quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Vamos fazer um check list para o Print and cut sem erros?

Oi gente, tudo bem? 

O Print and Cut ou o Imprimir e Cortar é uma ferramenta muito usada na Silhouette, acredito que é o que mais gera perguntas no meu email. 

Então resolvi fazer um ckeck list com os principais tópicos que devemos observar para fazer um Print and Cut sem erros, ok? 

Para começar vamos repassar aqui em quais situações podemos fazer um Print and Cut. 

O podemos fazer partindo de três situações: 

a) Usando um arquivo da loja on line da categoria print and cut. Esses arquivos já vem prontinho, com uma imagem com a linha de corte ao seu redor, ela vem agrupadinha e podemos ainda usar as partes separadas, ou usando a parte de corte para usar com um outro papel qualquer, ou usando apenas a parte da imagem para imprimir. 

Eu já tratei esse assunto nestes posts aqui e aqui
O arquivo vem assim 

 

b) Usando um arquivo de corte da loja on line ou um criado por você e usar cores de preenchimento e padrões de preenchimento. 
Na verdade qualquer arquivo da loja pode ser usado para fazer um print and cut.
Veja mais post sobre padrões de preenchimento aqui



c) Oi ainda partindo de uma imagem jpg ou png, que usaremos utilizando a ferramenta do Rastreio.
 Já falei desse assunto aqui 


 


Nesses três casos teremos que usar o Print and Cut nos nossos projetos, mas o que vamos enfatizar nesse post é o print and cut propriamente dito, depois que terminamos de fazer nosso projeto. 


Vamos o check list? 


1 – Inserir as marcas de registro, o que são elas? 

Essas marcas são usadas por um scanner óptico contido na maquina para que depois de lidas indiquem o local exato onde a maquina irá cortar as linhas de corte. Trocando em miúdos elas serão impressas em torno da borda do espaço de trabalho/papel e lidas pelo scanner da Silhouette antes do corte, para que a maquina possa saber a localização exata dessas marcas e saiba exatamente onde as linhas de corte estão definidas em torno das imagens impressas. 

Tanto na Silhouette SD quanto na Silhouette Cameo elas existem. 

As Marcas de Registro são usadas apenas quando estamos usando um projeto com a finalidade de Impressão & Corte e portanto elas não precisam estar marcadas em qualquer projeto. 

2 – Como inserir as Marcas? 

O Studio tem os ícones de todas as ferramentas na barra superior direita, eu na grande maioria das vezes uso esse menu, e por ele o ícone de inserir as marcas de registro é o penúltimo quadradinho. Mas você pode ir também pelo menu Arquivo – Configurações de Marca de Registro. 


Clique na caixa (quadradinho) “Mostrar as Marcas de Registro” para habilitar e você verá que três marquinhas serão inseridas na parte esquerda superior e inferior e uma marquinha na parte direita superior da tela. 

As configurações de margens podem ser alteradas para um melhor aproveitamento do espaço de trabalho, mas sempre observe que as marcas devem estar impressas dentro da área de impressão. A menor configuração que podemos usar nas margens é 1cm. 


O tamanho das marcas de registro (Tamanho e Espessura) quase sempre não tem necessidade de serem alteradas. 

No tamanho, que esta configurado no máximo como padrão, você pode diminuir a área cinza achureada. Já na espessura você aumenta a visibilidade das marcas, o que pode ajudar a maquina na hora de lê-las, garantindo que o scanner ótico seja capaz de localizá-las. 

Já o formato de Marca de registro é super importante na hora de escolhermos qual maquina estamos usando. Percebem que as marcas são diferentes entre as maquinas? Na Cameo a marca da esquerda superior é um quadradinho e na SD as três marcas são iguais. 

Se você imprime um projeto no formato SD, poderá ter dificuldades para que a Cameo leia e vice-versa, por isso fique atenta para isso, ok? 


