uma lâmina nova também influencia muito em gente. Tenha sempre uma de reserva.  
Então a pressão e a velocidade também influi de acordo com a complexidade de detalhamento do arquivo.  Quanto mais cheio de detalhes menos velocidade. Se o papel for fino pode rasgar!!!
As fontes, quanto mais gordinhas melhor o corte!! e por aí vai, é por isso que é dificil fazermos uma tabela com as configurações. Com o tempo voces vão conhecendo as gramaturas e como a máquina trabalha com cada uma delas. É uma questão de tempo e voces estarão craques.
 
Vejam que tem 3 tipos mais usados de papel:
 
Papel de impressão (leve e medio): papeis finos, tipo os que usamos na impressora
Papel padronizado (Leve e medio): geralmente o papel de scrap uma face
Papel cartão (médio e pesado): papel de gramatura mais grossa, cardstock, papel de scrap dupla face.




 
Escolhendo dentre esses três e com a lamina entre 2,3,4 voces terão um bom corte!

Mas tenho ainda uma sugestão:
Você pode nomear uma mídia, sabe aquele papel que vocês cortam bastante e já sabem qual configuração ideal. Então, clique no sinal de mais (+) do cantinho e escreva o nome do seu papel, da sua mídia. Legal né!!!!
 
E uma última dica: nas configurações de corte temos o botão "Corte de Teste"!!!
Se voce clicar nele, a máquina vai fazer um corte pequeninho no cantinho do papel para voces verem se a configuração está boa!!! Usem esse botão também...ok?

Depois volto com mais dicas dos outros tipos e mídia, ok? Vinil, Transfer, Folha Magnética, Folha de Tatuagem, tecido, etc...
Temos também o papel fotográfico jato de tinta, muito bom para fazermos o print and cut.
A mídia "Folha de Etiquetas" para usarmos com papel adesivado e o "Filme de  transparência" que uso para cortar as folhas de acetato, ok? Depois eu volto!!


Então gente, espero que a dica de hoje ajude voces. E quem quiser contribuir com sua experiencia, basta deixar um comentário aqui, ok? Conto com voces!!
bjos

24 comentários:

  1. Valeu Grice. Suas dicas sao sensacionais.
    Vc sabe tb a duracao da lamina?
    E na feira a silhouette vai dar algum curso?
    Eu queria ter aula com vc, mas acho que esse mês não vai dar. bjs e obrigada, quero conhece-lá pessoalmente tb.

    ResponderExcluir
  2. Olá, acabei de conhecer s Silhouette Brasil e fiquei muito interessante, mas ainda tenho dúvidas, será que você podia me da o seu e-mail para que você me ajude a tirar essas dúvidas? Gostaria muito de comprar a maquina.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Celeste a duração é relativa, a minha primeira durou um ano e eu corto de montão!!como eu tenho reserva quando vejo que não esta boa, troco logo!!! A manutenção da base é importante para não forçar a lamina.
    Quanto a feira de scrap ainda não tenho posição da Silhouette Brasil quanto a cursos na feira!! Mas qualquer novidade te aviso,ok?
    Vamos sim combinar de nos conhecermos. Teremos um crop de scrappers no carnaval, topa????

    ResponderExcluir
  4. Meninas eu encontrei uma tabela neste site

    http://www.classyclutter.blogspot.com/2011/12/silhouette-and-cricut-cutting-settings.html


    Espero que ajude

    ResponderExcluir
  5. IssaRocha,
    obrigada pela visita, pode mandar email para silhouettebrasilia@hotmail.com
    ok?
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Fatinha, sensacional... vou estudá-la com muita atenção!!! obrigada.
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Grice!!!
    Até que nas configurações de corte eu tenho me saído bem... ainda não estraguei nenhum papel... mas o print & cut está me dando um banho!!! Não consigo deixar certinho!!!! bjks

    ResponderExcluir
  8. Lu fiz uma foto da configuraçao do print and cut no Fórum CraftBook, passa lá... vou te mandar tambem por email. Veja se te ajuda, ok???
    bjos

    ResponderExcluir
  9. Grice querida adorei te conhecer pessoalmente, vc é um encanto e me tirou todas as dúvidas com a Silhoutte!

