segunda-feira, 30 de julho de 2012

Novos produtos para a Silhouette

Oi gente tudo bem?
Mais um post no dia de hoje e bem rapidinho para avisar a vocês que tem novos produtos para a nossa maquininha.
Eu já tinha falado aqui no blog sobre a importância de termos uma lamina separada para corte de tecido e é assim que faço. Pois não é que agora a Silhouette America lançou uma lamina para tecido? Que demais!!  A lâmina de tecido da Silhouette é idêntica à lâmina que usamos para papel e o que muda é apenas a sua cor para fazermos a distinção. Adorei!!!!

Lamina para corte em tecido


E para que sua maquina não acumule poeira já tem uma capinha para ela!!


Folha de ima adesivada
Eu já usei folha adesivada de ima, veja aqui.
Achei super legal pois podemos aplicar papel com as estampas que desejamos, agora a Silhouette America também tem seu próprio papel adesivo de ima

Cortamos a folha adesivada juntamente no papel que desejamos e criamos um imã personalizado. O pacote vem com 4 folhas tamanho 8,5 "x 11" 


Folha de Ouro e de Prata para impressão 
Essa é novidade!!! Vamos ver o que podemos fazer com essas folhas heinmnn!!! 
Tenho certeza que sairão lindos trabalhos 


Cada pacote vem com 8 folhas tamanho 8,5 "x 11" 
Papel Adesivo Branco

Papel adesivo para impressão de fotos e desenhos e confecção de etiquetas, adesivos personalizados, etc. Excelente para decoração de festas.
O pacote contém 8 folhas tamanho 8,5 "x 11" 

Papel para uso com gliter
confesso que esse acessório foi o que eu mais gostei, vamos agora fazer emboss nos nossos recortes de uma maneira mais fácil!! 
Papel adesivado e próprio para utilizamos como se fosse emboss, aquele pózinho que dá uma vida aos nossos projetos.
Usei essa técnica aqui nesse projeto, fica com um efeito muito legal!
Além do papel tem também os potes com o glitter, nesse caso aqui não precisaremos do uso do secador, basta aplicar o pó na cola do recorte!!!

Veja o vídeo explicativo da Silhouette America.

Papel adesivado para aplicação do Pó
O Pacote contém 8 folhas tamanho 8,5 "x 11" 



Potes de Glitter
Seis cores: 
 rosa, verde, branco, prata, azul-petróleo, e ouro.
Conteúdo: seis potes de glitter fino / Net peso 6,6 oz. (188 g).
Eu já estou roendo as unhas, rs,rs, para usar esse glitter e voces??
Logo volto com mais dicas para voces!!!
Obrigada pela visita!!!
bjos
Grice

Meu Aniversário e Configurações de Corte

Oi gente, tudo bem?
Bom, ontem (29), foi meu aniversario e quero agradecer de coração todas as mensagens que recebi por email e pelo Facebook, adorei ler tudinho. Obrigada mesmo. Não sou muito de festas, apesar de adorar fazê-las, rs. 
Então a comemoração foi na companhia de familiares e amigos que amo. E agradeci a Deus todas as suas bênçãos na minha vida!!
Fiz um cartão para mim, no estilo que eu tenho mais gostado de fazer, o verdadeiro estilo Pop-Up que estou amando desenhar!!! Esse cartão vai para o meu álbum de scrap e nele eu descrevi o meu atual momento e como foi o meu dia!!!! Maravilhoso!!!


Compartilho com vocês o meu bolo de aniversario virtual!!



Então, mas eu não poderia passar por aqui e não falar de Silhouette, primeiro quero convidar as silhueteiras de Brasília e região para a aula na Papel Arteiro de três projetos para os dias dos pais! 
Presenteie quem você ama fazendo seu próprio presente. 
Os kits são limitados.


Faremos trés projetos usando papeis Echo Park e ferramentas do Studio com a nossa Silhouette.