3 - Área de Impressão

 Após definir o tamanho do papel e inserir as marcas devemos observar o tamanho do nosso projeto dentro da área de impressão. Muitas vezes na ânsia de aproveitarmos o papel colocamos o projeto bem pertinho do outro e o mais próximo possível das margens, mas as vezes isso mais atrapalha nos fazendo perder papel e tempo. 

Por isso aproveite sim seu espaço no papel, mas com uma certa cautela. 

Devemos verificar o arquivo na tela para ver se alguma parte do projeto não esteja for a da área de impressão. A área de impressão esta dentro da linha vermelha e o tamanho do papel é delimitada pela linha cinza. 

Veja na figura abaixo que a marca de registro inferior está fora do tamanho da pagina, nesse caso a marca não será impressa, acarretando na perda da impressão, já que a maquina não lerá corretamente. 


Outra coisa que devemos observar é a área da marca que parece um jogo da velha, pelo pessoal do suporte da Silhouette America a imagem não pode ficar em cima dessas linhas do jogo da velha, mas sinceramente eu coloco sim e nunca tive problemas, inclusive nas minhas aulas afirmo que não tem problemas, eu nuca tive, mesmo usando a imagem acima dessas marquinhas cinzas. Mas como eles são os experts não vamos discutir ok? Então o recomendado é não ter imagem em cima do jogo da velha. 

Outra coisa que devemos observar é a parte branca das imagens que tiramos da internet, estas sim não devem estar na parte cinza do jogo da velha e nem tão próxima uma das outras a ponto de estarem uma por cima da outra, isso com certeza terá problemas na hora do corte. Então o que devemos fazer é tirar a parte branca de fundo da imagem. Fazemos isso quando estamos rastreando a figura, aplicando o método de rastreamento Rastrear e Destacar. 

Veja também mais post no blog sobre rastreamento pelos marcador rastreamento de imagem. 



4 – Tamanho do Papel/Mídia

Temos que agora definir no software o tamanho do papel que vamos utilizar (oficio/tabloide ou A4) para quem estiver usando uma impressora no tamanho A4. 
Meu sonho de consumo agora é ter uma impressora que tenha a área de impressão no formato A3, já pensou em imprimir no tamanho da folha de Scrap???? 

Então devemos ir nas configurações de página para ajustarmos o tamanho da pagina para A4 ou Tabloide. Aqui vale lembrar que as mídias da marca Silhouette são no tamanho Tabloide (8.5”x11”). O papel cartão adesivado, a mídia da folha magnética, a mídia para impressão em tecido, a folha imprimível dourada e prateada, mídia para tatuagem temporária, todas elas estão no formato Tabloide e isso e super importante na hora da impressão com as marcas de registro. 

Certifique-se de que o tamanho e orientação da pagina e da impressora estão definidos iguais. Por exemplo, se você estiver imprimindo em 8,5 "x 11" em modo retrato, sua página de trabalho, a página da tela, também deve ser ajustada para que o tamanho na orientação de retrato. 



5 - Configuração da Impressora

Devemos também nos certificar de que a impressora está configurada para imprimir a 100 % e no tamanho correto do papel, algumas impressoras também tem configuração de margens, elas devem estar ajustadas para que as marcas de registro estejam totalmente impressas na pagina. 

Então as configurações da impressora devem corresponder as configurações da página no Software Studio. Não deve haver divergências entre o tamanho da pagina, orientação e nem as definições da impressora devem sobrepor-se as configurações que definimos no programa Studio da Silhouette. 

Para que possamos verificar as configurações de impressora vamos pelo Menu Arquivo > Imprimir > Preferências para garantir que nossas configurações estão corretas.


6 - Orientação da Base

Verifique se você está colocando o papel na base na orientação correta, como mostrado na tela. Vale ressaltar que a seta preta na base de corte sempre é o nosso guia de orientação tanto na tela como na base física em que colocamos o papel. Por isso mesmo que não estejamos usando uma base de corte o seu material/papel é carregado na maquina na direção da seta mostrada na tela do computador, e nesse caso devemos marcar no software que não estamos usando nenhuma base. Se você estiver usando a base de corte, coloque o papel exatamente como mostrado na tela do computador e deve marcar no software a base 12x12” independentemente do tipo e tamanho do marerial emu so. 