    Obrigada bjão
    Livia

    ResponderExcluir
  10. Boa Tarde Amigas...
    Comprei a pouco tempo a Silhouette Cameo para fazer meus trabalhinhos com mais precisão... porém nem sei por onde começar, pois vi que é uma maquina que tem muitas funções, uma duvida é....como fazer para identificação de corte no caso dos kits digitais?
    Grande Beijo a todas... adorei estar neste blog com vcs e espero fazer grande amizades neste fantástico mundo da silhouette.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  11. Oi Fernanda, obrigada pela visita!!!
    Os Kits digitais servem para voce usá-los como padrão de preenchimento, veja nesse post aquihttp://scrapembrasilia.blogspot.com/2011/12/embalagem-arquivo-silhouette-papel.html
    um video sobre padrões de preenchimento. Se aida ficar alguma dúvida escreve aqui ou pelo email silhouettebrasilia@hotmail.com
    bjos
    Grice

    ResponderExcluir
  12. Grice?? Eu to querendo fazer umas caixas de acetato, pq trabalho com sublimação de canecas, ai queria fazer algumas caixas, queria saber como faço para cortar o acetato e que outro material posso usar para fazer caixas???

    ResponderExcluir
  13. Boa Noite Grice, quanto ao acetato a cameo corta? Estou comprando o acetato e gostaria de saber pois tb trabalho com sublimação e outras lembrancinhas. meu emai é assany20@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Grice eu tenho uma cameo e gostaria de saber se ela corta acetato. meu email é assany20@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, obrigada pela visita.
      Te respondi por email no dia 11/01, vc recebeu???
      Me confirma ok?
      Volte sempre!
      bjos

      Excluir
  15. Grice, mulher!! Que tudo de bom seu blog!!!!!! EStou lendo tuuudo aos poucos! comprei a silhoutte cameo. Fiz uns 80 envelopes. Nos primeiros 20 parece que a base ja tinha ficado sem a colinha e acabei perdendo papel, minha base acabou cortando.. kk terei sempre que mudar a posição do corte na folha pra não ocorrer isso de novo?Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran, obrigada pela visita.
      Sim é sempre bom quando estivermos fazendo grandes quantidades de um mesmo desenho mudarmos a posição dele na base.... já falei isso aqui no blog.
      Mas se rasgou pouco, não tem problema, coloque uma fita crepe nas costas da base aonde esta rasgado e siga em frente...tem post aqui no blog sobre a manutenção da base ok?
      http://scrapembrasilia.blogspot.com.br/2012/07/silhouette-e-seus-acessorios-parte-1.html
      volte sempre.
      bjos

      Excluir
  16. Grice, quero fazer caixinhas para cupcakes de acetato como faço pra usar na silhouette? QUal lâmina eu uso? E devo usar a base de corte?
    Meu email: santosfrancielle15@yahoo.com.br
    Desde ja agradeço!!

    ResponderExcluir
  17. Grice, quero fazer caixinha para cup ccake em minha silhouette cameo como faço? Devo usar a base de corte? E qual nivel de lamina usar?
    email:santosfrancielle15@yahoo.com.br
    Desde ja agradeço!!!

    ResponderExcluir
  18. Boa noite.
    Faço festas personalizadas e uso o papel fotográfico 180 gr.
    Não estou conseguindo usar a lamina corretamente. Não corta.
    Será que vc pode me ajudar?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite. Hoje minha silhouette fez um barulho estranho e nao puxou a base de corte corretamente. Fiquei com medo de estragar e desliguei. Tem manutencao aqui no Brasil para as nossas queridas maquinas????

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Minha maquina chega a rasgar o papel na hora do corte (estou usando papel couché) a agulha na posição 5, pq isto acontece?

    ResponderExcluir
  21. Olá Grice, gostaria de saber como faço para cortar acetato com a silhouette. Meu e-mail é robertars@Hotmail.com. Obrigada!

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de saber se a silhouette camelo cortaria fotos impressas na Epson picturemate.
    Eu consigo fazer cortes em em diversos formatos e tamanhos na foto impressa? O tamanho do papel fotográfico dessa impressora é 10×15. Será que pode me ajudar?!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!! Ficarei muito feliz.
Obrigado por sua mensagem.
Farei o possível para responder em até 48 horas.
Pode demorar um pouco porem não deixarei esperando por mais de 72 horas.
Se precisar de ajuda mais imediata, você pode ligar.
Obrigada e volte sempre para ver sua resposta.
Grice