Quem tiver interesse no Kit dos projetos já cortados com PAP de montagem, ou no Kit aula de como fazer os projetos na Silhouette pode entrar em contato pelo email: silhouettebrasilia@hotmail.com
(lembrando que os kits somente serão enviados após o dia 04/08/2012)


E segundo quero conversar sobre as alterações da nova versão 2.5.8 com relação a escolha das midias.

Que eu amo a silhouette e o Studio todo mundo sabe, mas vi que muita gente se decepcionou com as alterações que recentemente a Silhouette América promoveu no software, eu inclusive.
A maior alteração que teve foi as novas mídias nas configurações de corte. Quando a gente esta se acostumando com as configurações, muda tudo né!! E um monte de configurações já usadas por nós desapareceu e deu lugar a novos dicas para cortar outras diferentes tipos de mídia! Eu ainda estava ou estou meio perdida, por isso resolvi não atualizar a versão no meu Mac até entender direitinho as mudanças.

Estou montando uma tabela com as configurações de corte, no que diz respeito a velocidade, espessura e configuração de lâmina baseada na versão anterior e estou adicionando na nova versão as configurações usadas anteriormente.
Eu já falei aqui no blog que podemos adicioanar novas configurações, veja aqui 

Eu uso muito papel liso e de gramatura alta e fiquei perdida em não ter mais essas configurações de papel leve e pesado que tínhamos antes, como também as configurações com a caneta de desenho e as de vinil, e as configurações que eu mais usava: Papel de impressão leve e médio: papeis finos, tipo os que usamos na impressora, Papel padronizado leve e médio: geralmente o papel de scrap uma face, Papel cartão (médio e pesado): papel de gramatura mais grossa, cardstock, papel de scrap dupla face não estão mais contempladas na nova versão. 

Eu não estou inserindo todas as configurações de antes da lista da versão 2.5.0, mas estou atualizando uma tabela antes de atualizar a versão no MAC. 
Essa tabela vai me servir de base para os cortes.
Outra dica é que sempre podemos ajustar as configurações individuais (espessura, velocidade, etc) discordando das sugestões do software, eu tenho feito isso também na medida em que a minha lâmina vem sendo desgastada, e para que o corte saia perfeito aumento a numeração da lamina de acordo com a necessidade. Mas mesmo assim não é necessário adicionar uma mídia personalizados para tudo que cortamos.
Prometo que essa semana acabo a formatação da Tabela e adiciono ela aqui para voces e para trocarmos informações ok?
Vamos ver se essas alterações serão para benefício nosso né!!! Tomara que sim!!!!


E logo volto com o post dos acessórios -  Silhouette e seus acessórios – Parte 3 – Papel de Tatuagem e com as regras do sorteio que já anunciei aqui.
bjos e obrigada pela sua visita!






sexta-feira, 20 de julho de 2012

Cartão Pop Up para o dia do amigo


Oi gente, tudo bem?
Hoje é dia do amigo?
Na verdade acho que esses tipos de comemorações não tem data específica, afinal amigos são para sempre e diários e nunca podemos deixar de regar com bons fluidos, não é mesmo?
Mas, ja que podemos comemorar e evidenciar o que sentimos por nossos amigos do peito, venho complementar o post do Dia do Amigo feito pela querida Fatinha para disponibilizar um cartão para ser feito e encaminhado juntamente com a lembrancinha linda que ela nos disponibilizou.
Cartão Pop-Up para Dia do Amigo.


Se quiser o arquivo Studio, clique aqui

Desejo a todas as minhas leitoras e amigas blogueiras, um Feliz Dia do Amigo!

... sempre cultive seu Verdadeiro Amigo...

bjos
Grice

Porta chocolate para o dia do amigo


Olá amiga, você sabia que...

