quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Importar x Abrir no Studio



Oi gente, tudo bem?
Hoje trago para voces a diferença entre o menu Abrir e Importar no software Studio.
Isso as vezes causa uma pequena confusão para as iniciantes, então vamos lá aprimorarmos nossos conhecimentos
Abrir e importar são realmente funções bem parecidas, mas tecnicamente são bem diferentes.

Quando escolhemos ABRIR um arquivo estamos apenas colocando ele na nossa área de corte, ele não fará parte do programa se não dermos o comando de salvar. Geralmente podemos guardá-lo na nossa biblioteca, mas podemos (e devemos) guardar/salvar também em uma pasta do computador tornando-o em um arquivo permanente. Lembres-e que se for fazer isso você terá de salvá-lo com um nome diferente para manter o arquivo original. 
Ja a opção IMPORTAR significa que estamos adicionando esse a arquivo dentro do programa.
E ele se torna um arquivo permanente do software e quando vc abrir o programa novamente lá vai estar ele de novo.
Geralmente usamos a função importar com os arquivo de imagem que usamos como papel digital e importamos para a pasta de padrões de preenchimento. Quando importamos os papeis digitais ele vão para a pasta "Minha biblioteca" e depois arrastamos e soltamos na pasta de "Meus Padrões".
Se for um arquivo de corte, use o Menu  Arquivo - Salvar na Biblioteca - de modo que você pode nomeá-lo e adicionar palavras-chave e outras informações para o arquivo. Assim ele será acessado  de dentro do programa e não em outro lugar do seu computador. 
Não posso deixar de falar também do Menu Importar CD de Portifólio, esse menu é utilizado quando queremos importar para nossa biblioteca arquivos oriundo de um CD. Por exemplo: você tem um CD cheinho de arquivos GSD ou Studio então você insere o seu CD na unidade de disco do computador, vale lembrar que você deve cancelar qualquer ação sugerida pelo computador de abrir, iniciar ou executar esse CD. Então você irá no Menu Arquivo - Importar CD de Portifólio e fará o download. 
Eu já fiz isso uma vez e amei de paixão.
Viram que a diferença é simples, mas saber usar direitinho cada Menu faz uma diferença e tanto!!!!

Vale a pena conferir o que já falamos do assunto:


O próximo Post falarei em Salvar no Catão SD
Espero que tenham gostado! 
Qualquer dúvida é só colocar nos comentários!!!
Até breve!
Grice

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Vamos fazer um check list para o Print and cut sem erros?

Oi gente, tudo bem? 

O Print and Cut ou o Imprimir e Cortar é uma ferramenta muito usada na Silhouette, acredito que é o que mais gera perguntas no meu email. 

Então resolvi fazer um ckeck list com os principais tópicos que devemos observar para fazer um Print and Cut sem erros, ok? 

Para começar vamos repassar aqui em quais situações podemos fazer um Print and Cut. 

O podemos fazer partindo de três situações: 

a) Usando um arquivo da loja on line da categoria print and cut. Esses arquivos já vem prontinho, com uma imagem com a linha de corte ao seu redor, ela vem agrupadinha e podemos ainda usar as partes separadas, ou usando a parte de corte para usar com um outro papel qualquer, ou usando apenas a parte da imagem para imprimir. 

Eu já tratei esse assunto nestes posts aqui e aqui
O arquivo vem assim 

 

b) Usando um arquivo de corte da loja on line ou um criado por você e usar cores de preenchimento e padrões de preenchimento. 
Na verdade qualquer arquivo da loja pode ser usado para fazer um print and cut.
Veja mais post sobre padrões de preenchimento aqui



c) Oi ainda partindo de uma imagem jpg ou png, que usaremos utilizando a ferramenta do Rastreio.
 Já falei desse assunto aqui 


 


Nesses três casos teremos que usar o Print and Cut nos nossos projetos, mas o que vamos enfatizar nesse post é o print and cut propriamente dito, depois que terminamos de fazer nosso projeto. 


Vamos o check list? 


1 – Inserir as marcas de registro, o que são elas? 

