domingo, 28 de setembro de 2014

Base PixScan e Calibragem

Oi gente tudo bem?
Hoje meu dia foi gratificante, apesar da correria que se iniciou as 8h do sábado, digo isso porque adoro dormir, e de que algumas vezes as coisas tem tudo para dar errado e no final acaba dando certo, ele foi sem dúvida nenhuma um dia de aprendizado e a confirmação de que nessa vida o que importa é ter amigos e compartilhar.

Compartilhar alegrias, amor, gentilezas, conhecimento, amizade, atenção!!!! 
Como isso é bom!!! 
E compartilhar e aprender um pouco mais sobre Silhouette é ainda bom demais!!!

Essa semana minha amiga Sonia compartilhou em seu face que a silhouette pediu calibração no uso da base PixScan e postou no grupo das amigas. 
Eu fiquei sem entender, já que comigo o software não tinha pedido isso em nenhuma das vezes que usei a base PixScan.

Hoje então fomos desvendar o mistério!!!

Mas o que é PixScan mesmo?

Como já falei aqui  no blog, com a base PixScan posicionamos um papel com imagens impressas, mas que não foram impressas pelo Studio com as marcas de registro padrão para Print and Cut, e tiramos uma foto da base com o papel "decorado", para que possamos usar essa foto na tela do Studio e indicar os locais que queremos cortar.

Com o papel na base tiramos uma foto ou digitalizamos a imagem para coloca-la na tela com o tamanho certo, orientação e posição. 
Para fazer isso, você precisa de uma base PixScan especialmente marcada e a ferramenta que esta disponível na v3.1 do Silhouette Studio.

Então, voltando para o problema: A Sonia tirou foto da base com o papel e importou para o Silhouette Studio que avisou que não foi encontrado nenhum perfil de calibração que possa coincidir com a fotografia que está sendo importada, e nesses casos a precisão da linha de corte na imagem pode ser afetada mesmo que continuemos o trabalho, e foi o que aconteceu com ela, o corte das imagens não ficaram muito bom.



E aí gente? Vocês sabiam que isso poderia acontecer?

E sabe porque acontece? 
Depois de testes e troca de ideias com a Sonia, concluímos que quando tiramos foto com nossa maquina tipo Cannon, Nikon, Sony as fotos não são identificadas pelo Software, e para isso precisa da Calibração a fim de corrigir a distorção causada pelas imperfeições nas lentes da câmera que você está usando. Confuso né!!!
Porém isso não é necessário para as imagens digitalizadas.

 Então para que você não tenha problemas o melhor é usar o scanner,  o que fiz em todas as vezes que usei a minha base, ou então tira foto pelo Smartphone!

E quando você tira foto com o celular o software reconhece de primeira, veja na imagem abaixo o software identificando o Iphone.




Então usar o Smartphone ou Escaner para fazer a foto da sua imagem com base PixScan você não terá erro na sua empreitada. Mas vale relembrar aqui que o rastreio da imagem do papel permanece do mesmo jeito que já fazíamos com as imagens para o print and cut, dependendo da imagem e principalmente do fundo do papel podemos ter mas trabalho no rastreio.

Mas gente, eu ainda fiquei intrigada com essa história de calibração e fui no site da Silhouette America verificar.

Existe mesmo a Calibração, para as fotos tiradas pelas maquinas comuns, e ela serve, como eu ja disse acima e de acordo com a Silhouette America, para corrigir a distorção causada pelas imperfeições nas lentes da câmera que você está usando.

Então quando tiramos uma foto da base na maquina comum e o Silhouette Studio pede um perfil de calibração teremos que configurá-lo.

Como fazemos isso?
Eu confesso que ainda não fiz, vou descrever aqui para vocês as recomendações do site da Silhouette América, assim que eu fizer eu digo se é fácil ou difícil.
Parece ser bem tranquilo. 
Para configurar um perfil de calibrarão, cada câmera usada deverá ter o seu próprio perfil de calibração. 
Trata-se de imprimir uma página de teste, fotografá-la e importá-la para o Silhouette Studio.
Uma vez que uma imagem de calibração está pronta, um novo perfil pode ser criado.

- Clique no ícone PixScan
- Selecione a opção Camera Calibration
- Clique no ícone Show Calibration Test Card (escolha A4)
- Imprima essa página
- Tire  foto da imagem da calibração
- Clique no ícone “+”e carregar a imagem da calibração que vc tirou foto e guardou em uma pasta do computador.
- Carregar a imagem de calibração salva



Depois de ter a imagem carregada, o software irá detectar o nome da câmara ou permitir que você dê o perfil de calibração com um nome. Como esse perfil de calibração criado, ele pode ser selecionado sempre que essa câmera é utilizada para tirar fotos PixScan.

Ao fotografar a imagem para calibração, certifique-se que ao fotografar a imagem a foto fique clara e nítida, boa iluminação,  a folha impressa esteja numa superfície plana, e que apenas os pontos de calibração estejam mostrando na foto.

Bom gente, então o negócio é o seguinte: vamos usar nossa base PixScan e tirar as fotos usando um smartphone ou Escaner, assim não tem erro nem trabalho.

Tivemos também a contribuição da Laysa Belmont que nos indicou um vídeo do Canal Graphtec GB, mostrando a Calibragem!

Eu confesso que ainda estou in love com minha base e cortando sem nenhum problema!!!
Olha só esse papel de Safari, da Toke e Crie e todos os bichinhos da barra superior cortados!!!! Lindos de Morrer!!! 
Agora vou cortar os da barra inferior!!!
Depois volto pra mostrar para vocês!!!



Espero ter ajudado e hoje fica a dica de que sempre é muito bom termos amigas silhueteiras para trocarmos conhecimento e experiências!!!
Obrigada Sonia!!!
Beijos gente e até a próxima !
Grice


Vale a pena Ler de Novo

Você pode adquirir sua Base PixScan no SerilonShop

2 comentários:

  1. Oi Grice, tudo bem?
    Estou tentando usar a pixscan tirando fotos através do meu iphone 5 e apresenta a mensagem "nenhum perfil de calibragem foi encontrado". O que eu estou fazendo de errado?
    Obrigada! Beijo, Sil.

    ResponderExcluir
  2. Oi Grice, tudo bem?
    Estou tentando usar a pixscan tirando fotos através do meu iphone 5 e apresenta a mensagem "nenhum perfil de calibragem foi encontrado". O que eu estou fazendo de errado?
    Obrigada! Beijo, Sil.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!! Ficarei muito feliz.
Obrigado por sua mensagem.
Farei o possível para responder em até 48 horas.
Pode demorar um pouco porem não deixarei esperando por mais de 72 horas.
Se precisar de ajuda mais imediata, você pode ligar.
Obrigada e volte sempre para ver sua resposta.
Grice