"O Dia do Amigo é uma data proposta para celebrar a amizade entre as pessoas. No Brasil, Uruguai e Argentina, a data mais difundida para esta celebração é 20 de julho, aniversário da chegada do homem a lua. Em 27 de abril de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas resolveu convidar todos os países membros a celebrarem o Dia Internacional da Amizade em 30 de julho.( Wikipédia)"

Como você vai celebrar esta data com seu amigo?
Acho que o chocolate é uma ótima lembrancinha para um amigo. Por isso bolei esse porta chocolate. Eu elaborei as medidas para um tipo especial de chocolate em barra, mas você pode alterar um pouquinho para caber o chocolate favorito do seu amigo, assim cada vez que ele pegar na caixinha um, vai lembrar com carinho de você :)


Passo a passo

1) Faça o Download do molde
2) Agora corte a figura marcada BASE, TAMPA e CAIXA em um papel liso (eu usei o marrom como fundo)
3) Corte agora os PAINÉIS em um papel decorado
4) Cole os painéis na caixa e na tampa como mostra a figura abaixo

5) dobre nas marcas tracejadas. Acho que a única dificuldade é na aba maior do fundo da caixa. Cole como mostrado na figura para dar melhor acabamento no final com a base maior por cima das duas menores

O acabamento final será dado colando a base no fundo da caixa "sanduichando" as duas abinhas menores


6) Agora basta decorar de acordo com a sua criatividade. Eu passei uma faixa de papel em volta, coloquei uma tag presa com uma bailarinha na forma de formiga e etiquetei a palavra chocolate.



Espero que tenham gostato.
Até a próxima


quarta-feira, 18 de julho de 2012

Cartão POP UP


Oi Meninas Silhueteiras tudo bem? 
Acabei de fazer um cartão e vim aqui mostrar para voces. 
Recebi a nobre incumbência de uma amiga de fazer um cartão usando as bonequinhas da Jin Yong, do blog Under a Cherry Tree.
Pensei logo na Shimizu que é craque em puchart e faz coisas lindas. 
Mas ela queria algo diferente e me dediquei ao desafio. 
Fiz então as bonequinhas saltando aos nossos olhos quando abrimos o cartão. Fiz na Silhouette um cartão Popup usando o Print and Cut. 
E adorei o resultado. 
Só vendo com as mãos!!!! 
Estou fazendo muiiitooos cartões POPUP com diversos temas logo mostro para voces!!
bjos e até breve!

Frente do cartão!
Usei cardstock, Canetinhas glitter Silhouette e Print and Cut

Parte interna do cartão!
Pop up das bonecas com o print and cut


Aproveitei e fiz um outro desejando Parabens, para uma outra amiga.
Esse ainda não é o meu cartão de aniversário! Rs,rs.

Frente do Cartão!

Ao abrir....Parabens em Popup e com a técnica de emboss nas letras



sábado, 14 de julho de 2012

Silhouette e seus acessórios - Parte 2

Oi gente, tudo bem?





Estou voltando com a continuação dos post dos acessórios e hoje vamos falar do Printable Heat transfer material para estampas em camisetas.



Confesso para voces que esperava mais do produto da Silhouette, até porque a tempos atrás estampei camisetas utilizando o kit transfer para camiseta da Pimaco e achava que o Kit da Silhouette fosse melhor, mas gente é a mesma coisa, diferença muito pouca, pois a folha da marca Silhouette é um pouquinho mais fosca do que a da Pimaco, vamos dizer assim, mas o resultado final é mesmo.

Aqui os produtos para estampar camisetas

O que contem os Kits
-  Kit da Silhouette: 5 folhas no tamanho 8.5x11" 
- Kit da Pimaco: 5 folhas no tamanho 8.5x11"


E vamos ao PAP

Primeiro eu escolhi os aquivos na minha biblioteca, na firgura abaixo eu listei os nomes do arquivos.
Depois com o botão direto do mouse eu desagrupei as figuras escolhi quais eu ia usar para fazer minha arte.