7 – Marcas de Registro

Agora que já imprimimos nosso trabalho devemos verificar se as marcas de registro foram impressas de forma completa e clara no papel. 
Se tiver faltando um tirinha da marca não será cortado corretamente. 
A cor do papel pode influenciar na hora da leitura das marcas 
Cores fortes como azul, verde, preto vão encobrir as marcas, sendo incapaz de maquina ler. Por isso o mais aconselhável é que façamos nosso print and cut em papeis claros ou brancos de preferencia. Outra dica é que o leitor deve estar livre de obstruções, como pedacinhos de papeis ou sujeirinhas…. 
Por incrível que pareça a luz que estamos usando pode influenciar nosso print and cut, pois a maquina precisa de luz para ver/ler as marcas de registro. 

8 – Trajetória do Print and Cut

Com a placa de corte, coloque sua página impressa na base de corte e vamos carregar na Silhouette observando o comando: 

Para Cameo use: Load Cutting Mat 
Para a SD use: "Load w / Carrier" 

Para iniciar o processo eu vou na maioria das vezes pelo:
 Menu - Arquivo - Enviar para Silhouette... 
(Pode ir também pelo lápis – configurações de corte Silhouette) 

- Clique em ignorar a impressão, caso já a tenha feito 


- nessa etapa ela informa que você deve carregar a base de corte, clique em Continue 



- Detectar as marcas de Registro automaticamente 



Após detectar as marcar verifique se as configurações de mídia estão corretas, se não estiverem escolha as configurações e clique em Cortar.

O legal do software é que com as marcas de registro habilitadas o próprio Software nos orienta em todo o processo para detectar as marcas de registro., e após encontrar todas as marcas de registro, a maquina estará pronta para cortar. 

A Silhouette vai então, passar pelo processo de corte normal e encontrar todos os dados de corte a fim de cortar ao redor da imagem impressa de acordo com as linhas de corte, onde foram definidos.

9 - Mas lembre-se de alguns detalhes: 

- Definas todas as configurações de página antes de imprimir.

- Observe o estilo de corte (tesourinha) e defina o que a máquina deverá cortar. 

- Após o projeto impresso não mexa mais em nada na tela do arquivo, principalmente posição. 

- Verifique se as marcas de registro estão totalmente impressas na folha.

- Coloque o papel na orientação e posição exata como mostrado na tela. 

- Caso tenha que parar a maquina antes dela começar a cortar para que seja corrigifo alguma coisa, uma linha que não estava configurada para corte, e desde que não acarrete mudanças no arquivo, pause a maquina, cancele o trabalho, corrija o que for preciso e recoloque a base de corte, vá pelo Menu - Arquivo - Enviar para a Silhouette e  
siga as dicas do passo 8.

Bom gente, por enquanto é isso, coloquei aqui para vocês os principais tópicos, espero que tenham gostado e que possamos ir aprimorando o uso da máquina.
Qualquer dúvida estou a disposição!
Quem tiver mais informação coloca aqui nos comentários será muito legal termos muitas experiências postadas aqui.
Até breve!
Grice

scrapsmil.com gifs e frases

37 comentários:

  1. Que maravilha, Grice!!
    É sempre importante termos todas essas informações e, assim juntinhas e bem explicadinhas, é melhor ainda!!
    Muitas beijocas e obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Grice

    Amei esse post...vamos ver se eu consigo fazer o print and cut.
    Será minha primeira vez.....Bjs
    Depois te conto como foi.

