segunda-feira, 6 de maio de 2013

Voce já calibrou sua Silhouette?

Oi Gente, tudo bem?
Vamos falar um pouco de calibragem?
Tem muita gente reclamando que o print and cut não está saindo como o desejado.
Já conversamos aqui no blog sobre um Check List do Print and Cut (imprimir e cortar) e mesmo seguindo-o ainda dá erro, então vamos recorrer a Calibragem, ok?

Mas o que é a calibragem?

Essa ferramenta está localiza no Menu Arquivo - Calibragem e esta relacionada basicamente no alinhamento do corte com a imagem impressa, confesso a vocês que a fiz pouquíssimas vezes, mas deu uma melhora na tarefa de imprimir e cortar.
Tem gente reclamando que as vezes esse print and cut fica de birra, e então procurei mais informações sobre a calibragem junto ao pessoal do suporte da Silhouette America, que são sempre muito atenciosos e no manual que vem no software.
Para realizarmos a calibragem devemos clicar em "Imprimir Página de Teste de Calibragem"a qual imprimirá uma página de teste na nossa impressora doméstica.
Depois da impressão vamos colocar a folha na base de corte e carregá-la na máquina como faríamos se fóssemos cortar um desenho.


Com a base carregada vamos posicionar a lamina, usando os botões de seta, de maneira que a lamina fique em cima da primeira marca de cruz da área verde, nesse caso no canto superior esquerdo da primeira marca.  
Com a lâmina já posicionada clique na opção "Calibrar", isto fará com que a Silhouette leia a marca e irá desenhar ao longo das linhas de cruz.  Nesse momento eu uso uma canetinha no lugar da lamina, pois assim podemos vizualizar mais claramente as linhas que a maquina irá fazer de modo que possamos fazer os ajustes, caso necessário.





Caso uma das linhas esteja desalinhada, você deverá fazer ajustes de acordo com a medida exata da distância entre as linhas de desenho ou corte real e desejada. Para isso, devemos medir a distância entre a marca impressa (preta) e a marca gerada (vermelha). Caso essa linha marcada esteja acima ou abaixo da marca impressa, precisaremos ajustar a barra deslizante vertical na tela de acordo com a medida exata observada entre a marca impressa e a marca real. 


Eu repeti essa operação para todas as áreas verdes como indicado na tela com a marca de cruz.




Também incluída na tela Calibragem está a ferramenta Ajuste de Distância. Deve ser usada apenas caso a medida da imagem indicada na tela seja diferente do tamanho medido exato real. Mas gente esse ajuste quase sempre é desnecessário, sempre a distancia está correta.
Mas para usar a ferramenta vamos precisar cortar ou desenhar duas linhas nas posições 1 e 2, como indicado na página. Vamos medir a distância exata entre as duas linhas e ajustar na barra deslizante horizontal na seção Ajuste de Distância para que corresponda à medida exata. Uma vez que a medida seja ajustada, a correção de distância entrará em vigor. Você pode fechar a tela Calibragem e continuar a cortar conforme desejado. 


Bom gente, a calibragem não é dificil de fazer, mas como falei no inicio do post não há necessidade de fazermos ela várias vezes. Uma vez feita e pronto.
Espero que isso ajude no print and cut de voces e qualquer dúvida estou a disposição.
Obrigada pela visita e até breve!
Bjos
Grice

26 comentários:

  1. Boa dica . Nem sabia que dava para calibrar rs .
    Bjs
    Pati

    ResponderExcluir
  2. bom dia Grice ;
    eu fiz uma impressao em png coloquei uma borda externa so para o corte,saiu com as marcas de impressao,mas quando mandei cortar,cortou em cima da impressao no formato mas,por cima da impressao.
    o que eu fiz de errado?por favor me ajude.
    bjs verilene

    ResponderExcluir
  3. Olá Grice!
    Adorei te conhecer na Mega!!! E amei o curso sobre os Rhinestones.
    Essa dica é ótima e logo fui fazer na minha Sil.