Essas marcas são usadas por um scanner óptico contido na maquina para que depois de lidas indiquem o local exato onde a maquina irá cortar as linhas de corte. Trocando em miúdos elas serão impressas em torno da borda do espaço de trabalho/papel e lidas pelo scanner da Silhouette antes do corte, para que a maquina possa saber a localização exata dessas marcas e saiba exatamente onde as linhas de corte estão definidas em torno das imagens impressas. 

Tanto na Silhouette SD quanto na Silhouette Cameo elas existem. 

As Marcas de Registro são usadas apenas quando estamos usando um projeto com a finalidade de Impressão & Corte e portanto elas não precisam estar marcadas em qualquer projeto. 

2 – Como inserir as Marcas? 

O Studio tem os ícones de todas as ferramentas na barra superior direita, eu na grande maioria das vezes uso esse menu, e por ele o ícone de inserir as marcas de registro é o penúltimo quadradinho. Mas você pode ir também pelo menu Arquivo – Configurações de Marca de Registro. 


Clique na caixa (quadradinho) “Mostrar as Marcas de Registro” para habilitar e você verá que três marquinhas serão inseridas na parte esquerda superior e inferior e uma marquinha na parte direita superior da tela. 

As configurações de margens podem ser alteradas para um melhor aproveitamento do espaço de trabalho, mas sempre observe que as marcas devem estar impressas dentro da área de impressão. A menor configuração que podemos usar nas margens é 1cm. 


O tamanho das marcas de registro (Tamanho e Espessura) quase sempre não tem necessidade de serem alteradas. 

No tamanho, que esta configurado no máximo como padrão, você pode diminuir a área cinza achureada. Já na espessura você aumenta a visibilidade das marcas, o que pode ajudar a maquina na hora de lê-las, garantindo que o scanner ótico seja capaz de localizá-las. 

Já o formato de Marca de registro é super importante na hora de escolhermos qual maquina estamos usando. Percebem que as marcas são diferentes entre as maquinas? Na Cameo a marca da esquerda superior é um quadradinho e na SD as três marcas são iguais. 

Se você imprime um projeto no formato SD, poderá ter dificuldades para que a Cameo leia e vice-versa, por isso fique atenta para isso, ok? 


3 - Área de Impressão

 Após definir o tamanho do papel e inserir as marcas devemos observar o tamanho do nosso projeto dentro da área de impressão. Muitas vezes na ânsia de aproveitarmos o papel colocamos o projeto bem pertinho do outro e o mais próximo possível das margens, mas as vezes isso mais atrapalha nos fazendo perder papel e tempo. 

Por isso aproveite sim seu espaço no papel, mas com uma certa cautela. 

Devemos verificar o arquivo na tela para ver se alguma parte do projeto não esteja for a da área de impressão. A área de impressão esta dentro da linha vermelha e o tamanho do papel é delimitada pela linha cinza. 

Veja na figura abaixo que a marca de registro inferior está fora do tamanho da pagina, nesse caso a marca não será impressa, acarretando na perda da impressão, já que a maquina não lerá corretamente. 


Outra coisa que devemos observar é a área da marca que parece um jogo da velha, pelo pessoal do suporte da Silhouette America a imagem não pode ficar em cima dessas linhas do jogo da velha, mas sinceramente eu coloco sim e nunca tive problemas, inclusive nas minhas aulas afirmo que não tem problemas, eu nuca tive, mesmo usando a imagem acima dessas marquinhas cinzas. Mas como eles são os experts não vamos discutir ok? Então o recomendado é não ter imagem em cima do jogo da velha. 

Outra coisa que devemos observar é a parte branca das imagens que tiramos da internet, estas sim não devem estar na parte cinza do jogo da velha e nem tão próxima uma das outras a ponto de estarem uma por cima da outra, isso com certeza terá problemas na hora do corte. Então o que devemos fazer é tirar a parte branca de fundo da imagem. Fazemos isso quando estamos rastreando a figura, aplicando o método de rastreamento Rastrear e Destacar. 