Eu sempre faço minhas artes no Studio, usando as cores de preenchimento e os Padrões de Preenchimentos com os papeis digitais, veja mais aqui.
Com os arquivos separados eu vou usando as cores e os papeis digitais em casa parte dos arquivos e posicionando cada uma em seu devido lugar. Lembrar que tambem temos que colorir as linhas de acordo com a cor desejada, fazemos isso em Cor de Linha, na barra superior direita ou pela barra do Objeto - Estilo - Cor de linha.


Depois de tudo posicionado eu terei minha arte pronta para ser impressa, cortada e aplicada na camiseta.
Agrupo todas as partes (clicar com o botão direito do mouse e selecioanr agrupar - ou agrupar tudo pelo botão da barra horizontal inferior a esquerda) e faço o deslocamento externo para gerar a linha de corte somente da borda, pois os arquivos que usei os papeis digitais apenas serão impressos. ok?

 Temos que lembrar que somente iremos pedir para cortar a borda da figura, para tanto não  podemos esquecer de alterar o estilo de corte.

 Quando estamos fazendo a arte a linha vermelha será a linha de corte, devemos clicar na tesourinha e configurar o que queremos ou não que corte. 

Agora vamos usar o print and cut para imprimir e cortar a arte e fazer a aplicação.
Lembrando de configurar o papel para o tamanho da midia - 8.5" x 11". 


Mandar cortar na Silhouette
Configuração de corte no Software: Folha de Transfer Imprimivel na Silhouette.
É importante lembrar que temos que refletir a imagem antes de imprimir e cortar, para que a imagem saia na camiseta no lado certo. 
Lembrar de acertar o tamanho da folha na configuração no Software  para "Tablóide"

Agora depois de cortada vamos aplicar a figura na camiseta. Colocar o papel com o lado do desenho encostando no teciso e passar o ferro quente por 30 a 40 segundos para a tranferencia da imagem.


E aqui as camisetas das minhas princesas


Aqui algumas dicas importantes para a aplicação:

1 - Configurar a impressora para o tamanho do papel (que é menor que o A4) para que as marcas de registro saiam na folha;
2 - Colocar uma folha na impressora;
3 - Utilizar somente produtos 100% algodão
4 - Colocar o tranfer com a imagem virada para a roupa
5 - Depois de aplicado deixe a camiseta esfriar para retirar o papel
6 - Utilizar impressoras jato de tinta (deskjet)
7 - Na primeira lavagem fazer separadamente de outras roupas

Meninas espero que voces tenham gostado. 
Eu particularmente achei que o resultado fosse melhor, mas vou continuar fazendo camisetas e ir aprimorando a técnica.
Logo volto para conversarmos sobre outro acessório e ja vou adiantar uma novidade:
Esse mes é meu aniversário e vou sortear um Kit aqui no Blog com acessórios da silhouette, papeis e recortes!!! Aguardem que logo conto todas as regras do Sorteio!! ok?

Se voce gostou do Post ou tem dúvidas, críticas ou sugestões deixa um comentário aqui ok?

E estou reativando a Coluna da Colaboradora, tenho vistos lindos trabalhos de Silhueteiras desse Brasilzão por que não participar aqui no Blog?? 
Se voce tem interesse manda email para silhouettebrasilia@hotmail.com
Beijos meninas e fiquem a vontade!
Grice



VERSÃO NOVA NO AR - 2.5.8


Oi Meninas,
passo aqui rapidinho para avisar que temos versão nova no ar. 
Ela já está disponivel desde segunda feira passada para download no Site da Silhouette America, clique aqui
Estamos já na versão Silhouette Studio® Version 2.5.8
Estou ainda observando as diferenças. Mas observem a nota de release que eles disponibilizam.

Release Notes
Updated media type rules
Modified update reporting
Upgraded menu operation
Improved font handling
Enhanced rhinestone settings

Notas sobre o Release

Regras do tipo Atualizado mídia
Modificado atualização de relatórios
Operação do menu atualizado
Melhor manuseio de fontes
Melhorada strass configurações




O que já posso contar para voces é que temos alteração na escolha das mídias, temos outros tipos de papel. Vamos aos testes agora!!


