quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Dia da Bandeira


Hoje é dia de reverenciarmos uma dos símbolo da Pátria, nossa Bandeira.
A Bandeira Nacional foi idealizada por Miguel Lemos e desenhada pelo pintor Décio Vilares. Ela foi instituída pelo decreto 4, de 19 de novembro de 1989. As cores e o desenho da atual bandeira nacional tiveram como inspiração a bandeira imperial, instituída por Dom Pedro I, em dezembro de 1822. O hino em homenagem à bandeira foi escrito por Olavo Bilac e a música teve a assinatura de Francisco Braga.
Segundo a Lei a Bandeira deve ser hasteada, obrigatoriamente, nos dias de festa ou de luto nacional em todas as repartições públicas, nos estabelecimentos de ensino e sindicatos.
Nas escolas públicas ou particulares, é obrigatório o hasteamento solene da Bandeira Nacional, durante o ano letivo, pelo menos uma vez por semana. Mas sabemos que isso nem sempre é cumprido. Devemos sempre cultivar nos nossos filhos o espírito de patriotismo. Cresci vendo e participando de solenidades militares em que tinha o hasteamento da bandeira. E em 2006 tive o privilégio, felicidade, honra, emoção e prazer de como Oficial Técnica Temporária do Exército comandar o hasteamento de uma quando tirei serviço no QGEx.
Suas Cores tem significados especiais: a cor verde simboliza as nossas matas e florestas; o amarelo, o ouro e as riquezas minerais; a azul, o céu; a branca, a paz. Cada estrela disposta na bandeira corresponde a um Estado brasileiro.
Vamos para algumas curisidades, quem quiser se aprofundar mais no assunto é só acessar o site do Exército.
- Normalmente faz-se o hasteamento às 8 horas e o arriamento às 18 horas.
- Uma Bandeira em mau estado de conservação não podeser hasteada e deve ser entregue a uma unidade militar para ser incinerada no dia 19 de novembro.
- Durante a noite a Bandeira deve estar devidamente iluminada.
- A Bandeira Nacional fica permanentemente hasteadana Praça dos Três Poderes em Brasília, na cerimônia de substituição, só é arriada quando a nova for hasteada.
- Se em uma cerimônia, várias bandeiras forem hasteadas ou arriadas ao mesmo tempo, a Bandeira Nacional deve ser a primeira a atingir o topo e a última a descer dele.
- Em dia de luto nacional a Bandeira é hasteada e, depois de chegar ao topo, ela é baixada e deixada a meio-mastro.
- Não é permitido hastear bandeira de outro país em terras brasileiras se ao lado não estiver a Bandeira Nacional de igual tamanho e posicionada ao lado direito. A exceção é somente para embaixadas e consulados.
É isso aí gente, vamos cultivar o patriotismo.
abs
Grice
Fonte: Exército Brasileiro
Ah, gente, não podia deixar de lembrar que hoje também é o aniversário da nossa querida amiga Teca. Muitas felicidades para ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!! Ficarei muito feliz.
Obrigado por sua mensagem.
Farei o possível para responder em até 48 horas.
Pode demorar um pouco porem não deixarei esperando por mais de 72 horas.
Se precisar de ajuda mais imediata, você pode ligar.
Obrigada e volte sempre para ver sua resposta.
Grice