    ResponderExcluir
  3. Uma dúvida : papel adesivo preciso usar a Base de corte ou uso como vinyl.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Grice, seus posts são muito úteis e sempre nos ajudam. Muito obrigada por sua dedicação. Quando puder, faça um post ou vídeo sobre a calibragem da Cameo. O meu print & cut não está dando certo porque o corte não está alinhado com a parte impressa. Não acertei fazer a calibragem.
    Um grande abraço e mais uma vez Parabéns por sua dedicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia, obrigada pela visita e apareça sempre!!!
      Estarei sempre por aqui colocando dicas para minhas queridas leitoras!!!
      Te mandei um email, ok?
      abs

      Excluir
    2. Grice, eu nem sabia que existia essa tal calibragem!!!! Usei poucas vezes o PRINT AND CUT e notei que os 1ºs cortes NA PARTE SUPERIOR DA FOLHA saem certinho e os outros vão saindo um pouco fora da imagem (cortando + p/ fora, entende?).
      Será q tenho que fazer essa calibragem, tbm? Minha sil tem apenas 3 meses de uso!!!!
      se puder me responder por e-mail agradeço muitooo! Eu tbm faço parte la no face do grupo LOUCAS DO PAPEL! ANINHA PIETRO OU MIMOS DA ANINHA
      PS: Vc é mto querida!

      Excluir
  5. Olá Grice,

    também estou tendo problemas assim como a Cláudia. O print e cut sai desalinhado. Se corto um círculo com borda, a borda acaba sendo cortada e sai uma parte branca.
    Se puder me ajudar te agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielle, me manda email explicando melhor o seu problema, creio que a solução náo seja calibragem. ok?
      meu email é: silhouettebrasilia@hotmail.com
      Te aguardo!
      Obrigada pela visita
      bjos

      Excluir
  6. Parabéns pelo post muito bem explicado! Estou indicando seu blog para minhas alunas também ;o)

    Beijosss!!!

    Janna

    ResponderExcluir
  7. Oi Grice,

    Amo seu blog, mas não estou conseguindo fazer o print and cut, quero fazer a tag do convite do chá de bebe e a Cameo quer cortar as letras também, já coloquei para cortar só a borda, mas aí não corta a tag. :(

    As vezes também ela fica detectando as marcas de registro e não consegue, como sou novata, acho que estou fazendo algo errado.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Grice,

    Não consigooooo!!!! Quero fazer a tag com os dizeres de um convite e a Cameo quer cortar as letras, coloca para cortar só a borda, mas está desabilitada. O que posso estar fazendo errado???

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Carla, Qaundo usamos as canetinhas juntamente com o corte, temos que configurar as linhas pela tesourinha, para que a maquina não corte o que desenhou. Te respondi explicando melhor por email ok? voce me confirma o recebimento?
    abs

    ResponderExcluir
  10. Olá Grice,

    Comprei a CAMEO mas estou com muita dificuldade em mexer com ela. Pra começar não consigo calibrar corretamente e tá sendo mto difícil em cortar, alias fazer tdo.

    Comprei faz pouco tempo..... kkkk

    Será q pode me ajudar

    Aguardo resposta

    Renata

    ResponderExcluir
  11. Olá Grice,

    Comprei a Cameo mas estou com mta dificuldades em mexer com ela. nao consigo calibrar corretamente. sera q pode me ajudar?

    Att

    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, esta saindo quentinho um post sobre calibragem, ok? Voce poderia me esperar um pouquinho mais?!
      Logo, logo sai!!
      Obrigada pela visita e volte sempre.
      bjos

      Excluir
  12. Olá Grice, meu corte também não sai certo, fica um pedaço passando de um lado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mundo da Lyh,
      Aumente a tela no software, dê mais zoom, e veja se a linha esta certinha com a imagem, as vezes na tela pequenininha não conseguimos alinhar direito a linha de cote com a imagem.
      Já estou saindo com o PAP de calibragem.
      Espero ter ajudado.
      Obrigada pela visita.
      bjos
      Grice