    E não consegui!!

    Fiquei com muitas dúvidas...
    1- Qual a posição correta da folha? Pois na foto 1 esta na horizontal e nas restantes, na vertical.
    2- Qual o local exato para posicionar a ponta da canetinha? No centro da cruz?
    3- Devemos fazer em todas elas separadamente?
    Ai... estou com tantas dúvidas sobre calibragem que estou até confusa.

    Bjs e obrigada!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Grice!
    Antes de qualquer coisa, quero dizer que adorei te conhecer na Mega.
    Estava eu e minha mãe e vc deu uma aula sobre Rhinestones pra gente e adorei!
    Minha Sil chegou esta semana e lembrei que vi no seu blog sobre a calibragem. Li e resolvi fazer na minha.
    Não consegui.
    Tenho dúvidas... rs
    Vc posiciona a ponta da canetinha bem no centro da cruz?
    Depois vc aperta o calibrar e parte para a próxima até completar todas as cruzes?
    Gde bjo e sucesso sempre!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Grice,

    Estava errando ao calibrar e esse passo a passou foi perfeito.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dd que bom que ajudou, fico feliz!!!!
      Obrigada pela visita e apareça sempre!!!
      bjos
      Grice

      Excluir
    2. olá dona Grice ... segue o seguinte:
      estou usando a versão 3 do Silhouette Studio e nele não encontrei a opção de calibragem ...
      saberia me dizer onde se encontra tal ferramente nesta versão???

      grato

      Excluir
    3. pois é dona Grice...
      eu tambem não encontrei a opção de calibragem...
      estou a usar a versão 3 do silhouette studio...
      a pesar de que a minha esta ok, mas cortando ligeiramente fora do contorno das figuras ...

      Abraços ...

      Excluir
  6. Oi Grice,

    Estava errando ao calibrar e este passo a passo foi perfeito.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde,

    Não consigo calibrar minha silhouette, ela não consegue ler...para as marcas...onde posiciono a lâmina....em cima da marca verde ou em cima da Cruz...alguém pode me ajudar. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo, eu uso a canetinha e não a lamina, fica mais fácil para vermos. Eu posiciono dentro do quadrante, não precisa ser exatamente encima do ponto da cruz, pode ser um pouquinho a esquerda, dentro do 1ø. quadrante, ok?
      Espero ater ajudado e qq coisa estou a disposição.
      Obrigada pela visita e volte sempre!
      abs
      Grice

      Excluir
  8. Ola gostaria de saber como fazer a calibragem na sil portrait, nao tem as opçoes de tela como faço? Grata

    ResponderExcluir
  9. Enfim vi alguém falando do que queria saber minha sil está cortando fora das margens rastreadas, corta dentro da imagem ou totalmente fora e não sabia mais o fazer, então nas minhas horas e horas de pesquisas e procurando ajuda em vários outros blogs ninguém conseguiu ou não sabia dizer o que estava acontecendo, vou fazer minha calibragem e testes e agora estou confiante que dará certo!!! depois te digo. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Helaine, tomara que o post te ajude e vc consiga resolver o seu problema.
      Avisa aqui sim se deu tudo certo e qualquer coisa me escreve!
      obrigada pela visita.
      abs
      grice

      Excluir
  10. Boa noite...eu coloco a minha Sil para calibrar,,,mas nada acontece....o que estou fazendo de errado?? Me ajudemmm!!

    ResponderExcluir
  11. Nao acho essa opção de calibrar no menu arquivo, faz duas semanas que estou com a silhouette e ela ta cortando errado.
    O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nesse link explica https://www.youtube.com/watch?v=Iz6RVq4rXFM

      Excluir
  12. Oi Amanda, tudo bem?
    Muito estranho sua maquina em duas semanas precisar de calibragem.
    ela necessita de manutenção muito raramente, qual versão voce esta usando?
    na versão 3 eles tiraram a calibragem.
    qualquer dúvida me escreve, ok?
    silhouettebrasilia@hotmail.com
    obrigada pela visita.
    abs
    Grice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grice se eles tiraram como fazemos para calibrar agora?? tem que ter o antigo pra fazer isso??