Se voce tem mais observações para nos contar sobre a nova versão deixa um comentário aqui que já estará ganhando pontos para o sorteio do Kit de Acesórios!!!  
bjos
Grice

terça-feira, 10 de julho de 2012

Silhouette e seus acessórios - Parte 1

Oi gente, tudo bem?
Espero que estejam todas bem, eu ando meio devagar aqui no blog né!!! Estava com uma virose, as meninas gripadas, o clima de Brasília essa época é tudo de ruim, e ainda estou com a secretaria de férias.... imaginem como ando..... loucura total....

Mas hoje passei por aqui para falar para as silhueteiras que estão iniciando o uso da máquina.
Tenho recebido emails me perguntando sobre os acessórios. Muitas pessoas estão iniciando seus trabalhos com a maquina e me perguntam quais acessórios já podem comprar.
Gente, eu entendo que a empolgação é total.... sei bem como é isso, mas muita calma nesse momento, para  não nos arrependermos depois de termos comprados acessórios que não vamos usar....
Eu sempre falo nas minhas respostas que o investimento na máquina sempre depende do seu objetivo com ela!!!
Então aqui vou colocar para voces alguns comentarios sobre os acessórios da nossa tão querida maquininha.

Vamos listar aqui quais acessórios temos da marca Silhouette e vamos explorá-los um por um aqui no blog.

- Fabric interfacing/Interface tecido
usado para cortar tecidos na máquina. Colamos a interface no tecido com o ferro e colocamos na base para corte.      

- Fabric ink
tinta para aplicação em roupas

- Silhouette Rhinestones
 Aplicação de pedras em tecido, por transferência de calor para passá-las para roupas, cartões, tecidos.

- Sketch pens
Canetinhas para utilizarmos tanto com nosso arquivos de corte como também com os arquivos categorizados em desenho. As Canetas se encaixam diretamente no suporte da lâmina.

- Adhesive Cardstock
 Cartolina adesivada. cortamos nossos arquivos sem se preocupar com adesivo.

- Magnet Paper
Papel especial para impressão ímã.

- Temporary Tattoo Paper
papel próprio para impressão tatuagem. Podemos imprimir projetos na impressora jato de tinta e cortamos na silhouetteo contorno do projeto para aplicação da tatuagem temporária.   

- Etching creme
técnica de jateamento de vidro

Quando adquirimos a Silhouette seja ela SD ou a Cameo o que vem nela é o suficiente para já comecarmos nossos cortes!!!
Para quem  ainda não conhece a maquina e está decidindo pela sua compra, aqui algumas infrmações básicas:
A Silhouette CAMEO é uma ferramenta eletrônica tipo uma impressora que com uma lamina corta papel, cartolina, cardstock, vinil, tecido... Ela é portátil e bivolt. Ela é para uso pessoal e deve ser conectada ao PC ou MAC com um cabo USB. Sua Base e área para corte tem o tamanho de uma folha de Scrap, 30,5x30,5cm.
Com o uso do Software Studio podemos comprar arquivos, fazer seus proprios projetos.
Além de cortarmos nosso projetos como  Layouts, Álbuns, Cartões, Convites, Caixas, Home Decor, Projetos 3D, Projetos de desenhos, podemos também cortar o contorno de uma imagem jpg utilizando o Print and Cut.
A sua instalação é super simples basta conectar o cabo USB Maquina-PC e o cabo de energia Maquina - tomada e começar a desvendar suas diversas possibilidades!!!
Vamos lá!!!

E o que acompanha a linha Silhouette?
Primeiramente o que vem incluso na compra:

- Maquina Silhouette CAMEO
- Software Silhouette Studio para Windowns XP/Vista/7 ou Mac OS X (*)
-  Cabo de energia, cabo USB
- 01 lâmina de corte
- 01 base plástica de 31cm para recorte de papéis
- Guia de instruções
- 51 arquivos free (**)

(*) O software que vem na maquina esta com a versão anterior a última já lançada pela marca, que é a versão 2.5.0. Por isso não precisa instalar a versão do CD, pode ir direto no site e baixar a ultima versão.