Veja também mais post no blog sobre rastreamento pelos marcador rastreamento de imagem. 



4 – Tamanho do Papel/Mídia

Temos que agora definir no software o tamanho do papel que vamos utilizar (oficio/tabloide ou A4) para quem estiver usando uma impressora no tamanho A4. 
Meu sonho de consumo agora é ter uma impressora que tenha a área de impressão no formato A3, já pensou em imprimir no tamanho da folha de Scrap???? 

Então devemos ir nas configurações de página para ajustarmos o tamanho da pagina para A4 ou Tabloide. Aqui vale lembrar que as mídias da marca Silhouette são no tamanho Tabloide (8.5”x11”). O papel cartão adesivado, a mídia da folha magnética, a mídia para impressão em tecido, a folha imprimível dourada e prateada, mídia para tatuagem temporária, todas elas estão no formato Tabloide e isso e super importante na hora da impressão com as marcas de registro. 

Certifique-se de que o tamanho e orientação da pagina e da impressora estão definidos iguais. Por exemplo, se você estiver imprimindo em 8,5 "x 11" em modo retrato, sua página de trabalho, a página da tela, também deve ser ajustada para que o tamanho na orientação de retrato. 



5 - Configuração da Impressora

Devemos também nos certificar de que a impressora está configurada para imprimir a 100 % e no tamanho correto do papel, algumas impressoras também tem configuração de margens, elas devem estar ajustadas para que as marcas de registro estejam totalmente impressas na pagina. 

Então as configurações da impressora devem corresponder as configurações da página no Software Studio. Não deve haver divergências entre o tamanho da pagina, orientação e nem as definições da impressora devem sobrepor-se as configurações que definimos no programa Studio da Silhouette. 

Para que possamos verificar as configurações de impressora vamos pelo Menu Arquivo > Imprimir > Preferências para garantir que nossas configurações estão corretas.


6 - Orientação da Base

Verifique se você está colocando o papel na base na orientação correta, como mostrado na tela. Vale ressaltar que a seta preta na base de corte sempre é o nosso guia de orientação tanto na tela como na base física em que colocamos o papel. Por isso mesmo que não estejamos usando uma base de corte o seu material/papel é carregado na maquina na direção da seta mostrada na tela do computador, e nesse caso devemos marcar no software que não estamos usando nenhuma base. Se você estiver usando a base de corte, coloque o papel exatamente como mostrado na tela do computador e deve marcar no software a base 12x12” independentemente do tipo e tamanho do marerial emu so. 

7 – Marcas de Registro

Agora que já imprimimos nosso trabalho devemos verificar se as marcas de registro foram impressas de forma completa e clara no papel. 
Se tiver faltando um tirinha da marca não será cortado corretamente. 
A cor do papel pode influenciar na hora da leitura das marcas 
Cores fortes como azul, verde, preto vão encobrir as marcas, sendo incapaz de maquina ler. Por isso o mais aconselhável é que façamos nosso print and cut em papeis claros ou brancos de preferencia. Outra dica é que o leitor deve estar livre de obstruções, como pedacinhos de papeis ou sujeirinhas…. 
Por incrível que pareça a luz que estamos usando pode influenciar nosso print and cut, pois a maquina precisa de luz para ver/ler as marcas de registro. 

8 – Trajetória do Print and Cut

Com a placa de corte, coloque sua página impressa na base de corte e vamos carregar na Silhouette observando o comando: 

Para Cameo use: Load Cutting Mat 
Para a SD use: "Load w / Carrier" 

Para iniciar o processo eu vou na maioria das vezes pelo:
 Menu - Arquivo - Enviar para Silhouette... 
(Pode ir também pelo lápis – configurações de corte Silhouette) 

- Clique em ignorar a impressão, caso já a tenha feito 


- nessa etapa ela informa que você deve carregar a base de corte, clique em Continue 



- Detectar as marcas de Registro automaticamente 



Após detectar as marcar verifique se as configurações de mídia estão corretas, se não estiverem escolha as configurações e clique em Cortar.