      Excluir
  13. Estou a silhouette cameo a uma semana e ela esta dando pane! Ela não reconhece as marcas de registro e quando corta (com muito custo consegui uma vez só hoje! ) ela cortou totalmente errado... o que faço? Será se está com defeito? Help...

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Grice! Estou com a silhouette cameo há uma semana e ela esta dando pane desde ontem! Não reconhece nenhuma marca de registro!!! Já fiz vários testes e com muito sacrificio consegui com que ela cortasse uma folha hj mas saiu totalmente errado! E ela voltou a não reconhecer marcas de registro... será se ela está com defeito? o q faço? Help!!!

    ResponderExcluir
  15. Não consigo encontrar essa opção ARQUIVO - CALIBRAR no meu Silhouette Studio não aparece. Como faço??

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Grice!
    Como estou naversão 3, não tenho a opção calibrar. Mas aí é que está o problema....
    Minha pituca começou a fazer print e cut certo no início, mais ou menos no meio e torto na parte de baixo da folha. Bom... dei uma limpada na agulha (pela primeira vez desde que comprei em abril) e achei que tinha descoberto a América...rsrs
    Hj, cortando uma caixa simples (estilo sapato) descobri que ela não está cortando certo nem só corte!!!! Puxa... fiquei tão triste... nunca tive problemas com a minha lindinha e agora isso... justo agora que estou começando a deslanchar nas artes com personalizados (fiz muitos estudos antes do primeiro chá de bebê).
    Me dá uma luz Grice.... to muito chateadinha, mas acho que tem jeito né?!

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Grice!
    Como estou naversão 3, não tenho a opção calibrar. Mas aí é que está o problema....
    Minha pituca começou a fazer print e cut certo no início, mais ou menos no meio e torto na parte de baixo da folha. Bom... dei uma limpada na agulha (pela primeira vez desde que comprei em abril) e achei que tinha descoberto a América...rsrs
    Hj, cortando uma caixa simples (estilo sapato) descobri que ela não está cortando certo nem só corte!!!! Puxa... fiquei tão triste... nunca tive problemas com a minha lindinha e agora isso... justo agora que estou começando a deslanchar nas artes com personalizados (fiz muitos estudos antes do primeiro chá de bebê).
    Me dá uma luz Grice.... to muito chateadinha, mas acho que tem jeito né?!

    ResponderExcluir
  18. Grice, boa tarde!
    Fi\ tudo isso que você falou aí no seu PAP ... deu diferença nos pontos 1-2 ... corrigi pro que estava marcado ... aí, voltei a imprimir o arquivo, e continua dando erro no corte! Você pode me dizer o que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
  19. Estou tentando calibrar a minha cameo tem mais de mês! Não dá certo, nem com reza braba! Tipo assim, a distância 1-2 na minha deu 19cm no real. Tem de ser 20cm. Deslizei a barra pra ajustar pra 20cm, mas continua dando a mesma diferença! Também não consegui entender muito bem os controles da calibragem, também. Tipo assim, na primeira cruz, a linha horizontal está deslocada 2mm pra direita, e quase 1mm abaixo do que devia ser. Como ajustar essa linha horizontal? Faço um ajuste por vez?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!! Ficarei muito feliz.
Obrigado por sua mensagem.
Farei o possível para responder em até 48 horas.
Pode demorar um pouco porem não deixarei esperando por mais de 72 horas.
Se precisar de ajuda mais imediata, você pode ligar.
Obrigada e volte sempre para ver sua resposta.
Grice