(**) Se instalarmos o software pelo CD faremos o download dos arquivos free que vem de brinde, porem estaremos com uma verão já defasada. Então mesmo que voce baixe a versão atualizada pelo site voce pode fazer o download dos arquivos free.  Veja aqui como baixar arquivos free


Vamos agora aos acessórios, primeiramente vamos falar da Lâmina e da Base de corte.

Lâmina de Corte

 A Lamina da Cameo tem algumas vantagens sobre a lamina da SD
Na Silhouette SD temos tres cabeças (amarela, azul e rosa) que devem ser trocadas de acordo com o tipo de papel/midia. No caso de desgaste da lamina podemos trocar apenas o refil não precisando comprar novamente a parte preta e as cabeças coloridas.
Esse tipo é chamada de Lâmina de Tampa.



Na Silhouette Cameo a Lamina agora é de Catraca a Lamina fica dentro da parte preta não sendo possível a troca apenas da lamina como na SD. Porém temos 10 niveis de corte, isso melhorou e muito a qualidade dos cortes em papeis com gramaturas mais altas não precisando mais fazer corte duplo na SD nos papeis mais grossos.
o ajuste na numeração da lamina é fácil, basta encaixar a tampa cinza (que tem tambem pregada na maquina perto do suporte de encaixe) de modo que a seta da parte cinza coincida com a linha vermelha da lâmina. Para ir para o numero desejado rode a tampa da catraca. A escolha da numeração é de acordo com o tipo de mídia que vc esta trabalhando e ela é sugerida no software quando voce manda  cortar.



Nesse post tem explicações sobre Configurações de Corte.

 
Vejam que tem 3 tipos mais usados de papel:

Papel de impressão (leve e medio): papeis finos, tipo os que usamos na impressora
Papel padronizado (Leve e medio): geralmente o papel de scrap uma face
Papel cartão (médio e pesado): papel de gramatura mais grossa, cardstock, papel de scrap dupla face.

Os numeros menores expoõ menos a lâmina e são usados para cortar papeis mais finos.
Consequentemente os nuemros mais altos expoe mais a lamina fazendo cortes em papeis mais grossos.
 Já para os outros materiais (vinil, tecido, transparencias, transfer, folha magnética, folha de tatuagem, tecido, etc... as configurações são sugeridos pelo software.

Vale ressaltar que podemos intercambiar o uso das laminas entre as Silhouette SD e Cameo. Ou seja, eu posso usar a lamina da SD na Cameo e vice-versa.

Uma dica para aumentar o tempo util da lamina é separar uma para cada tipo de mídia que voce usa. Por exemplo, tenho uma lamina para tecido, que exige demais do fio, e outra para papel. Do mesmo jeito que separamos nossas tesouras de acordo com o tipo e midia.


Problemas com a lâmina

tem muita gente que no inicio do uso da maquina reclamou muito que a lamina não funcionava bem depois de alguns cortes!!! Eu andei pesquisando muito sobre isso nos ultomos mesmes e até mandei email para o suporte da Silhouette America. 
Eu particularmente não tive porblemas com a minha, mas usá-la de maneira correta conta muito para sua durabilidade. Não use numeros baixos para papeis grossos, assim voce vai forçá-la.
Então vou postar aqui 3 sugestões de soluções:

1 - Limpar a lâmina. Muita gente fala que pequenos pedaços de papel fica preso dentro da lâmina, assim o corte pode ser mau feito. Para limpar use uma agulha de costura ou alfinete para limpar quaisquer pedaços de papel em torno da lâmina.
Mas gente muito cuidado para não estragar a lamina. Eu confesso que nunca precisei fazer isso. Mas a limpeza pode melhorar a qualidade de corte sim. Mas cuidado!