O legal do software é que com as marcas de registro habilitadas o próprio Software nos orienta em todo o processo para detectar as marcas de registro., e após encontrar todas as marcas de registro, a maquina estará pronta para cortar. 

A Silhouette vai então, passar pelo processo de corte normal e encontrar todos os dados de corte a fim de cortar ao redor da imagem impressa de acordo com as linhas de corte, onde foram definidos.

9 - Mas lembre-se de alguns detalhes: 

- Definas todas as configurações de página antes de imprimir.

- Observe o estilo de corte (tesourinha) e defina o que a máquina deverá cortar. 

- Após o projeto impresso não mexa mais em nada na tela do arquivo, principalmente posição. 

- Verifique se as marcas de registro estão totalmente impressas na folha.

- Coloque o papel na orientação e posição exata como mostrado na tela. 

- Caso tenha que parar a maquina antes dela começar a cortar para que seja corrigifo alguma coisa, uma linha que não estava configurada para corte, e desde que não acarrete mudanças no arquivo, pause a maquina, cancele o trabalho, corrija o que for preciso e recoloque a base de corte, vá pelo Menu - Arquivo - Enviar para a Silhouette e  
siga as dicas do passo 8.

Bom gente, por enquanto é isso, coloquei aqui para vocês os principais tópicos, espero que tenham gostado e que possamos ir aprimorando o uso da máquina.
Qualquer dúvida estou a disposição!
Quem tiver mais informação coloca aqui nos comentários será muito legal termos muitas experiências postadas aqui.
Até breve!
Grice

scrapsmil.com gifs e frases

domingo, 6 de janeiro de 2013

Fazendo Títulos com a Ferramenta Desenho - parte 2


Oi gente, tudo bem?
Conforme eu prometi no post anterior um PAP pequenininho com 4 etapas para voces aproveitarem mais um pouquinho a ferramenta desenho.
O Pap anterior também ajuda a fazer esse, ok?
Aproveitem! 







Caso tenham dúvidas deixem seus recadinhos aqui no post, ok?
Bjos e até breve!
Grice
scrapsmil.com gifs e frases

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Fazendo Títulos com a Ferramenta Desenho


Oi gente, tudo bem?
Como foram as comemorações de ano novo??? 
Espero que tudo bem e com muita alegria! Pois temos muito o que comemorar na vida!!
Vamos fazer hoje um PAP super fácil sobre como fazer títulos usando a ferramenta de Desenho que está disponível no Silhouette Studio® Designer Edition, que é a versão paga para designer, ok?
Vale lembrar que essa versão é paga, você pode adquirí-la aqui e inclusive ver a comparação entre as versões na nota que a própria Silhouette America disponibiliza.

Eu já comecei a falar aqui e aqui no blog algumas diferenças entre essas versões, então vamos lá desvendar mais esses acessórios, ok?

Quando estamos fazendo mini-albuns, cartões, layouts, home decor, sempre precisamos usar um título, não é mesmo? Afinal ele é um dos itens essenciais do scrapbook.

Então no PAP de hoje vamos fazer um título e vamos usar a ferramenta de desenho do Studio e as canetinhas Skets Pen.



Vamos lá:
Passo 1 - Escreva Feliz 2013 com a fonte LD Royal Quiet Boxed. Eu centralizei o ano abaixo da palavra Feliz



Passo 2 - Utilizando a ferramenta Deslocar, faça um deslocamento externo, e aqui eu usei a distancia de 0.600cm. Usaremos essa parte deslocada depois. Deixem ela na área de espera.


Passo 3 - Vamos trabalhar na parte em que escrevemos, primeiramente vamos na ferramenta desenho e escolher Desenho de Borda Liso e Desenho de Preenchimento Grelha.
Feita essa escolha desagrupe toda a palavra (clique com o botão direito do mouse e clique em Desagrupar ou no segundo botão da barra horizontal inferior a esquerda)
Após desagrupar vamos trabalhar em cada letra com as configurações avançadas alterando o espaçamento e o angulo. Vale ressaltar que trabalharemos  com Efeito Borda - Liso e Tipo de Preenchimento - Hachura. Não trabalharemos agora com efeito de preenchimento, isso ficará para um próximo PAP. Mas vocês podem  e devem já ir descobrindo as possibilidades que temos com essa ferramenta.