      Excluir
  13. nossa,
    Fui item por item...
    Minha impressora, danada, nao esta imprimindo a marca de registro superior direita. Ela so imprimir as marcas da esquerda. Ja conferi as configuracoes da impressora e consta A4, impressao horizontal, tudo direitinho. O que sera que deve ser:(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina,
      verifique no Studio em inserir marcas de registro as medidas da borda/margem e o tamanho do papel. Um desses dois não esta configurado certinho, eu acredito que deve ser a margem mesmo, defina as configurações originais das margens.....
      Espero ter ajudado, mas se não der certo me escreve de novo ok??
      Desculpa a demora, mais a semana de feira foi uma correria só!!!!
      bjos
      Grice

      Excluir
  14. Grice, você é demais! Adorei o post, mas estou com um probleminha... minha impressora imprime direitinho só que parte do que mandei, por exemplo não imprime as letras, o que pode ser?
    Muito obrigada. Bjks
    Cláudia

    ResponderExcluir
  15. ola Grice adoro seu blog, ja tirei varias duvidas de como utilizar a cameo, mais recente estou com um problema e gostaria de saber se pode me ajudar, eu faço a impressao com as marcas de registro tudo certinho ai ela le as marcas e começa a recortar as primeiras linhas certinhas e depois nas ultimas do lado direito da folha onde nao existe a marca de registro ela recorta errado fora da linha de recorte determinado, entao estraga meu trabalho, estou com um trabalho aqui pra entregar que seria feito em 20 folhas e ja desperdicei 6 tentando recortar, mais ela recorta errado, teve duas folhas q ela recortou totalmente errado e nao consegui aproveitar nenhuma das imagens impressas. grata sua atençao, se puder me socorra tenho que entregar o serviço ainda hj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dora, tudo bem?
      se vc esta fazendo tudo certinho e ainda não esta dando certo?? vamos ver se suas configurações de página não tem margens configuradas.. fica super difícil te dar um auxilio sem ver o que a maquina esta fazendo. mas veja se esta usando o tamanho de folha correto, marque A4 nas configurações de páginas e use de fato A4, veja que o tabloide tem uma medida diferente!!!!
      outra opção é você calibra a maquina ou então faça um aprimoramento dos trilhos!!!
      Mas podemos conversar melhor por email, me manda uma mensagem no silhouettebrasilia@hotmail.com para a gente conversar e eu te orientar melhor! ok?
      abs

      Excluir
  16. Oi Grice! Adoro seu blog... parabéns pelo seu trabalho. Obrigado por dividir conosco seu conhecimento. Também estou com problemas com minha silhouette, acho que preciso fazer essa tal calibragem, porém, não sei como. Esta acontecendo o seguinte... quando a Silhouette detecta as marcas de registro ela inicia o corte bem, mas, vai perdendo a precisão ao decorrer da folha. Porém em muitas vezes ela nem reconhece as marcas. E já fiz tudo certinho como nas dicas já citadas aqui. Você acha que devo fazer a calibragem? Desde já agradeço... bjs... Mábilla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mábila, tudo bem?
      Obrigada pela visita, vamos ver se consigo te ajudar!!
      olha só, a Calibragem pode até ajudar, mas ela não é a resolução do problema. Inclusive na versão 3 eles tiraram a calibragem. Acredito que vc deva verificar se a base esta bem posicionada, se os arquivos não estão muito juntos, com linhas muito perto, se as marcas não estão falhas, e modo que a máquina não as enxergue nitidamente, etc... verifique se tem espaço suficiente atrs da maquina para ela andar com a base... pode até diminuir um pouco a velocidade do corte. se ainda não estiver conseguindo me escreve que a gente troca mais idéias....
      silhouettebrasilia@hotmail.com
      abs
      Grice

      Excluir
  17. Olá adorei sua página!
    Estou com um problema na minha silhouette portrait, ela não está lendo as marcas de registro nos 4 cantos da página ,fica só em um ponto. Por favor, me ajude! Agradeço a atenção!!

    ResponderExcluir
  18. Oi Grice,
    estou tendo problemas em imprimir um arquivo de texto para um convite, criando no silhouette studio. quando o arquivo sai da impressora só imprime as marcas de registro e o texto não sai na impressão. O que pode ser? Me ajude! um abraço, Lívia.