2 - Algumas revendas de maquina tiveram alguns lotes de lamionas com defeito. Se você já tentou limpar sua lâmina e ainda assim ela continua nao cortando direito, voce pode estar com uma lamina com defeito. entre em contato com a loja que vendeu a maquina e veja se eles mandam uma lamina nova.

3. E a ulttima solução é que a lâmina pode estar realmente desgastada. Dependendo do nosso numero de cortes e de projetos a lamina desgasta mais rápido. É dificil prevermos o tempo util de uma lamina pois depende muito da nossa produção. Caso voce faça muiotos projetos tenha sepre uma ou duas laminas de reserva.


Base de Corte

Gente, essa base de corte já deu muito o que falar né. Primeiro acho ela de qualidade bem inferior do que a base da SD, que é bem mais encorpada. Depois como é muito fina tem mais chances de quebrar se não tomarmos cuidado o seu manuseio.
Mas eu uso bastante "meu tapetinho" e ele dura muito sim, principalmente se fizermos limpezas e manutenções periodicas....
Quando começamos a usar a base ela esta nova, sem marca nenhuma e bem pegajosa né!!!
Mas gente, isso dura pouco e logo ela não estará com cola suficiente para segurar o papel. 
Para tirar essa pegajosidade demasiada eu faço corte em cartolinas, aproveitei para cortatr vários arquivos de testese novos projetos, ou "bato" um pano para tirar mais a cola.
nos primeiros cortes é normal a base ficar riscada, sempre riscará, e para evitar rasgar a base, no caso de cortes iguais em grande quantidade eu ja sugeri no Fórum que mudem a posição dos desenhos na base para evitar um mesmo corte várias vezes no mesmo lugar.
E a manutenção da base é super importante para sua durabilidade!

Faço sempre uma limpeza para tirar a poeira e os restinhos de papeis e quando o papel já não esta aderindo muito eu uso cola reposicionavel spray, aquelas colas que vc "spreia" e o papel adere melhor mas não cola definitivamente.
Eu lavo minha base sempre que necessário, lavo com água e sabão. Esfrego o sabão neutro (nada de abrasivos) com uma bucha de cozinha, tome cuidado para não quebrar a base. Penduro e deixo secar, não passo pano, pois a sujeirinha, fiapos que sempre ficam nos panos volta a sujar a base. Depois de lavada e seca a base estará lisinha. Notem que a cola não sai completamente, nunca sairá, mas essa cola não é mais suficiente para segurar o papel na hora do corte, então para que o papel não deslize na hora do corte eu "spreio" uma colinha e deixo secar uns minutinhos antes de usar. Eu uso o Spray da 3M. Cola Reposicionável que cola e descola sem rasgar.


Pocisionamento da Base

Agora gente tem mais uma coisinha sobre a base, ela tem que estar posicionada dentro dos roletes brancos.
Veja que no lado direito da maquina, em frente a barra de rolo, tem uma alavanca azul. Essa alavanca tem que estar posicionada para baixo fazendo contato com as bordas do tapete e fazenco com que ele fique preso. Se a alavanca estiver para cima o tapete não estara preso e dançará na hora do corte.
Esses rolos podem ser posicionados de acordo com o tamanho do tapete que voce estara usando. Portanto caso tenha tapetes da Silhouette SD, tamanho A4, pode usá-lo também na Cameo, basta para isso espaçar adequadamente os roletes brancos para segurar as bordas da placa de corte ou de outras mídas, como o vinil.

Pocisionamento dos roletes para base tamanho 30,5cm x 30,5cm


Posicionamento dos roletes para base tamanho A4 ou vinil tamanho pequeno


Podemos ajustar os roletes, levantando a alavanca e deslizando os mesmos para o local indicado, de acordo com o tamanho da base. 

 Gente, esse post já está muito grande, por enquanto aproveitem as dicas e caso tenham dúvida perguntem aqui pelos comentários.
Logo venho com as outras dicas dos acessórios. ok??
Até breve!
Grice