Na letra "F"eu usei Espaçamento 0.320cm e Angulo 0.115cm
Na letra "E"eu usei Espaçamento 0.450cm e Angulo 0.145cm
Na letra "L"eu usei Espaçamento 0.585cm e Angulo 0.135cm e extensão o.055cm
Na letra "I"eu usei Espaçamento 0.380cm e Angulo 0.0cm
Na letra "Z"eu usei Espaçamento 0.380cm e Angulo 0.420cm
Em todas as letras usei o deslocamento zero.

No ano vou deixar para que voces usei a imaginação e criativadade. Mas façam as configurações para acompanhar a palavra feliz.


Passo 4 - Agora temos a parte deslocada feita no passo 2 a a palavra prontinha com a aplicação da ferramenta. 
Eu adoro usar bordinhas nos meus projetos, e quando é titulo então.... acho que dá um tchan a mais e aqui não seria diferente.
Então fiz mais dois deslocamentos da borda e utilizei na linha de dentro o estilo de linha tracejada. 
O segundo deslocamento cortei no papel de cor diferente para fazer a borda.
E aqui com preenchimento dos desenhos para que vocês possam vizualizar melhor o efeito.



Passo 5 - Agora que estamos com o desenho pronto vamos às configurações de corte.
Primeiramente vamos desenhar o título com as Canetas Sketch Pen. 

Para isso vamos clicar na Tesourinha (oitavo botão da barra superior direta do software) é ela quem determina o que vai ser cortado ou desenhando. Ela determina o Estilo de Corte. Ja falei diversas vezes dessa tesourinha mas acho que ela merece um Post a parte.
Mas basicamente quando vamos trabalhar com desenho da canetinha e corte, precisamos dela para configurar o que deve ou não ser cortado.
É simples: quando você clica nela aparecera as linhas vermelhas que serão cortadas. Quando usamos as canetinhas essas linhas serão desenhadas.
Mas tem hora que eu quero que desenhe e não corte ou vice-versa, assim usaremos a tesourinha e muito nos projetos.
Vamos lá:

Como vamos primeiramente desenhar, vou tirar o corte da linha externa e deixar com corte apenas as linhas que eu quero que desenhe.
O nome Feliz 2013 será desenhado de azul, coloque o papel na base e a canetinha azul no lugar da lamina. 
Nas configurações de corte escolha Caneta de desenho e clique em cortar.


Agora vamos desenhar a linha tracejada e eu escolhi a cor rosa.
Assim que a máquina parar não tire a base do lugar, troque para a canetinha rosa e vá na tesourinha e troque a linha que voce deseja que corte. Aqui tiraremos o corte da palavra e deixaremos em vermelho apenas a linha tracejada, somente ela será desenhada de rosa.



Agora vamos cortar a borda do que foi desenhado.
Não tire a base do lugar que acabou de desenhar  e novamente clique na tesourinha tiramos o corte do que j;a foi desenhado e deixamos no estilo de corte apenas a borda externa. Para realizar essa troca basta clicar na linha desejada e escolher a opção na janela Estilo de Corte (Tesoutinha).


 E o corte ficará assim


Mas o título assim fica sem graça né!!! Como eu disse, adoro uma bordinha.
Então vamos fazer deslocamento e cortar as bordas nas cores que desejamos...


com a borda Rosa...



e meu título pronto com a borda azul....




E aqui para finalizar outra maneira de utilizarmos essa ferramenta. Tem somente uma coisinha a mais do que usamos hoje, voces sabem o que é??
Deixa seu comentário aqui!!!
Logo faço o PAP para voces!!!



Para voce que tem a versão para designer aproveite bem suas ferramentas e para quem não tem ainda, fica a dica para que possam decidir se vale a pena comprar ou não a versão.
Qualquer dúvida estou a disposição!
bjso e até breve!!
Feliz 2013
Grice


scrapsmil.com gifs e frases