    ResponderExcluir
  19. Grice, bom dia!
    Amei o seu blog, realmente tira muitas dúvidas.
    Mas eu ainda não consegui fazer o corte na minha.
    No meu caso é o papel A3, sempre dá falha no registro

    ResponderExcluir
  20. Grice, bom dia!
    Amei o seu blog, me ajudou bastante. Mas ainda não consegui fazer o corte.
    Configuro tudo e quando mando pra silhouetta dá falha no registro.
    Por favor, me ajuda!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Oi Grice, A versão do silhouette v 3 sensacional, adorei. Mas porque tiraram a calibragem, trabalhos antigos está cortanto tudo torto. E não é por falta de experiência, é a calibragem mesmo... Tem algum outro caminho para fazer a calibragem a não ser pelo menu arquivo? Thanks seu blog é o máximo!!!

    ResponderExcluir
  22. Oi Grice, muito esclarecedor teu artigo, mas estou com um problema ainda. Em folha a4 simples, a marca de registro é impressa perfeitamente, mas se coloco uma folha de papel adesivado a4, a marca de registro imprime de forma irregular. Vc teria alguma dica pra mim? Estou lotada de trabalho e não sei como resolver.

    ResponderExcluir
  23. Oi Grice, tenho uma Silhuette, sempre cortei nele no tamanho A4, só agora comprei uma impressora laser A3, mas não estou conseguindo recortar esse tamanho. faço tudo certo, dimensão do papel, impressão das marcas de registro, mas a silhuette não lê de jeito nenhum as marcas. o que faço?

    ResponderExcluir
  24. Oi Grice,
    Seus posts são maravilhosos.
    Sou nova de silhouette, e estou com o seguinte problema, os meus primeiros cortes saíram certinhos, mas agora a máquina está começando a cortar em cima da base de corte. Estou colocando o papel certinho de acordo com o indicado na tela.
    O que pode ser?
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada pela visita!
      você pode estar inserindo a base de forma que ela puxe como se fosse mídia e aí começa a cortar na margem, antes da chegar na área de corte. Quando for inserir a base escolha no painel da maquina a opção Load Cutting Mat e não a opção Load Media. ok?
      Espero ter ajudado!!!
      abs
      Grice

      Excluir
  25. Socooooorro!!!

    Comprei minha Silhouette e recebi faz apenas 2 semanas. E apesar de eu ter pesquisado, lido e assistido a vários vídeos sobre ela antes de começar a usa-la, st com problema sério.

    PRINT e CUT, isso parece ser um problema pra mta gente. Ela não lê as marcas de resgistro e corta td fora do lugar.
    Já perdi vários papeis tentando e nada.
    Aparece a msg de sensor que não lê as margens de registro.
    Qdo é apenas para cortar papel de scrap, ela corta perfeitamente, mas papel impresso não.
    Pode por favor me ajudar?
    Meu e-mail: meg_arte@hotmail.com

    Obg

    ResponderExcluir
  26. Olá Grice
    Faço minhas as palavras da Meg em 22 de março passado..
    Pesquisei ví inumeros vídeos, fiz cursos online e presencial e estou chateada.
    A máquina não lê as marcas de registro dá erro no sensor e não corta os projetos, só corta quando é desativada as marcas de registro e sendo print & cut corta no lugar errado. Já perdi vários papeis e tentei MUITAS vezes. Por favor também preciso de ajuda
    Obrigada
    Margareth

    ResponderExcluir
  27. Oi!!

    Minha silhouette começa cortando certinho mas no final corta tudo para cima! Não sei mais o que pode ser... Tem alguma dica do que possa tentar?

    Obrigada!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!! Ficarei muito feliz.
Obrigado por sua mensagem.
Farei o possível para responder em até 48 horas.
Pode demorar um pouco porem não deixarei esperando por mais de 72 horas.
Se precisar de ajuda mais imediata, você pode ligar.
Obrigada e volte sempre para ver sua resposta.
Grice